LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft reforça ideia de aplicativos universais para Windows 10

05 de dezembro de 2015 5

Na sexta-feira, 4, durante uma reunião com acionistas da Microsoft, Satya Nadella, então CEO da empresa, reafirmou o compromisso dela com os aplicativos universais. O Ex-CEO da Microsoft, Steve Ballmer, no entanto, criticou a lacuna de apps preenchida pelo Windows 10 Mobile e denunciou a atual estratégia da companhia em tentar unificar todos os aplicativos. Segundo Ballmer, "isso não vai funcionar".

A crítica principal de Ballmer é com a ideia de portar aplicativos do Android para o Windows, por exemplo. Ele acredita que somente desenvolvendo diretamente para a plataforma da Microsoft que os apps rodariam melhor, e não trazendo uma solução de outra plataforma.

Satya Nadella já tinha falado anteriormente sobre a preocupação da empresa em tornar os aplicativos universais e voltou a falar sobre isso na reunião. O GeekWire relata que, aparentemente, isso foi que levou Ballmer a fazer sua crítica. Nadella reiterou, portanto, que o objetivo da empresa é oferecer uma plataforma unificada para computadores pessoais, smartphones, Xbox One e HoloLens, onde todos podem compartilhar aplicativos em comum na loja.

Essa abordagem também dá aos desenvolvedores um belo incentivo para trabalhar com o Windows 10, uma vez que permitirá que os aplicativos sejam escritos para mais de um dispositivo específico.

Nadella, porém, também comentou que a Microsoft já havia tentado uma abordagem diferente para atrair os desenvolvedores para a plataforma móvel da sua empresa, embora não tenha dado certo. Ele também pediu um tempo para que a empresa pudesse colher todos os benefícios do trabalho duro.

Por fim, a estratégia móvel atual adotada pela Microsoft mostra que, de fato, a empresa tem uma certa incerteza sobre o futuro, com um CEO preocupado em alavancar resultados e um ex-CEO com voz ativa contra todas as ideias. Mas é como Nadella já falou: somente o tempo determinará o quão forte é essa estratégia da Microsoft.


5

Comentários

Microsoft reforça ideia de aplicativos universais para Windows 10
  • As pessoas comentam sem mesmo saber a real diferença dos aplicativos Android e IOS. Nunca programaram e saem falando besteiras, chega a ser vergonhoso. Não tem nada a ver a questão de ser mais "polido" ou não. A real é que ambos os Ceos tem razão, seria legal ver os aplicativos Androids e IOS rodando no WP, mas é claro que não teria como ter a mesma performance do que eles teriam rodando em seus OS nativos. Não adianta ter compatibilidade e ter vários bugs a ponto de irritar e vc não conseguir mexer e vê para crer que não tem tanta vantagem assim. Temos o exemplo clássico da BlackBerry. Isso só resultou no abandono de um sistema operacional e a adesão que a empresa canadense fez ao Android, pode ser um tiro no pé.

      • A questão é que a plataforma que o Android roda por cima é bem mais "pesada" que o iOS, resultando obviamente num consumo de recursos maior. Mesmo assim, seu ponto está certo: não importa de onde tirar, eles não rodarão perfeitamente como na versão nativa e nem terá uma boa recepção se for inutilizável caso o app tenha uma grande quantidade de bugs. Às vezes o problema não está no app, mas sim em quem o programou.

        • que continue a mesma ideia de trazer app ios, pois são mais polidos, alem de não ter retardados dizendo ( ah ah mas é apk ) creio eu que a MS vai apostar as fichas pela capacidade de não ser tanto alvo de pirataria e modificações como arquivo apk, assim ela não contribuí com mais app tirando o dinheiro dos desenvolvedores, eu não posso pagar em todos os app, mas tem pessoas miseráveis que pode e não paga, mas é claro pq acha de graça. então é uma boa visão da ms em aderir app ios ao invés de apk.

            • Estratégia atual é a mais acertada, apps universais com código nativo como os vindo do IOS que usam a linguagem nativa do WM, nada de ler código do Android .

                • Seria bom ter as duas ideias sendo aplicadas ne

                    LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                    Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar