LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

ubuntuBSD junta Ubuntu com FreeBSD e já está no Beta 5

11 de abril de 2016 2

Ainda que o Windows seja o sistema operacional mais utilizado do mundo, ele é praticamente o único que não usa uma base Unix-like. Boa parte do código de baixo nível do Mac, das distros Linux e dos sistemas BSD (Berkeley Software Distribution) em geral compartilham dessa base, ainda que tenham seguido por caminhos diferentes. O Ubuntu Linux, distribuição mais famosa do sistema do pinguim, agora possui uma nova versão, mas sem usar o kernel Linux, mas sim o FreeBSD, formando um novo sistema operacional chamado ubuntuBSD.

O ubuntuBSD chegou oficialmente no dia 12 de março, mas o rápido desenvolvimento do sistema resultou na quinta versão Beta anunciada nesse último domingo. Ele ainda usa o Debian como base, mas a versão GNU/kFreeBSD, de forma que é mais recomendado para usuários avançados e, claro, para máquinas que não são utilizadas para produção, já que ainda está em fase Beta, de forma que bugs e travamentos ainda são comuns.

Como podemos ver na primeira imagem, a interface gráfica de desktop escolhida é o Xfce, uma das mais leves disponíveis entre as distros Linux, mas que permite uma boa customização por parte do usuário. Novas interfaces provavelmente serão incluídas nas próximas versões, como o KDE, LXDE e Gnome, ou mesmo a Unity, padrão da versão primária do Ubuntu, já que Jon Boden afirmou seu interesse de que o ubuntuBSD faça parte das variações do Ubuntu: "eu gostaria de contribuir todo o meu trabalho para a comunidade Ubuntu e, se você considera que vale a pena, faça do ubuntuBSD um projeto oficial do Ubuntu com variações como o Xubuntu ou Edubuntu. Se você está interessado, nos avise e diga como gostaria que eu procedesse."

Screenshots do ubuntuBSD

Até o momento não houve qualquer pronunciamento por parte da Canonical, desenvolvedora oficial do Ubuntu, sobre o ubuntuBSD, segundo Boden. Será interessante ver o posicionamento tomado nesse caso, já que o ubuntuBSD usa parte do Ubuntu 15.10, versão estável mais recente até o anúncio do primeiro Beta, para vermos o quão rápido ele se desenvolverá. Quem estiver interessado em baixar e testar o ubuntuBSD pode baixá-lo no link abaixo e escolher instalá-lo em uma máquina física ou criar uma máquina virtual usando o VMware ou Virtualbox.


2

Comentários

ubuntuBSD junta Ubuntu com FreeBSD e já está no Beta 5

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar