LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 12 24H2 pode ser obrigatório se você quiser usar o Wi-Fi 7

21 de junho de 2024 8

Recentemente, a Microsoft liberou uma série de documentações pertinentes a implementações que farão suas estreias no Windows 11 24H2, onde trata de diversos pormenores técnicos, de compatibilidade com impressoras até melhorias de apps, mas um detalhe chamou a atenção: a inclusão do protocolo Wi-Fi 7 de conexões sem fio.

Parafraseando o próprio documento, a empresa disse que o novo formato de Wi-Fi fará sua estreia “a partir” do Windows 11 24H2, dando margem à interpretação de que versões anteriores dele não poderão contar com o padrão de conexão. Em termos práticos, você pode ser obrigado a atualizar o sistema para a nova versão – que já vem sendo distribuída em condições bem específicas – se quiser utilizá-lo.

Veja também

Imagem: Microsoft/Reprodução

O Wi-Fi 7 é a evolução do protocolo que rege as conexões sem fio – atualmente, o Brasil usa o Wi-Fi 5, e a sexta geração foi oficialmente aprovada em fevereiro de 2023. Basicamente, a sétima geração oferece inúmeros benefícios, tais como:

  • Velocidades maiores: o Wi-Fi 7 pode chegar a conexões de até 32 gigabits por segundo (Gbps) – quatro vezes mais que a sexta geração – o que acelera downloads, uploads e amplia resoluções de streaming (até 8K)
  • Estabilidade: a sétima geração do Wi-Fi traz mais robustez de sinal, aumentando a sua confiabilidade com menor latência e menos ocorrência de quedas, além de ter uma cobertura ampliada
  • Segurança: o Wi-Fi 7 emprega o formato WPA4 de autenticação, oferecendo mais proteção na navegação e menores riscos à privacidade de usuário

Ao atrelar a sua compatibilidade com o Windows 11 24H2, a Microsoft não explicou o motivo exato dessa obrigação, mas é possível especular questões como tempo de desenvolvimento – o Wi-Fi 7 ainda tem uma penetração bem baixa no mercado – e o volume de dispositivos compatíveis com ele. A atualização do sistema operacional pode estar “dando o tempo” da tecnologia adquirir mais participação no mercado, considerando que, quando isso acontecer, todas as máquinas com Windows já estarão dentro da nova versão.

Vale lembrar que o Windows 11 24H2 tem previsão de lançamento para o início do segundo semestre, embora a Microsoft já o tenha liberado para alguns membros do programa Windows Insider (apenas os que estão equipados com máquinas dentro do Copilot+), fora as builds de teste que estão abertas para download em seus canais oficiais.


8

Comentários

Windows 12 24H2 pode ser obrigatório se você quiser usar o Wi-Fi 7
Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos