18 Janeiro 2017
Microsoft surpreendeu negativamente diversos usuários de dispositivos Windows Phone ao deixá-los de fora da tão aguardada atualização para o Windows 10 Mobile. A participação de aparelhos no programa de testes Insider acabou dando uma falsa impressão de que modelos high-end estavam com o pacote garantido e até mesmo modelos de baixo custo entrariam na lista final. Pois bem, a realidade foi mais dura e a gigante de Redmond já está trabalhando na transferência de culpa para você que é usuário da plataforma.
Logo após a liberação da versão final do Windows 10 Mobile a Microsoft revelou que os aparelhos com apenas 512MB de RAM ficariam de fora. A alegação foi que os usuários relataram diversos problemas durante a fase no Windows Insider. E é justamente essa a razão apontada para a ausência do novo sistema em modelos high-end tais como Lumia 1020, Lumia 1320, Lumia 920, Lumia 925, entre outros que, apesar de menos potentes, também poderiam rodar o sistema. Confira a resposta de Gabriel Aul à indagação de um usuário via Twitter.
@DrKumarSS @NorthFaceHiker Higher % of reports of performance issues, lower % of votes of likely to recommend
— Gabriel Aul (@GabeAul) March 17, 2016
Antes de comentarmos a publicação acima, vale a pena relembrar outra publicação do próprio Aul em sua conta no Twitter, alertando que não haverá uma segunda onda de atualização para incluir os dispositivos que ficaram de fora e que talvez apenas o Lumia Icon ainda seja contemplado. Agora podemos seguir e analisar o discurso da Microsoft.
Voltando para a resposta dada ao inconformado usuário de um Lumia 1020, ao afirmar que deixou de atualizar dispositivos high-end porque os usuários foram sinceros e ajudaram o programa Insider, relatando as falhas que lhes foram apresentadas e afirmando que as builds ainda não permitiam a recomendação da atualização, a “gigante” de Redmond pode até tentar transferir a culpa para os usuários, mas acaba assinando um atestado de incapacidade em resolver os problemas que lhes foram relatados.
Outro usuário até tentou barganhar com o chefe do programa de testes do Windows afirmando que relevaria todas as falhas do Windows 10 Mobile a partir de agora para poder receber novas versões do sistema, ao que Aul refuta apontando que ele se contente com a build 10586. É final de linha pessoal. Sem a atualização para praticamente 50% dos aparelhos Windows Phone e, especialmente para os brasileiros, sem a certeza da chegada da linha Lumia 950 em solo verde e amarelo.
@vnicolici We did use that data to fix issues. If you're happy with 10586 you can continue to use it on your device.
— Gabriel Aul (@GabeAul) March 19, 2016
A Microsoft pode até não estar morta como a mídia especializada (incluindo o TudoCelular), publicou há algumas semanas, mas a queda de 5% para 1% em cota no mercado móvel em apenas um ano, somada com essa nova controvérsia envolvendo o Windows 10 Mobile podem ser fatais para os planos da empresa nesse segmento.
- O Nokia Lumia 1320 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Nokia Lumia 1020 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
Comentários