LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hoje é aniversário de 20 anos do Windows 95 - O que mudou desde então?

24 de agosto de 2015 7

Há exatos 20 anos era lançado o Windows 95, e a Microsoft publicou um post contando um pouco a história. Naquela época, a internet estava apenas começando a ser disponibilizada para os usuários comuns, junto com outras tecnologias que hoje são parte da nostalgia das pessoas que testemunharam os avanços daqueles anos. CD-ROM e drives de disquetes ainda eram o que havia de melhor para os desktops.

O Windows 10 foi lançado há pouco tempo, com muitas novidades e recursos interessantes, que prometem trazer algumas mudanças no mercado, bem como outras companhias tem feito ao longo desses anos. Ainda assim, após essa dupla de décadas, a Microsoft ainda mantém muitas das mesmas características do velho Windows 95.

Bill Gates anunciava o Windows 95, no dia 24 de agosto de 1995

EM 1995, o lançamento do Windows 95 trouxe tantas novidades que fez dele o produto mais importante do sistema operacional desde o seu início, em 1985. Ele trouxe, por exemplo,o suporte para computação de 32-bit para o PC, e a sua interface de usuário foi uma grande mudança, sendo que o botão do menu Iniciar permitiu que os usuários acessassem rapidamente os programas.

20 anos depois, a empresa ainda o utiliza no Windows 10, e o criador do recurso acha isso um pouco decepcionante. Mas não podemos deixar de destacar que a reação dos usuários quando a empresa excluiu o botão no Windows 8 foi tão negativa que a Microsoft decidiu voltar atrás.

Interface do Windows 95 já tinha elementos utilizados até hoje

O Windows 10 também ainda usa coisas como a barra de tarefas, a lixeira, e mais elementos que foram introduzidos no Windows 95. Embora a interface do usuário "Moderna", que foi lançada pela primeira vez no Windows 8 em 2012 ainda exista no Windows 10, é claro que a companhia quer que os usuários desktop e notebook tenham algo familiar.

Além disso, o Windows 95 foi lançado tanto em discos para CD-ROM quanto disquetes, há 20 anos. Hoje, o Windows 10 está disponível através de download ou em unidades flash USB. Os requisitos de hardware do Windows 95 incluíam um PC com pelo menos 4 MB de RAM e entre 50 e 55 MB de espaço livre no disco rígido. Já o Windows 10 requer pelo menos 1 GB de RAM para a versão de 32-bit e 2 GB de RAM para a versão de 64-bit, e 16GB de armazenamento livres.

No mesmo ano de 95, chegava a primeira versão do Internet Explorer. Hoje, estamos experimentando as primeiras demonstrações de desempenho do Microsoft Edge, que promete trazer muitas diferenças. Ainda assim, alguns acusam o novo navegador de ser um "IE disfarçado".

Será que o Windows 10 será um marco na história da companhia, como foi o 95?


7

Comentários

Hoje é aniversário de 20 anos do Windows 95 - O que mudou desde então?

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar