Segurança 08 Jul
O Bloco de Notas é um dos editores de texto mais antigos do Windows, estando disponível desde a década de 80. Recentemente, a Microsoft começou a testar com usuários do Windows Insiders nos canais Canary e Dev os recursos de correção automática e verificação ortográfica no Bloco de Notas, e agora, começou a liberar os recursos para todos os usuários do Windows 11.
Esta é a primeira vez que o editor irá destacar as palavras escritas de forma incorreta.
O Bloco de Notas mudou pouco desde o seu lançamento em 1983, mas o editor de texto passou por diversas melhorias nos últimos anos.
No início de 2024, a Microsoft começou a testar um recurso em que o Bloco de Notas destaca as palavras erradas com um sublinhado vermelho. Ao clicar no texto, o editor mostra uma lista de palavras sugeridas, tal como acontece no Word e em outros editores. A empresa também implementou uma correção automática para corrigir os erros de digitação em tempo real. Ao que parece, o feedback dos usuários de teste foi positivo, já que os recursos, que são habilitados automaticamente, estão sendo liberados para todos os usuários de Windows 11.
Assim como a maioria dos editores de texto, o Bloco de Notas permite que você ignore uma certa palavra, incluindo todas as aparições dela em um documento, além de também poder adicioná-la ao dicionário para que ela não apareça mais como um erro.
A Microsoft afirma que o recurso é habilitado por padrão para alguns tipos de arquivos, mas é desativado por padrão em arquivos de log ou arquivos que geralmente são associados a codificação. Os usuários podem mudar essas configurações globalmente no menu do Bloco de Notas ou no menu do arquivo atual.
Ainda que o Bloco de Notas seja um editor muito mais simples, muitos usuários preferem usá-lo por sua simplicidade e funcionalidade, além de ser uma alternativa gratuita perante o Word.
O que você achou das novidades no Bloco de Notas?
Comentários