LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lançado com várias melhorias, Google Chrome 91 está 23% mais rápido e economiza energia de CPUs

28 de maio de 2021 13

Atualização (28/05/2021) por LL

Com o lançamento do Chrome 91, o Google introduziu uma série de mudanças no navegador, que havia chegado à versão 90 pouco tempo antes. Dentre as principais melhorias estavam a inclusão de formas de controle reformuladas, suporte a modo desktop padrão para telas grandes e aprimoramentos no Sistema de Acesso de Arquivos.

Mas a atualização também trouxe reparos essenciais para a performance do navegador, tão importantes que impactaram significativamente a rapidez do Chrome 91 e uso de energia de CPUs, de acordo com o Administrador de Produtos do Chrome, Thomas Nattestad:

[O Chrome 91] agora está 23% mais rápido com o lançamento de um novo compilador Sparkplug e chamadas curtas, economizando mais de 17 anos do tempo de CPU de nossos usuários a cada dia!

O Sparkplug é um novo compilador JavaScript que preenche a lacuna entre a necessidade de começar a executar rapidamente e a otimização do código para obter o máximo desempenho. Já as chamadas de construção curtas otimizam a memória onde códigos gerados são colocados, evitando saltos indiretos ao chamar funções.

O Chrome 90 foi lançado há cerca de um mês, com suporte para as novas APIs de Realidade aumentada e encoder AV1, junto com outras coisas. Hoje, o Chrome 91 chegou aos usuários, trazendo melhorias como uma API do Sistema de Acesso de Arquivos mais eficiente e suporte para a transferência automática de senhas únicas (OTP) por SMS para iframes cross-origin na web.

A API WebOTP API foi melhorada para oferecer suporte à transferência de OTPs de SMS para iframes cross-origins. O Google afirma que esse pedido veio de diversos desenvolvedores, incluindo Shopify e iCloud, que estão interessados em usar essa ferramenta em seus próprios serviços.

Similarmente, a API de Sistema de Acesso de Arquivos está sendo melhorada para ficar mais amigável ao usuário. O objetivo é permitir que os sites forneçam sugestões sobre o nome do arquivo e seu local de armazenamento quando estiver sendo salvo ou carregado.

O Chrome 91 também permite que os usuários colem arquivos guardados na área de transferência, ao invés de precisar arrastá-los da pasta de origem.

Assim como a porta 554 foi bloqueada para conexões de servidor HTTP, HTTPS e FTP, no Chrome 90, a porta 10080 agora será bloqueada pelo mesmo motivo, que está mitigando o ataque NAT Slipstream 2.0 attack. Enquanto isso, o suporte para os pedidos WebSocket seguro através de conexões HTTP/2 foi implementado.

A nova versão do Chrome também introduz novas APIs para que os desenvolvedores façam a migração de seus apps para a web enquanto mantém suas respectivas funcionalidades.

A altamente pedida regra CSS @counter-style finalmente foi introduzida, permitindo a especificação e o uso de contra estilos na lista de marcadores e contra CSS. Além disso, os módulos JSON agora são suportados pelo navegador, permitindo que os desenvolvedores importem JSON estáticos ao invés de se apoiar na função fetch(), que o recupera dinamicamente. De acordo com a sintaxe Import Assertions, ela também está presente agora, permitindo que mais informações sejam passadas para a declaração de importação.

Em termos de alinhamento com os padrões de web estabelecidos, a maioria dos navegadores não respeita o atributo de mídia para o link [rel="icon"], mesmo com as especificações HTML dizendo que eles deveriam. O Chrome 91 irá respeitar esse atributo conforme as especificações documentadas avançam. O navegador também irá conter um aviso que permite que os desenvolvedores utilizem blocos iniciadores estáticos clássicos. Futuramente, ele irá habilitar a capacidade de testar a presença de campos privados em um objeto.

Embora a grande parte das mudanças não seja visível, sites com formulários receberam uma versão redesenhada, como parte da proposta feita pela Microsoft em seu navegador Edge baseado no Chromium.

Chrome 90/Chrome 91

Curiosamente, o Chrome 91 também pode acelerar aplicações WebAssembly em termos de performance utilizem uma única instrução, de dados múltiplos (SIMD), que habilita um paralelo de nível de dados. Adicionalmente, o navegador irá contar com interface de protocolo WebTransport, que suporta uma API client-server para transferências de dados seguras multiplexed. o Chrome 91 também habilita os módulos ES em trabalhadores de serviço.

Os desenvolvedores agora terão a capacidade de habilitar ou desabilitar a taxa adaptativa de pacote quanto streamarem áudio, ou vídeo de suas aplicações, para melhorar a interoperabilidade. Alguns eventos JS incomuns estão sendo removidos do Chrome, com os Imput Events sendo recomendados como alternativa. Outra melhoria para os desenvolvedores é a exposição da API GravitySensor AP, que afeta os eixos x, y e z. Embora os consumidores e desenvolvedores possam usar leituras de outros sensores como o Acelerômetro para conseguir leituras razoavelmente precisas, a Google acredita que essa API será computacionalmente mais barata e oferecerá valores mais precisos.

Caso seu navegador ainda não esteja atualizado, vá até: Ajuda > Sobre o Google Chrome e atualize! O vindouro Chrome 92 já está em testes no Canal de desenvolvedores e deve ter uma beta lançada em 3 de junho, com lançamento oficial previsto para 20 de junho.

Gostou das novidades?

Chrome

Desenvolvedor: Google LLC

Grátis

Tamanho: Variável


13

Comentários

Lançado com várias melhorias, Google Chrome 91 está 23% mais rápido e economiza energia de CPUs

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar