LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Do Windows CE ao 10 Mobile: 10 momentos que marcaram a vida e morte do SO móvel da Microsoft

09 de outubro de 2017 65

Ontem Joe Belfiore confirmou em uma série de tweets que o Windows 10 Mobile está praticamente morto e que o sistema agora só receberá atualizações de segurança. Segundo ele, o software não receberá mais nenhuma nova função tampouco novos hardwares, uma vez que, esse não é mais o foco da Microsoft. Com isso, a gigante de Redmond admite que perdeu a guerra no mercado de smartphones para Google e Apple.

Assim, restam apenas os sentimentos nostálgicos daqueles que um dia usaram o Windows Phone que posteriormente se transformou no 10 Mobile. Por isso, vamos mostrar aqui os 10 momentos marcantes da plataforma móvel da Microsoft.

1. Pocket PC e Windows Mobile

A Microsoft já atuava no mercado mobile muito antes do Windows Phone 7 ter sido lançado. Em 1996 algumas fabricantes adotavam o Windows CE para alguns dispositivos portáteis.

No entanto, foi o Pocket PC 2000 que fez as coisas realmente decolarem para a empresa. Ele apresentava uma versão móvel do Office e habilitava a sincronização entre dispositivos portáteis e PCs de forma que não era tão fácil antes. Tudo isso antes da Apple apresentar seu primeiro iPhone em 2007.

Também teve muita gente que ficou impressionada com a capacidade de jogar Sonic the Hedgehog em um emulador Sega Mega Drive no O2 XDA IIi. E ninguém se esquece também dos Palm Treo que adotaram o Windows Mobile como opção a partir de 2006, na época muitos usuários desejavam ter um desses.

2. HTC HD2: o queridinho dos hackers

Já no final da era Windows Mobile, a HTC lançou o HTC HD2 que, além de ter uma tela de 4,3 polegadas 480 x 800, teve uma característica que o tornou o queridinho dos harckers. Isso porque era muito fácil fazer modificações de software nele.

Ele veio com o Windows Mobile 6.5, mas também já pode executar posteriormente uma grande quantidade de outros sistemas, incluindo muitas versões do Android. A Modders também já instalou com sucesso nele o Ubuntu, o MeeGo e até mesmo o Windows Phone em anos posteriores.

3. O nascimento do Windows Phone

O Windows Mobile era muito bom para a produtividade, mas as coisas mudaram quando a Microsoft anunciou e lançou sua plataforma dedicada para smartphones, Windows Phone 7 em 2010.

Ele foi lançado em parceria com várias grandes fabricantes, como LG, Samsung e a HTC. A ideia era oferecer uma experiência diferente dos sistemas operacionais da Apple e do Google. O design da tela inicial foi baseado em tiles de tamanhos diferentes em vez de ícones de aplicativos e ofereceu integração com outras ferramentas e sistemas da Microsoft, como o Xbox Live e o Skype, que foi comprado pela empresa em 2011.

A Nokia então juntou-se à Microsoft com o seu primeiro smartphone com Windows Phone, Nokia Lumia 800, que veio junto com o Windows Phone 7.5 Mango que foi a primeira grande atualização da plataforma.

4. O Windows Phone nasce... de novo

Até hoje muita gente acredita que o primeiro grande erro da Microsoft aconteceu no lançamento do Windows Phone 8. Embora apresentasse uma interface parecida com o que já existia anteriormente, que a Microsoft resolveu chamar de "design de Metro", nenhum smartphone com Windows Phone 7 podia atualizar para o novo sistema. Isso deixou muita gente irritada.

Os desenvolvedores ainda poderiam desenvolver aplicativos para o Windows Phone 7, mas muitos escolheram se concentrar no Windows Phone 8, isso tornou o sistema anterior um defunto ambulante.

O Windows Phone 8 trouxe muitas novidades, como a multitarefa, o Xbox Smartglass para controlar o Xbox 360 e, mais tarde, o Xbox One e o suporte ao NFC. Tudo muito legal, mas como a Microsoft virou as costas para os usuários do finado Windows Phone 7, seu sistema acabou perdendo força em relação ao iOS e Android.

5. Smartphones coloridos, a nova cara do sistema

Quando a Nokia começou a lançar aparelhos com Windows Phone, como o Nokia Lumia 800, em 2011, ela trouxe um elemento de design que eventualmente se tornou sinônimo da plataforma: capinhas coloridas.

Agora quando você pensa em um smartphone com Windows, automaticamente você pensa em capinhas de policarbonato em magenta, azul claro, branco e amarelo. Nada disso existia antes do Lumia 800 porque todos os dispositivos com Windows Phone se pareciam com aparelhos que rodavam Android.

6. A Microsoft compra a Nokia

Depois que a maioria dos outros fabricantes parou fabricar smartphones com Windows Phone, deixando apenas a Nokia e OEMs menores que ainda apoiavam a plataforma, a Microsoft decidiu comprar o braço móvel da empresa finlandesa para criar seus próprios dispositivos.

A Microsoft desembolsou US$ 7.2 bilhões pela divisão de smartphones da Nokia, além das patentes relevantes da empresa, em 2014. O acordo ainda incluiu a licença para usar o nome da Nokia na linha Lumia, embora a empresa tenha parado de usar o nome da finlandesa um ano depois, em 2015. Com isso, a Microsoft começou a usar o próprio nome nos smartphones

O último aparelho com a marca Nokia foi o Nokia Lumia 735, enquanto o primeiro aparelho da Microsoft era um dispositivo de entrada, o Microsoft Lumia 535.

7. Carregamento sem fio

Embora muitos tenham adotado o carregamento sem fio Qi em seus smartphones algum tempo depois, o Nokia Lumia 920 é amplamente considerado como o primeiro smartphone a ter essa tecnologia. Para quem não lembra, a Apple finalmente lançou os iPhone 8, 8 Plus e iPhone X com carregamento sem fio neste ano, mas vale lembrar que o Lumia 920 foi lançado em 2012.

8. Nokia Lumia 1020

Quem nunca desejou um desses? O Nokia Lumia 1020 mexeu com muita gente em seu lançamento em 2013. Ele não só apresentava conectividade LTE (4G) e display AMOLED de 4,5 polegadas, mas ainda tinha uma câmera de 41 megapixels na parte traseira.

Vale lembrar que o Nokia 808 PureView também tinha uma câmera de 41 megapixels antes, mas isso era no sistema operacional Symbian e, portanto, nessa época o sistema já não era tão relevante quanto antes. Ele também apresentava excelente desempenho em baixa luz, algo que era bem raro na época.

9. Windows 10 Mobile: o sistema renasce mais uma vez

E o sistema teve mais um renascimento. Com o lançamento do Windows 10 para PC, a Microsoft tomou a decisão ousada de mudar, mais uma vez, o sistema operacional de smartphones para uma compilação totalmente nova. Desta vez, ele deveria ser baseado na mesma arquitetura do sistema de desktop, laptop e tablet. Com isso, a intenção era que o sistema operacional reconhecesse o tipo de dispositivo em que foi instalado e se ajustasse automaticamente.

A ideia era muito boa porque iria unir todas as versões diferentes do Windows e oferecer uma sincronia perfeita. Também incentivaria os desenvolvedores de apps a criar aplicativos que funcionassem em vários dispositivos ao mesmo tempo, isso seria uma maneira de contornar a falta de aplicativos no Windows Phone 8. Mas as coisas não funcionaram muito bem. Ainda mais porque alguns smartphones que antes seriam atualizados para o sistema, mais uma vez, acabaram sendo deixados para trás.

10. Joe Belfiore coloca os pregos no caixão

Ontem dois tweets de Joe Belfiore confirmaram aquilo que muita gente já espiculava, o Windows Phone/Mobile está morto, só não enterraram ainda. Segundo ele

nós [da Microsoft] tentamos MUITO incentivar desenvolvedores de aplicativos. Pagamos dinheiro... Escrevemos os aplicativos para eles... Mas o volume de usuários [do sistema operacional] é muito baixo para a maioria das companhias investirem :(

A Microsoft continuará a oferecer suporte aos smartphones com Windows 10 existentes, mas com apenas algumas correções de erros e updates de segurança. Não há planos para lançar uma nova versão do software ou qualquer aparelho novo. Acabou!

É triste ver um sistema tão promissor morrer assim, mas a Microsoft resolveu mudar o foco para a categoria mobile. A todos os fãs da plataforma e as viúvas do sistema, só resta uma opção: mudar de plataforma.


65

Comentários

Do Windows CE ao 10 Mobile: 10 momentos que marcaram a vida e morte do SO móvel da Microsoft
  • Microsoft releases Windows 10 Fall Creators Update Build 15254.1 for Mobile
    0
    by Pradeep
    Oct 12, 2017 at 2:38 GMT
    Microsoft today announced the release of Windows 10 Insider Build 15254.1 for Mobile devices to Windows Insiders in the Fast and Slow rings. This build will be the release candidate for the Windows 10 Fall Creators Update for Mobile. Microsoft mentioned that Windows 10 Build 15254.1 will include all the fixes from Build 15252 and KB4041676 cumulative update. Windows 10 Fall Creators Update will include several new features for the enterprise including the below listed ones.Two factor Authentication: We are excited to announce that we%u2019ve introduced a two factor authentication unlock mechanism for Windows 10 Mobile. With two factor unlock, an enterprise can enforce an additional security layer to their sensitive data via an MDM policy. Once two factor unlock is enabled, a phone user will have to enter a numeric pin followed by an enterprise-defined factor to unlock the phone. An example of an enterprise-defined factor is a companion device such as an NFC tag which can be used to unlock a phone using our Companion Device Framework sample app and documentation.AppLocker Improvements: A number of customers have provided feedback on the warning prompts for apps that are blocked by enterprise policies. We%u2019ve improved the UX and updated the MDM SyncML scripts associated with the policies. Application restrictions can be configured by either the ApplicationManagement CSP or AppLocker CSP.VPN Improvements: In the modern corporate workplace, mobility is mainstream and secure access to corporate data via VPN has become the norm. We are bringing a range of improvements and features that enhance the reliability of VPN on Windows 10 Mobile. The key updates to our VPN capability areLots of reliability improvements for VPN connectivity in Windows 10 Mobile.IKEv2 Sleep and Power Enhancements.VPN completes all pending actions before sleep and disconnects.Automatic reconnection on resume.Force tunneled improvements for UWP platform.Proxy improvements for UWP VPN profile.Enabling MMS usage when VPN is connected.Microsoft recently announced that they will not be adding new features to Windows 10 Mobile in the future. But they will deliver bug fixes, security updates, etc. You can read about it....

    • Muito boa matéria com um comentário final desnecessário. "so resta mudar". Mas não drogaria menos deste site e é por isto que so passo de vez em quando, só para ver como continua com a mesma estratégia baixa de jornaleco de esquina.

        • O povo burro já começou a comentar merda. Mal sabem que Windows 10 como um todo esta sendo adaptado para todas as telas. Nisso, o Mobile sempre teve seus dias contados e não é por isso que a Microsoft vai deixar de gastar bilhões como fez. Bem disse Nadella que se preciso ele mantem todos os apps que quiser para sustentar o Windows em todas as telas. Agora me admira muito mais uma matéria manipulada e mentirosa falar de MORTE quando na verdade ESTA HAVENDO APENAS UMA MUDANÇA. QUANDO NADELLA VIR COM O WINDOWS MOBILE ARM 64 CHUPEM ESSA MANGA que quero ver tal de Google ou Apple querer sabotar o Windows kkkk²
          Ei fanboys do iOS, iPhones usam Bing e os americanos em praticamente 100% dos casos também. Há, a Siri usa o Bing sempre kkkkk²
          Google e seu Android, Microsoft tem na Play Store todos os seus apps. Desculpa AI USU QUE PREFEREM O WORD DO QUD AQUELA MERDINHA DE APP QUE A GOOGLE OFERECE KKKKKK²

            • Carta, não perde tempo com este pessoal daqui não, tem duzentos sites melhores de tecnologia e sistemas que pontuam uma noticia sem manipular a opinião das pessoas. Sai fora que será o melhor que vc faz. Aqui é tudo android. Perde tempo não. Site comprado. Nem disqus utilizam. Tem coisa muito melhor la fora. Abraços.

            • Tristeza... Usei Android em todos os smartphones que tive, mas eu sempre gostei muito do Windows Phone (principalmente o 8.1). Sua interface minimalista combinava muito com as capinhas coloridas dos smartphones. Desejei muito o recurso de mover apps nativamente para o Micro SD (que só chegou no Android 6.0). Bom, agora é bola pra frente e torcer que a Microsoft entre novamente no mercado mobile como uma concorrente de peso para o Android e iOS, porque falta de concorrencia nunca é bom.

                • Não sei pq os usuários de ios e android criticam tanto e zombam disso. Agora todos esqueceram que o Windows Phone foi pioneiro em muitos aspectos mobile, que posteriormente as outras plataformas apenas copiaram. O próprio carregando sem fio, que recém nos iphones atuais chegou, já tinha no Lumia 920. Maximo respeito a essa plataforma. Uma pena a microsoft abandonar a plataforma

                  • Saudades daquele tempo em que uma matéria dessas gerava uma treta de mais de 2 mil comentários kkkk kkkk

                    • Kk uma piada o Windows já é uma bosta no pc imagina no celular.... ainda bem que nunca comprei algo assim rs atualmente uso iOS, mais sinto falta da facilidade do androide (o qual usei por anos ) nenhum sistema é perfeito cada um tem seus prós e contras resta você escolher o melhor para você e seu dia a dia

                        • Advogados, Fans, Entusiastas.. Aonde estão Vocês agora?

                          • Agora é estourar a pipoca e assistir o choro das viúvas, o ranger dos órfãos, a criança chorando e a mãe não ouvindo kkkkkk. O corpo já estava apodrecendo de tanto tempo que estava sendo velado. Já estava mais do que na hora de enterrar esse defunto. Só sobrou a meia dúzia de viúva chorando no caixão...
                            Chora, mulambada!

                            • A todos os fãs da plataforma e as viúvas do sistema, só resta uma opção: mudar de plataforma. "viúvas" KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK tc zuero

                                • Oi e é realmente complicado. MS tinha todos cenários possíveis ao seu favor e foi justamente o pior deles a ser escolhido.

                                  Tem gente que tenta fazer um controle de dano colocando a Google com parte de um pivo de derrotas da MS.
                                  A culpa é só dá MS mesmo. Aceitem.

                                  • Deveria continuar sendo desenvolvido por pessoas que amam o sistema!

                                    • AFF que merda!

                                        • o que ferrou foi o sistema em si, porque smartphones bons estavam sendo feitos. eles tinham que ter feito um novo windows mobile literalmente do 0, mais customizável, o que ia interessar mais as desenvolvedoras

                                          • Uma pena. Como fã nato, tive mais de 10 modelos diferentes, do Lumia 800 ao Lumia 950 XL...e ainda mesmo depois de tudo não encontrei no IOS ou no Android tanta afinidade. Espero que chegue um Windows 10 no famigerado Surface Phone e renove minhas esperanças em um dia voltar a ser feliz com um smartphone.
                                            Detalhe: Fui pro Iphone e também pro Android em menos de um mês. Fiquei no Android, pela liberdade de customização do sistema.
                                            #RIPWindowsMobile

                                              • #RIPWindowsMobile. Também gosto do sistema. Tenho até muitos apps. Mas aplicativos que a própria Microsoft não atualiza. Então porque os devs iriam atualizar os delas. O fracasso foi erro da Microsoft e lamento ter que mudar para outro sistema. Mas vida que segue. Parem de chorar pelo morto. Bola pra frente.

                                                • Oba! Adoro esses compilados.
                                                  Bate aquela nostalgia. Afinal, passei por todas as fases.
                                                  Infelizmente, não consegui derrotar o chefão final...
                                                  Vou tomar um banho, jantar e volto.

                                                  • Descanse em paz.

                                                      • Como uma emresa gigante como essa ppde fazer tabtas cagadas assim? Impressionante se não fosse as cagadas talvez teria ai uns 20% de participação mundial.

                                                        • Tinha tudo pra dar certo no ini

                                                          • Windows Mobile tem 0% de participaçao,como iria sobreviver?

                                                              • Morreu poque tinha que morrer ponto final

                                                                  • Que história de derrotas e fracassos. Janelas Phone loser total.

                                                                      • A culpa é todinha da Microsoft, estava esperando os 950 para trocar o meu primeiro Lumia ( 640 LX ), mas aí levei um balde de água fria, quando ela anunciou que seria restrito à alguns países, não só eu mas todos os usuários

                                                                          • Foi por isso que eu embarguei no sistema, oferecia ótimas câmeras com telas muito boa, e nfc até no finado lumia 720 que já apresentava nfc e carregamento sem fio, coisa que estava apenas nos tops, mostrando que desempenho bom e câmera boa não precisa estar apenas em tops, como sempre a falta de apps, sempre foi o ponto fraco, e o boicote da google ajudaram a pregar a tampa do caixão, um sistema seguro, fácil que tinha muito pra crescer.

                                                                            • Demorou mas morreu, Deus existe...

                                                                              • Olhando essa história, bate até uma tristeza pela morte do SO, nas a Síria não pode parar rsrs

                                                                                • E oa profetas do surface? Que isso, quanta heresia kkkk

                                                                                  LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                  Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar