
15 Maio 2015
Todos sabemos que quando lidamos com produtos comercializados na casa dos milhões, alguns problemas com certeza irão acontecer. Entre os problemas que mais chamam atenção temos a famosa combustão de smartphones, onde o aparelho pega fogo sem qualquer sinal prévio além do rápido aquecimento.
Foi justamente um problema como esse que o leitor Fabricio Amadori relatou ao TudoCelular.com. Ele deixou seu Lumia 920 carregando durante a noite, como é de costume com a maioria dos usuários. Porém, ao acordar, teve uma surpresa bastante chata.
Ao ir tirar o aparelho do carregador, percebeu que o mesmo estava grudado, tendo ficado a entrada microUSB completamente derretida. O aparelho continua funcionando e sendo possível o carregamento, porém, conforme Fabricio comenta:
O problema agora é confiar em um celular que pega fogo. Uma hora dessas do jeito que está, até meu apartamento pode pegar fogo ou o aparelho explodir na minha mão.
Nas imagens abaixo, vocês podem conferir como o aparelho ficou após o acontecido. Vemos que o dano foi localizado, porém, poderia facilmente ter ocasionado problemas muito maiores, conforme a preocupação de Fabricio.
Após algumas tentativas, ele conseguiu entrar em contato com a Nokia, que informou ser inviável alguma solução sendo que a garantia acabou há 2 meses atrás. Sendo assim, devemos nos perguntar: Será que mesmo após o fim da garantia, problemas excepcionais como esse não continuam sendo responsabilidade da fabricante?
Não que eu não tenha gostado do celular. Gostei bastante. Inclusive desenvolvo aplicativos e jogos para ele. Mas infelizmente vou voltar para o Android já que nunca tinha algum aparelho com problema parecido. Um celular que custou 1600 reais não poderia ter um fim assim.
Diversas pessoas pelo mundo foram vítimas desse infeliz problema, que inclusive já ocasionou fatalidades. Um dos casos mais recentes foi de um avião que foi evacuado após um iPhone 5 ficar em chamas e de um OnePlus one que causou um acidente grave após pegar fogo no bolso do usuário.
Outra marca que pela enorme quantidade de aparelhos vendidos está sendo sempre alvo desse tipo de problema é a Samsung. Talvez o caso mais famoso tenha sido o de um usuário que teve o mesmo problema que Fabricio. Ele postou um vídeo no YouTube detalhando o acontecido, tendo recebido rapidamente mais de 100 mil visualizações.
A Samsung então enviou um carta ao seu cliente afirmando que trocariam o aparelho, mas somente se ele tirasse o vídeo do ar. Não aceitando, o usuário postou mais um vídeo comentando a chantagem. Dessa vez, o vídeo viralizou pelo mundo todo em poucas horas.
Ironicamente, na época desse acontecimento a Nokia ofereceu publicamente pelo Twitter um Lumia de presente ao usuário.
#Atualização: A Nokia entrou em contato com Fabricio e trocou o Lumia 920 queimado por um Lumia 930 novo.
Comentários