
Rumores 28 Jun
04 de julho de 2025 0
Em evento realizado nesta semana, a Intel confirmou que as soluções "Jaguar Shores", GPUs da linha Gaudi voltadas para IA, trarão um grande salto em relação à geração anterior ao empregar memórias HBM4, o que as tornaria mais competitivas com as soluções da AMD e NVIDIA. Mais do que isso, a companhia também trouxe detalhes das novas CPUs Xeon "Diamond Rapids", que utilizarão a mais moderna RAM com módulos MRDIMM de 2ª geração para turbinar as velocidades de transferência.
Os anúncios foram feitos na Coreia do Sul na última terça-feira (1), durante o Intel AI Summit, e celebram um fortalecimento da parceria do time azul com a SK Hynix, empresa sul-coreana que figura entre as maiores fornecedoras de memória do mundo. Na ocasião, as companhias revelaram que o próximo acelerador de IA Intel Gaudi, de codinome Jaguar Shores, empregará a nova RAM HBM4.
A novidade é a aposta da gigante de Santa Clara para encarar AMD e NVIDIA, após uma reestruturação que cancelou Falcon Shores, linha ambiciosa que prometia combinar chips de CPU e GPU em um único pacote. O componente será um dos primeiros fabricados na litografia Intel 18A, e tem a missão de conquistar companhias que estejam em busca de alternativas aos preços elevados do time verde, após uma tentativa sem muito sucesso com o modelo de atual geração, o acelerador Gaudi 3.
Utilizar memórias HBM4 colocaria a nova geração no mesmo patamar das recém-anunciadas NVIDIA Rubin, e asseguraria um enorme salto de largura de banda em relação ao Gaudi 3, que utiliza as antigas HBM2e, o que poderia garantir que a novidade tenha fôlego para os modelos de IA mais complexos.
Em paralelo, Intel e SK Hynix também trouxeram novidades sobre os Xeon Diamond Rapids, linha que sucederá os atuais Xeon 6P, mais especificamente a respeito dos módulos de RAM que as CPUs utilizarão — a linha apostará nos MRDIMM de 2ª geração, que prometem turbinar de forma considerável a largura de banda em relação aos MRDIMM originais usados atualmente.
As memórias MRDIMM (Multiplex Rank DIMM) utilizam um controlador adicional para permitir que a comunicação com o processador ocorra em velocidades mais altas às usadas internamente pelo módulo, além de possibilitar o acesso simultâneo de ranks. Com isso, espera-se que as taxas de transferência subam de 8.800 MT/s dos Xeon 6P para 12.800 MT/s sem que haja mudanças na latência, nem aumento considerável no consumo.
Completa os anúncios a informação de que as placas de vídeo Intel Arc ganharão novos modelos voltados para Edge AI (IA na borda), o que significa que as GPUs serão oferecidas em formatos preparados para servidores mais simples, usados em mercados como o de telecomunicações.
Detalhes sobre a ficha técnica de todas os componentes mencionados ainda não foram divulgados, mas espera-se que as novas Arc sejam apresentadas ainda em 2025, enquanto Jaguar Shores e Diamond Rapids estrearão em 2026. Novidades devem ser vazadas nos próximos meses.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários