LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cuidado com a clonagem! Vírus contamina máquinas de cartão de crédito no Brasil

13 de março de 2018 3

Quem pensava que apenas smartphones e PCs podiam ser vítimas de vírus, pense novamente: as maquinetas de cartão (que tem sido usadas em assaltos) também estão vulneráveis!

Uma descoberta recente divulgada pelo grupo nacional do Kaspersky Lab revelou algo muito perigoso que espalha-se não só em nosso país, como também no resto do mundo.

Trata-se de um vírus derivado do malware Prilex (descoberto em 2014), que consegue infectar o sistema de máquinas de cartão de crédito, roubando informações dos clientes.

Os dados retidos pela ameaça podem ser usados para clonagem de cartões e compras em lojas (tanto físicas quanto on-line).

Uma das características do Prilex era que ele "enlouquecia" os caixas eletrônicos e os fazia "cuspir dinheiro" – algo chamado de jackpotting.

Em sua versão modificada, o malware ataca máquinas de venda, multiplicando-se através de mensagens SMS ou e-maills através de um link.

A infecção ocorre imediatamente após a instalação, quando um script remoto altera as configurações das maquinetas, transformando-as em máquinas de clonagem.

Todas as informações são enviadas para servidores, que as guardam e gerenciam até que possam ser utilizadas pelos cibercriminosos.

Como se prevenir?

Além dos com tarja magnética, té mesmo em cartões que utilizam chips e PIN para autenticação são afetados pelo vírus, vendo que os próprios chips funcionam como uma memória flash (e até são capazes de rodar apps quando em contato com terminais de acesso), por isso, é bom tomar algumas precauções:

  • Analise seu histórico de compras: fique atento a tudo que você tem comprado configurando notificações via SMS ou no app de seu cartão de crédito. Ao notar algo suspeito, ligue para o banco e confira do que se trata.
  • Prefira pagar com Android Pay ou Apple Pay: as tecnologias de pagamentos móveis estão imunes (por enquanto) à essa ameaça.
  • Separe seus cartões de crédito: caso você tenha mais de um cartão, utilize o de limite mais baixo para operações que podem ser mais arriscadas como, por exemplo, compras on-line ou pagamentos na maquineta em lugares pouco conhecidos.
  • Cuidado com os e-mails e SMS: evite abrir anexos desconhecidos em seu PC (especialmente se você for vendedor ou comerciante)

3

Comentários

Cuidado com a clonagem! Vírus contamina máquinas de cartão de crédito no Brasil
  • O vírus entra nos app dos bancos ! na minha opinião os smartphones são os mais vuneráveis a golpes por parte dos cibercriminosos

      • As operadoras de cartão investem muito em segurança. É uma eterna disputa entre o bem e o mal, ou, entre os que trabalham e fazem esses país crescer VS vagabundos. Esses ladrões poderiam utilizar essa inteligência toda para o bem e ajudar os que precisam mundo afora, como os que sofrem com guerras, fome... Vejamos o exemplo do estudante que levou luz solar para cidades longínquas...

          • MEUS DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO VAZARAM após eu pagar a taxa de importação pelo sistema dos correios, vejam que sistema seguro...

            torraram todo meu limite agora estou sem cartão e lutando para cancelar as compras feitas.

              Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar

              Melhores smartphones dual-SIM | Guia do TudoCelular

              Vai importar smartphone? Saiba se o celular funciona no Brasil antes de comprar

              Galaxy S7, S6, iPhone SE, Lumia 950 e Xperia XA | Comparativo de câmeras do TudoCelular