29 Janeiro 2016
Na manhã desta quarta-feira, 27, a Kantar, empresa de pesquisa de mercado, publicou um relatório detalhado sobre a quota de mercado do Windows Phone ao redor do mundo, retratando todos os altos e baixos da plataforma móvel da Microsoft que aos poucos vem sendo substituída pelo Windows 10 Mobile.
De acordo com as informações contidas no relatório, o único mercado significativo onde o Windows Phone *não* está em declínio é o Reino Unido. No último trimestre, a empresa aumentou sua participação para cerca de 10% no país, sendo ganhos positivos em relação aos 7,5% do mesmo período do ano anterior.
O relatório da Kantar leva em consideração o último trimestre de 2015, que acaba no mês de dezembro.
Mas, se por um lado o Windows Phone está crescendo em alguns países, precisamos enxergar o panorama como um todo e analisar a situação da plataforma: na França, o WP registrou uma queda de 2,9%; na Itália, queda de 4,6%; na Espanha, queda de 2,3%; na Austrália, queda de 2,9%; nos Estados Unidos, queda de 2,2%; na Alemanha, queda de 1%. As quedas registradas não são no número de dispositivos vendidos, mas sim na participação de mercado geral do sistema.
Na Europa inteira, o Windows Phone registrou um declínio de 1,8% na participação de mercado, embora o iOS tenha registrado uma queda de 3,3% no mesmo continente. O único sistema operacional que registrou aumentos de participação em quase todos os países foi o Android, que teve apenas perda de mercado na China (-5,6%).
Em resposta ao Business Insider, Carolina Milanesi, chefe de pesquisa da Kantar, afirmou que o sucesso do Windows Phone no Reino Unido se dá por dispositivos de baixo custo, como o Lumia 535.
Apesar da grande expectativa da Microsoft e dos consumidores de um modo geral, o Windows Phone/10 Mobile atinge apenas 1,7% do mercado global e vem sendo considerado um fracasso por muitos veículos, embora a própria companhia não admita isto.
Satya Nadella, CEO da Microsoft, miniminiza a questão da quota de mercado com o argumento de que o Windows funciona como um todo – Xbox, desktop, dispositivos móveis e assim por diante –, e não apenas como um único sistema operacional. Existem rumores de que a Microsoft planeja lançar um "Surface Phone" e, em seguida, "matar" a linha Lumia.
A Microsoft está rumores de estar trabalhando em um "Surface Telefone", que adotaria as idéias de design da gama de superfície tablet. A marca Lumia, que a empresa adquiriu da Nokia, seria, portanto, terminou.
Comentários