23 Fevereiro 2016
Ainda ontem (07/01) vimos que o Snapchat pode ganhar um cliente open source para Windows 10 Mobile, fazendo com que finalmente os usuários da plataforma tenham um meio de acessar à rede de troca de mensagens autodestrutivas. Segundo o renomado desenvolvedor Rudy Huyn, contudo, isto pode não sair exatamente como as pessoas imaginam, e por um motivo que muitos certamente considerarão no mínimo infantil.
De acordo com Huyn, a empresa responsável pelo Snapchat odeia a Microsoft, e por isso faz de tudo para tentar boicotar a casa de Redmond. Não foram revelados mais detalhes sobre o assunto, porém ele lembrou que diversos clientes alternativos para a rede estão presentes na App Store e na Google Play, sendo que apenas quando algum deles é disponibilizado na Windows Store o seu responsável recebe um e-mail pouco tempo depois por parte dos advogados da Snapchat. Isto na verdade já aconteceu algumas vezes com o próprio Rudy Huyn, já que o desenvolvedor criou ao menos três aplicativos que utilizavam das APIs do Snapchat.
Ainda sobre este assunto, ele afirmou que não importa o método que os desenvolvedores utilizarem para criar um cliente alternativo, os responsáveis pela rede social irão encontrá-lo e seus advogados encaminharão um e-mail ameaçador, fazendo com que o mesmo seja descontinuado sob possibilidade de ação penal caso a ordem seja desrespeitada. Além disso, ele indicou que um "acordo" precisa ser firmado para que nunca se fale sobre o assunto novamente após o app ser retirado da Windows Store, sendo o mesmo que aconteceu com ele após o fim do 6snap.
Indo mais longe ainda, Rudy afirmou que o desenvolvedor responsável pelo SwiftSnapper não faz a menor ideia de onde está se metendo, e que se fosse por ele não perderia tempo tentando confrontar o Snapchat, pois no final ele acabará conseguindo apenas uma ordem judicial contra ele e seu aplicativo será bloqueado de qualquer forma. Todo este "medo" de Huyn provavelmente é justificado, já que ele passou por maus bocados ao tentar prover uma solução para os aflitos usuários do Windows Phone à época em que o Snapchat foi lançado nas demais plataformas.
Se este ódio da empresa para com a Microsoft é real ou não, não podemos confirmar, porém é no mínimo estranho vermos diversas outras grandes companhias apostando na nova plataforma de aplicativos universais do Windows 10 enquanto o Snapchat anda de mãos dadas com a Google para boicotar o sistema, restando apenas aguardarmos que alguma das envolvidas se manifeste sobre o assunto para vermos quais serão as próximas providências a serem tomadas por ambas as partes.
E você, o que acha da ausência do Snapchat na Windows Store? Acredita que a empresa realmente está buscando formas de boicotar a plataforma da Microsoft por conta de uma rixa de seu CEO com a casa de Redmond? Deixe-nos seu comentário abaixo!
Comentários