LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Empresa de segurança digital identifica esquemas para mineração de criptomoedas

03 de janeiro de 2018 4

A Kaspersky Lab descobriu um esquema de fraude que espalhou de forma secreta um software de mineração em PCs de usuários, através de programas piratas utilizados tanto no trabalho quanto no lazer, como editores de fotos e texto. Segundo os pesquisadores da empresa, os computadores foram usados para a criação de criptomoedas, e os lucros eram direcionados aos criminosos.

A crescente nos casos de cibercriminosos seria motivada pela agitação no mercado de moedas criptografadas. Vale recordar que, apesar de uma desvalorização recente, o Bitcoin – principal exemplo de criptomoeda da atualidade – chegou a bater a marca de US$ 15 mil no final do ano.

Imagem: Reprodução

Os especialistas identificaram que diversos sites idênticos ofereciam o download de software pirata gratuito, inclusive de programas e aplicativos conhecidos. Para ganharem a confiança dos usuários, os criminosos usam nomes de domínio parecidos aos reais. Após baixar um software, o internauta recebe um arquivo comprimido no qual também há um programa de mineração. Ele é instalado de maneira automática junto com o programa desejado e vem acompanhado por arquivos de texto com informações de inicialização, como endereços de carteiras e pools de mineração.

“Embora não seja considerado malicioso, o software de mineração reduz o desempenho do sistema do dispositivo, o que inevitavelmente afeta a experiência geral do usuário. Ele também aumenta a conta de energia elétrica da vítima; não é um efeito tão importante do esquema de fraude, mas, mesmo assim, é desagradável”, explica Alexander Kolesnikov, analista de malware da Kaspersky Lab. “Claro, algumas pessoas podem não se importar de saber que desconhecidos estão enriquecendo às suas custas, mas recomendamos que os usuários resistam, pois mesmo não sendo realizadas usando software malicioso padrão, essas atividades são fraude.”

Depois de instalados, os mineradores iniciam seu funcionamento silenciosamente no PC da vítima e geram dinheiro criptografado aos criminosos. Alguns deles continham um recurso especial para alterar remotamente o número da carteira, o pool ou o minerador. Ou seja, os cibercriminosos poderiam escolher outro destino para as criptomoedas a qualquer hora.

Como evitar

Para prevenir que seu PC vire uma fonte de mineração de moedas criptografadas a terceiros, a Kasperky Lab recomenda que os usuários baixem somente programas legítimos e de fontes comprovadas. A empresa ainda sugere a instalação de uma solução de segurança confiável, a fim de proteger o computador de todas as ameaças possíveis, inclusive de softwares mineradores maliciosos.


4

Comentários

Empresa de segurança digital identifica esquemas para mineração de criptomoedas

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar