LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft exige remoção do nome Windows de apps publicados na Microsoft Store

11 de fevereiro de 2018 37

A Microsoft Store não conseguiu atrair tantos desenvolvedores e atingir um número de publicações tão alto quanto a App Sotre ou a Google Play Store, e a companhia de Redmond parece se esforçar para que isso continue assim.

Desenvolvedores relataram ter recebido emails da dona do Windows exigindo que removessem aplicativos que contenham o nome do sistema em seus próprios nomes. A justificativa é judicialmente legal (copyrights), mas não faz sentido, uma vez que o app está lá justamente para rodar no Windows.

E é estranho que desenvolvedores que mantinham seus apps na loja há pelo menos seis anos estão recebendo agora essa notificação. O site Windows Area.de e também o DrWindows disseram ter recebido o pedido, ambos com seus apps disponíveis desde 2012. Mas só agora a Microsoft se incomodou com o uso do nome Windows no nome da aplicação.

Mas ainda não chegamos à totalidade da bizarrice da questão. Os dois desenvolvedores mencionados receberam o email de notificação neste sábado (10), com 1 dia de prazo para modificar seus apps da loja. Desnecessário dizer que é uma tarefa praticamente impossível. Assim, os apps provavelmente serão deletados pela própria Microsoft.

Ações desencontradas

O pedido de remoção do nome Windows desses aplicativos - alemães, nos dois casos citados - foi feito pelo time jurídico da Microsoft dos Estados Unidos. E tem uma terceira parte curiosa a ser citada: o email com a notificação foi enviado com o nome da loja errado.


Para quem não se lembra, a Windows Store deixou de existir há algum tempo, passando a ser chamar Microsoft Store, tanto para os aplicativos, como para o hardware vendido pela companhia. Legalmente, seria possível entrar com uma contestação alegando ser impossível atender ao pedido da empresa por não existir nenhuma Windows Store.

De acordo com o site alemão Born's Tech, enquanto a equipe jurídica da Microsoft EUA ameaça os aplicativos citados de remoção, a filial alemã mantém uma parceria com os desenvolvedores, mantendo até uma comunidade para o Dr. Windows.

De qualquer forma, como apontou o site MicrosoftPowerUser, quem sai perdendo é o fã da Microsoft, que confia na loja para instalar os apps em seu computador e se mantém fiel à marca. "Esperamos que os advogados da Microsoft prestem mais atenção ao todo no futuro", conclui a publicação.

E você, concorda? Ou acha que lei é lei e deve ser seguida à risca, não importam as consequências? Conta pra gente aí no campo de comentários.


37

Comentários

Microsoft exige remoção do nome Windows de apps publicados na Microsoft Store
  • Que patético.

      • Microsoft provando q está perdida no tempo e no espaço

          • "Microsoft provando q está perdida no tempo e no espaço" de novo essa história? Mais de 20 anos que dizem isso é até hoje ela só vem lucrando.

            • Microsoft: uma empresa perdida em si mesma. Sobrevive e até lucra em função de um hábito de uso do Windows em PC e com a ajuda do Xbox, mas isso vai mudando aos poucos e o futuro tende a ser devastador. Desrespeito total aos usuários tem sido a sua marca desde que se meteu na área mobile.

              • Que atrapalhada essa da Microsoft?
                E a gente acredita que é tudo muito organizado lá dentro.
                Agora, imagina...
                Tem vários sites que tem aplicativos lá e tem Windows no nome. São dezenas deles.
                O cara faz um aplicativo Dr. Windows. Ele vai colocar o que então?
                Espero que tenha sido algum engano.

                  • Ainda existe a Ruindows Store?

                    • O povo aqui é exagerado demais. Dizer que essa ação mina o desenvolvimento de apps para loja é piada. O que foi feito, e o qualquer uma empresa pode fazer, é pedir pela alteração do nome dos apps, que, no caso, fazem menção direta ao Windows, o SO da Microsoft. Porém, a ação realizada foi mal feita, pelo tempo dado para alteração (um dia só) e não levar em consideração que há apps, como dos sites citados acima, na qual a menção é "obrigatória" e não trazem prejuízo direto ao Windows.

                      Quanto ao nome errado da loja, pode ser porque a ação tenha se iniciado antes da mudança. Pode ser.

                      "mas não faz sentido, uma vez que o app está lá justamente para rodar no Windows."
                      Nada com nada essa frase. Apenas para indicar a todo custo que a ação está errada.


                      "E é estranho que desenvolvedores que mantinham seus apps na loja há pelo menos seis anos estão recebendo agora essa notificação"
                      Não é estranho, apenas tão dando bola para isso agora. Até parece que todas as ações tomadas pela Apple e Google em suas respectivas lojas não mudaram de tempos em tempos.

                        • Ué? Fanboy detected? Desde o Windows 8 que xisto a Loja (ele é de 2011). Quanto tempo mais precisaremos para apps serem desenvolvidos para o Windows? Ainda mais sofrendo restrições? Me lembra a época do Sega Saturn e do PlayStation. A mesma ideologia um faz restrições e a outra libera o desenvolvimento fácil.

                            • Modo errado de acertar as coisas, a Microsoft deveria fazer algo para trazer desenvolvedores para sua loja e assim recheala de apps e não tomar essa decisão ridícula.

                                • Incentivos não faltam.
                                  Os desenvolvedores, porém, não colaboram.

                                    • Q incentivo a Microsoft da? Só vejo incentivo intelectual, mas incentivo financeiro eles não dão, e pior ainda fazem essa besteira q pode tirar vários aplicativos da loja, o único mesmo app bom q eles trouxeram foi o Instagram, fora isso não tem.

                                    • Eu fico imaginando se a Google fizesse isso com os apps da Play Store... Seriam milhares de apps com o nome Android sendo retirados e iriam acabar com a Loja. Já a Loja da Microsoft... Bem. Isso é bom. Vejam pelos lo lado positivo: menos gente vai querer utilizar ainda mais. Bom para acabar a com o Market share dessa empresa de filhos da puta que acaba aram com o ótimo Windows Phone.

                                        • Google tá pouco se lixando pro consumidor... loja cheio de apps maliciosos, Chrome usando CPU para minerar bitcoin, promessas que vai ser mais rígida com os parceiros OEM e et.

                                            • Esse povo é babão da Google. Fica com raivinha da MS porque acabou com o WP. Mas quando existia ficava bravinho também. São haters. Tem causa nenhuma, tudo é ruim vindo da MS.

                                            • Estão querendo proibir o nome "janelas"? É isso?

                                              • Essa lojinha fajuta quase não tem aplicativos e o que resta estão retirando. É de rir kkkkkkk

                                                  • Estão retirando porque são Silverlight, ou você gosta do antigo, do legado?

                                                      • "Essa lojinha fajuta quase não tem aplicativos e o que resta estão retirando" Correto é manter os antigos Silverlight App´s e dar prioridade ao legado pois o retorno será melhor? O Engraçado é que apenas os Silverlight App´s estão sendo retirados pelos desenvolvedores ou você tem provas que os UWP também estão? Só pode criança comentando pra vir querer pagar de programadora!

                                                          • "Essa lojinha fajuta quase não tem aplicativos e o que resta estão retirando" Correto é manter os antigos Silverlight App´s e dar prioridade ao legado pois o retorno será melhor? O Engraçado é que apenas os Silverlight App´s estão sendo retirados pelos desenvolvedores ou você tem provas que os UWP também estão? Só pode criança comentando pra vir querer pagar de programadora!

                                                              • para smartphones ne, pq para pcs ela ate que ta crescendo bem(não e la essas coisas mas da para o gasto)

                                                                • Continua sempre mencionando que a loja não atraiu desenvolvedores como a loja do IOS e Android, questão de tempo Tudo Celular, vocês também continuam com a propaganda para atrair novos funcionários e não conseguiram, o Windows 10 já ultrapassou o Windows 7, com o tempo isso vai mudar.

                                                                  LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                  Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar