24 Março 2016
A Microsoft liberou recentemente o Windows 10 Mobile ao público geral, fazendo com que usuários de dispositivos selecionados pudessem finalmente contar com a atualização oficial à nova versão da plataforma. Ao que parece, contudo, nem todo mundo está satisfeito com os resultados apresentados pelos aparelhos após o update, principalmente se considerarmos que o programa Insiders ficou quase um ano sendo utilizado para sanar bugs e corrigir justamente estes tipos de problemas de desempenho e instabilidade.
Para ver se as reclamações dos usuários tinham realmente embasamento ou não, o pessoal do DigitalCitizen resolveu realizar uma série de testes com um Lumia 640 e um Lumia 930, utilizando exatamente as mesmas ferramentas de medição antes e após a atualização ao Windows 10 Mobile para que seja possível que todos vejam de uma forma mais clara o modo como o update pode afetar sua experiência geral de uso. Vale notar que ainda não foram liberadas atualizações de firmware e drivers relacionados a estes aparelhos, algo que em teoria seria capaz de sanar diversos problemas específicos, além de melhorar consideravelmente a estabilidade do aparelho.
Tempo de boot
Como pode ser visto, tanto o Lumia 640 quanto o Lumia 930 tiveram seu tempo de boot aumentado ao serem atualizados para o Windows 10 Mobile, sendo encontrada uma diferença de até 25%, o que é algo considerável já que estamos falando do mesmo dispositivo.
Navegação web
Neste teste o navegador Edge se saiu ligeiramente melhor que o Internet Explorer no Lumia 640, porém o inverso aconteceu no Lumia 930, com o novo browser apresentando um desempenho inferior.
Taxas de download e upload
Como pode ser visto, novamente temos uma discrepância entre o resultado obtido com o Lumia 640 e o que foi encontrado no Lumia 930. Enquanto o primeiro teve um ligeiro aumento ao ser atualizado para o Windows 10 Mobile, o segundo viu sua marca cair quase 1 ponto. Já em upload a nova geração do sistema se saiu melhor, apresentando uma taxa de transferência superior em ambos os dispositivos.
WP Bench
Aqui temos um teste mais bruto, onde são avaliados elementos de hardware como CPU, GPU, RAM e armazenamento. Novamente tivemos uma vantagem do Windows Phone 8.1 em relação ao seu sucessor, demonstrando que a Microsoft precisa otimizar urgentemente a sua plataforma se não quiser que os usuários enfrentem queda no desempenho.
Multibench 2
Este teste provavelmente é o mais esclarecedor de todos, mostrando o ponto exato onde a Microsoft vem enfrentando problemas de otimização no Windows 10 Mobile. Como pode ser visto, o Windows Phone 8.1 apresentou resultados melhores em transferência de dados, memória e gráficos, sendo este último responsável por uma diferença quase absurda em ambos os dispositivos testados.
AnTuTu
O último teste de desempenho não poderia ser outro se não o AnTuTu, responsável por milhões de medições todos os anos ao redor do mundo. Novamente temos uma clara vantagem do Windows Phone 8.1 em relação ao Windows 10 Mobile, o que apenas reafirma que a Microsoft precisa urgentemente otimizar a plataforma para dispositivos que foram atualizados.
WP Bench - Bateria
Por último, mas não menos importante, temos um teste de autonomia de bateria. Neste ponto ambos os sistemas se saíram basicamente iguais, havendo uma pequena vantagem para o Windows Phone 8.1 no caso do Lumia 640 e o mesmo para o Windows 10 Mobile ao olharmos para o Lumia 930. Vale notar que em nossos testes não foi exatamente isto que ocorreu, sendo de fato encontrado um consumo incrivelmente maior no Windows 10 Mobile do que na versão anterior do sistema.
E você, o que achou dos testes? Ainda está animado com o Windows 10 Mobile? Acredita que a Microsoft irá solucionar todos estes problemas? Deixe-nos seu comentário abaixo!
- O Microsoft Lumia 640 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
- O Nokia Lumia 930 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
Comentários