LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Adeus Lumia e Surface! Microsoft desiste oficialmente do Brasil

26 de maio de 2016 863

Manter um pensamento positivo é algo benéfico e tem seu mérito, pelo menos até que nos encontramos em um momento no qual a realidade precisa ser encarada de maneira sóbria. Esse momento chegou, até mesmo para os mais ferrenhos defensores da Microsoft e do seu novo sistema móvel aqui em solo verde e amarelo. A gigante de Redmond não pretende matar o Windows 10 Mobile, mas os brasileiros não têm o que comemorar, já que uma nova carta da empresa revelou a pretensão de não mais investir no país, ou seja, nada de novos lançamentos por aqui.

Enquanto o comunicado liberado por Terry Myerson e Satya Nadella na quarta-feira (25/05) estava destinado aos funcionários da Microsoft, a nova carta foi enviada aos parceiros da empresa e ampliam a fala anterior. O primeiro ponto, e talvez mais destacado para os brasileiros, é que os lançamentos de novos produtos serão realizados apenas em mercados considerados importantes: Reino Unido, França, Alemanha, Polónia, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça, Austrália e Estados Unidos. Como você deve ter percebido, não há menção ao Brasil ou Índia.

A razão para abandonar mercados que eram considerados muito importantes em outros tempos ainda é desconhecida, mas as cartas da Microsoft dão pistas importantes.

...nosso sucesso no mercado de smartphones foi limitado a empresas que valorizam o nosso compromisso com a segurança, gerenciabilidade e Continuum, e com os consumidores que valorizam o mesmo. Assim, focaremos muito mais na divisão de hardware de smartphones. [...] Eu usei as palavras “mais focado” acima. Isso na verdade descreve o que estamos fazendo (estamos dando um passo para trás, mas não estamos fora!).

  1. Aplicativos Universais. Nós construímos uma plataforma incrível, com um roteiro de inovação rico. Expandir o alcance e capacidade dos dispositivos e desenvolvedores é nossa prioridade.
  2. Nós sempre cuidaremos dos nossos clientes, smartphones com Windows não são exceção. Vamos continuar a atualizar e apoiar os nossos atuais smartphones Lumia, parceiros e fabricantes, e desenvolver novos e grandes dispositivos.
  3. Continuamos firmes em nossa busca por inovação em todos os nossos dispositivos Windows e os nossos serviços para criar experiências novas e deliciosas. O nosso melhor trabalho para os clientes vem de nossa combinação de dispositivo, plataforma e serviços.

Os trechos acima nos levam a pensar, pelo menos no que diz respeito ao Windows 10 Mobile, que a Microsoft estaria se voltando para uma nova linha de dispositivos de ponta (talvez exclusiva para o setor corporativo), a especulada família Surface Phone. Pelo que sabemos agora, os brasileiros interessados, só terão acesso a esses novos aparelhos por meio de importação. Lembrando que a empresa adiou (cancelou definitivamente?) a vinda da família Lumia 950 ao Brasil por conta da crise e na Índia a última experiência também não foi satisfatória, com o Lumia 650 sendo alvo de reclamações por conta do alto preço em comparação com soluções de outras plataformas.

Para que os usuários comuns sejam atendidos e continuem tendo acesso ao seu sistema móvel a Microsoft quer mudar a abordagem, as empresas parceiras (OEMs) seriam responsáveis pelo lançamento de novos smartphones com Windows 10 Mobile e características intermediárias ou de baixo custo. Nesse ponto temos um problema, segundo os últimos dados, apenas 5% dos dispositivos Windows Phone / Windows 10 Mobile são de marcas que apoiam a nova plataforma, os 95% restantes são dominados pela linha Lumia.

Abaixo você confere a mensagem enviada para os parceiros da Microsoft:

Queremos garantir que o seu investimento no Windows 10 Mobile não corre perigo. A experiência móvel do Windows 10 continua muito importante para nossa ambição na computação pessoal. Continuaremos dando suporte e atualizando os dispositivos no mercado, bem como também ofereceremos suporte para aparelhos de outras fabricantes, tais como HP, Acer, Alcatel e VAIO, entre outras. Windows 10 continuará sendo adaptado para dispositivos com telas pequenas. Continuaremos investindo em segurança, gerenciamento e Continuum, que reconhecemos como aspectos chave para melhorar a produtividade dos usuários, além de ajudarmos a gerenciar a demanda por dispositivos Lumia.

Em suma, assim como a Microsoft conseguiu tornar sua linha de híbridos Surface em um grande sucesso, poderia repetir o feito com o especulado Surface Phone. Quanto ao avanço do sistema móvel em cota de mercado diante dos rivais Android e iOS, a tarefa seria mais difícil. Será preciso convencer as OEMs de que vale a pena apostar em dispositivos Windows 10 Mobile, uma plataforma ainda inacabada e que sofre com a falta de aplicativos.

Atualização (27/05): entramos em contato com a assessoria da Microsoft no Brasil e infelizmente não há quaisquer novidades, seja sobre lançamento dos últimos dispositivos Lumia 650, 950 e 950 XL no país, ou a continuidade das operações em solo verde e amarelo. Só nos resta aguardar por novos comunicados oficiais.


863

Comentários

Adeus Lumia e Surface! Microsoft desiste oficialmente do Brasil
  • Tenho aparelhos Symbian (N73 e N95), Android (P1000L, P601, i9063 e Umi Super) e também Windows Phone (Lumia 630 e Lumia 640XL), assim como já tive alguns iOS (iPhone 3GS, 4, 4S e 5S). De todos os aparelhos, os únicos que me desfiz, pois não consegui gostar da plataforma e estas não me deixaram nenhuma impressão positiva ao ponto de ter alguma lembrança boa ou apego emocional, foram os malditos iPhones, bloqueados e capados em tudo, reféns do iTunes e que não passam sequer um arquivo por bluetooth, obrigando a habilitar dados, mandar por e-mail, acessar e-mail no outro aparelho e, só depois baixar o arquivo, numa operação enfadonha e nada prática. Quanto pena a MS abandonar o Brasil, pois é um sistema que não deve em nada aos concorrentes e teve como único "crime" não copiar a interface dos outros.

      • Fanboys dirão: a Microsoft desistiu de nós mas nós nunca desistiremos da Microsoft. *-^

          • CENTOUNDICE,

            Voce arrasou no seu comentário. Concordo plenamente.
            PARABÉNS. Temos que ter a mente aberta e o que vemos aqui, nesses comentários malfadados, é justamente o contrário. Gente achando bom a Xiaomi ter desistido do Brasil, entre outras... puxa, é de uma ignorância atroz.
            E falar que achariam bom a Microsoft também desistir do Brasil.... êta mente curta, viu?

              • Alguns torcem pelo monopólio "Androidsung", como se isso fosse algo bom para alguém além de Google e Samsung. Eu fico triste qndo vejo empresas saírem do Brasil, Nintendo, HTC, Xiaomi, MS... Tem gente rindo à toa pq a BB está falindo. Eu realmente não compreendo qual a motivação desse povo.
                Nunca vi mercado monopolizado ter preço justo e rápida evolução de tecnologia.

              • Fico surpreso com a natureza dos comentários sobre a Microsoft, a mesma que está presente em mais de 90% dos laptops e desktops de cada um que tem um dispositivo em casa. Gente achando excelente a hipótese da Microsoft abandonar o mercado mobile brasileiro (o que influencia de forma indireta outras multinacionais que estão com intenções de entrar no mercado), gente que compara aparelhos da microsoft com aparelhos genuinamente brasileiros (que lugar algum no mundo sabe da existência), gente que critica o hardware dos aparelhos (!?!?), como se houvesse alguma relação de hardware com o S.O... pra mim, vejo como um demérito uma empresa deixara de acreditar no potencial do país, potencial este superestimado por muitos que comentam aqui (volto a dizer, Brasil não representa nem 5% do mercado mobile mundial, apesar de figurar entre os 10 com maior número de aparelhos por população). Realmente, gostaria de ver uma abertura maior de investimentos dessas empresas, pois quanto maior a concorrência no país, melhores versões dos produtos desembarcam aqui, e possivelmente, se barateia o custo devido ao baixo poder aquisitivo de média da população. Tenho um smartphone com W10M, entre outros que tenho em casa (também tenho um iPhone e 4 dispositivos com Android, pois faço curso de desenvolvimento de apps em java), acho o sistema ainda muito mal desenvolvido e pouco investido para uma empresa de tanto potencial, mas o que fez a comunidade Android crescer, foi justamente o entusiasmo dos programadores voluntários, algo que não está havendo nem nunca houve com Windows Phone e windows 10 mobile. Se ninguém quer ver crescer, não cresce mesmo, isto a nível mundial.
                Acredito que, o termo "fanboys" se aplica àquilo que alguém admira e defende ferozmente, mas que não interfere diretamente no desenvolvimento. E num S.O., você pode interferir, e de forma significativa e positiva. Eu acho validas as críticas, para "fanboys" de marcas de aparelhos, pois as montadoras são como times de futebol, mudam a ideologia e estratégia de uma hora pra outra. Mas "torcer" para um sistema operacional dar errado??? "Torcer" para os aparelhos que usam tal sistema não venderem??? "Torcer" para uma empresa não investir no mercado brasileiro??? Tá faltando um pouco de discernimento e sensatez em muitas opiniões pessoais, ao meu ver.
                Não falo isso como desenvolvedor Android, ou aluno de desenvolvimento mobile W10M, ou webdev.
                Falo isso como uma pessoa que passa mais tempo fora do Brasil do que aqui, e vê pela boca das pessoas lá fora, o quanto este mercado nacional brasileiro é depreciado e pouco motivador na Europa. E sinceramente, fico triste com isso. Me incomoda quando meus primos na Italia, me mostram gadgets fantásticos, e fazem chacota me perguntando se brasileiros sabem o que é cada um dos gadgets. E não é realmente culpa deles isto, é a cultura européia de achar que brasileiro quer se aparecer gastando mais do que vale um aparelho, sem saber para quê usá-lo.
                E ver comentários aqui criticando estratégias de multinacionais sem saber sequer a situação atual do mercado mobile brasileiro sob o ponto de vista das montadoras lá fora, é como se eu comprovasse o pensamento deles, de que os brasileiros falam de uma pequena parcela da população (e beeem pequena) que tem poder aquisitivo para possuir topos de linha, com presunção e arrogância, esquecendo que um investimento estrangeiro não se sustenta apenas pelo interesse desta pequena parcela.
                É só uma opinião pessoal... sou apenas entusiasta de todas as linguagens mobile, não fanboy de montadoras.

                  • Falou tudo. Só uma correçãozinha: Existe uma relação entre software e hardware sim.

                      • A relação entre software e hardware, é estreita. Não da forma patológica como alguns evidenciam no fórum.
                        Sou programador java para apps mobile Android há 5 anos, e nunca disse que outra plataforma era ruim, sem conhecê-la a fundo.
                        O fato de estar fazendo curso de Visual Studio com a Intel Developers, não me faz defensor convicto de aparelhos Microsoft, até porque, não tenho nenhum que use no dia a dia. Quero apenas aprender sobre algo que estou achando interessante. Mas acredito no potencial de crescimento do S.O., acredito na proposta do UWP e continuum, e ficar "torcendo" pelo fracasso de uma montadora ou uma desenvolvedora de softwares, não iria agregar nada de valor na minha vida, nem na vida dos que não utilizam dos aparelhos ou sistemas específicos. Acredito que o ponto de vista de desenvolvedores mobile, é totalmente diferente dos usuários de sistemas. E mais diferente ainda dos fanboys de marcas ou montadoras.
                        Sobre a matéria:
                        Para mim, Lumia é uma marca que representa uma linha de design e hardware específico, que pode (ou não) um dia voltar a ser reaproveitada. Até onde sei, ainda pertence à Microsoft (não faz parte das patentes da Nokia, que nunca deixaram de ser da própria Nokia).
                        Nokia, é uma divisão de celulares que faliu em 2014, que foi mal gerida e que só trouxe problemas para a Microsoft desde sua aquisição, e agora, com seu portfólio sob as mãos da finlandesa HMD e da Foxcomm, pode voltar a crescer no mercado competitivo de marcas (detalhe que a HMD é administrada por Jean-Francois Baril, ex-funcionário da Nokia, e dirigida por Arto Nummela, ex diretor mobile da Microsoft).
                        Microsoft é aquela empresa voltada ao mercado corporativo, que ontem de manhã comprou LinkedIn, simplesmente a maior rede social corporativa do mundo, por apenas 90 bilhões de dólares. Só o lucro que a microsoft tem até hoje pela compra de Minecraft da Mojang para Xbox live, já deixa o "pequeno incômodo" de produzir celulares com seu próprio nome, pra trás.
                        Este, é só meu ponto de vista pessoal, como desenvolvedor. Mas, cada um pode ter o seu. Desde que não determine a própria opinião pessoal como verdade absoluta, sem conhecer a fundo do que fala. E isto, vejo constantemente nos comentários de alguns do fórum.

                        • Ela abandonou isso é fato, temos só as sobras por enquanto. Isso me lembra a HTC no WM que iria parar de produzir no Brasil, voltou anos depois com Android e desistiu também. Isso é normal, ainda mais no Brasil... Mas não podemos ficar calados em relação a política q a MS sempre aplica aos seus produtos, q do nada força os devs a abandonarem os usuários pq lançaram uma nova API q quebra a compatibilidade com os anteriores. Vc como dev deveria saber disso, q desde sempre ela inventou essa moda ela insiste q isso funciona, pode funcionar no Desktop porém no Mobile fica complicado um dev ficar mantendo vários fontes para o mesmo app pq a MS simplesmente não sabe dar continuidade ao seu sistema, exemplo disso é vc fazer um app no UWP 10 e não rodar em um sistema q tinha o UWP 8.

                          • Ai vem a Microsoft Brasil e desmente o TC rs. Chupa TC ............... Como sempre suas matérias dão em nada .

                              • Triste isso, mas é a tendência atual das grandes empresas, no momento, desistirem de investimentos arriscados no Brasil, por hora. Se o mercado mobile para Microsoft no Brasil não estava sendo expressivo, era esperado recuar. Da mesma forma que houve com Xiaomi. Espero que novas políticas no Brasil promovam uma reviravolta, e o país volte a ser um mercado promissor para as grandes montadoras. Pois o custo taxado dos aparelhos no Brasil, é algo simplesmente absurdo. Como se o governo fizesse o consumidor de idiota na caruda mesmo.

                                  • FLOPOU PQ E BURRA E AINDA TA SENDO.

                                      • CUIDADO COM A BURRA

                                          • Finalmente se assumiram... rsrs

                                              • KKKK! Ontem estava no shopping, e donovo passei em frente a loja da microsoft. Cara deixei meu smart no carro, deveria ter tirado uma foto de lembraça! Não tinha funcionário na loja! kkk! A loja estava abandonada! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

                                                  • Atenção todos:

                                                    Não importa se você é hater, fanboys ou simpatizante...

                                                    http://www.manualdousuario.net/fim-windows-phone/

                                                    Deem uma boa lida com bastante atenção. Não tenham pressa.
                                                    Não deixem de visitar os links no corpo da matéria.

                                                    Estou terminando de ler nesse momento e ainda não vistei alguns links que estão no corpo da matéria.

                                                    Com certeza é uma matéria para levar consigo.
                                                    Uma matéria que vai abrir a mente de muita gente.

                                                    E pensar que há 20 anos o Windows CE já era presente.

                                                      • Esta na hora de vc MS abrir o( PROTOCOLO SECUNDÁRIO )...e acabar logo de vez com a concorrência....

                                                        • Na verdade não são apenas mercados mais importantes (Desculpe, mas não se pode dizer que Portugal e Polônia são mercados importantes). Se manteve apenas nos Estados Unidos, Austrália e Europa Ocidental, talvez por questões de distribuição. Outros mercados importantes como Índia, China, Japão, Canadá, Coréia do Sul, Brasil e etc. ficaram de fora.

                                                            • Se n fossem importantes nao seriam os países onde a Microsoft fez mais investimentos nos últimos anos, como por exemplo, a reestruturação dos Data Centers

                                                              • na moral....India e Brasil estao entres os 4 maiores mercados de smartphones de 2015.Esquecer esse fato é um absurdo.Desde quando vende-se mais smartphones na Suíça do que no Brasil ? Além disso, todos nós sabemos que as grandes empresas lucram mais explorando merccados como Brasil e Índia.O chamado LUCRO BRASIL

                                                                  • Robson, acho que não hein... Brasil não representa 4% da venda de smartphones mundial, realmente não sei onde você conseguiu esta informação, amigo. Brasil ainda é o 5o no mercado mundial em unidades, se não me engano, mas não em rentabilidade. Pois no Brasil, os intermediários assumem mais de 80% da quantidade de smartphones. E pra ajudar, ocorreu uma queda registrada de quase 25% nas vendas gerais de smartphones no Brasil, somente até o fim do primeiro trimestre, de acordo com o IDC. Reveja o que chama lucro Brasil, amigo.

                                                                      • Por que pode ver ela não lanço seu Surface aqui por que sabia que seria Pouca pessoa que iria investir para compra (Mesmo que essa mesma pessoa investem um valor absurdo no iPhone ou Samsung) não valeria apena trazer um produtor desse porte para 20% das pessoas pagarem!!

                                                                          • Rapaz, aprenda a escrever!! Volte para a escola!! Sua concordância verbal é terrível. Sem contar que você "come" pedaços das palavras. Triste isso!!

                                                                            • Não vende, MAS sé ela for Lança os tais SURFACE PHONE não será em um valor legal e Duvido muito que no Brasil e Índia terá pessoa para paga o valor que ele vier (Sé ele vier com tudo que falava os Rumores que iria roda programa clássico etc...)

                                                                                • Concordo plenamente.

                                                                                  • Vídeo do André Buss:

                                                                                    https://www.youtube.com/watch?v=SQ9SPF6PzjI

                                                                                    Windows Mobile vivo estará, mas a nível Brasil, por enquanto, e morto.

                                                                                    Pode comprar L950 L950XL se conseguir de boa.

                                                                                    Nokia Lumia (legado) saia fora.

                                                                                    Lumia 550 esquece.
                                                                                    Lumia 650 ... esquece também.

                                                                                      • Eu respeito Muito esse cara pelo menos ele fala a realidade não fica de sensacionalismo para merda nenhuma e ainda critica quando tem que critica e logica quando tem que elogia esse cara e uma versão do Saulo (Era um momento desse que ele iria explica muita coisa para o pessoa mais leigo que vai na ideia dos site e da sua opinião do fato)

                                                                                          • Resumo da semana foi adiantado , o André show bola !!!!!

                                                                                            • Não vou morrer por isto, mas é mais um prejuízo causado pelo péssimo governo de Dilma/PT. Colhemos o que se plantou nestes 13 anos, incompetencia e corrupção é igual a falta de empresas investindo. Ainda bem que temos outras que ainda continuam investindo aqui.

                                                                                              • Acho que só um milagre econômico traria a MS de volta.

                                                                                                  • Descanse em Paz Windows Phone!

                                                                                                      • Se lançarem o 650 por 500 contos eu até arrisco indicar pros tios e pras tias!!!!

                                                                                                        • À espera acabou esse foi o frases da notícia quando foi liberado a veção finale e agora eles dá o golpe de misericórdi. Esperando esperando e no fim nada tanta gente despiciendas.

                                                                                                            • Quando foi liberado a veção final do Windows mobile foi 945 comentários ainda falta um pouco pra bater esse re

                                                                                                              • Microsoft é mesmo poderosa. Vai chegar aos mil comentários. Pena que não vem os Lumias 950 e 950XL dual sim. De preferência com preços bons.

                                                                                                                • É sério que vai chegar aos mil coments.

                                                                                                                    • Tem mais comentários que lumia série x50 vendido WW.

                                                                                                                      • RLS tá fazendo atrasar o enterro,alguem tira ele do lado do caixão

                                                                                                                        • Interessante:

                                                                                                                          Versão: 1607
                                                                                                                          http://www.winbeta.org/news/latest-internal-windows-10-builds-now-version-1607-confirms-july-launch

                                                                                                                          E a 14352 expira em: 16/007/2016 às 00:59

                                                                                                                            • Isso era previsível demais! o WP jamais saiu de sua insignificante participação no mercado e permanecia devido as esperanças irreais dos fãs de "agora vai". WP 7, WP 8, WP 8.1. Wndows Mobile e sempre a ilusão dos fãs de que o próximo WP iria fazer a plataforma decolar. Não decolou. pelo contrário, só vinha afundando cada vez mais. Um dia a realidade bate na porta e diz: cara, acorda! e esse dia chegou.
                                                                                                                              Acordem!

                                                                                                                                • Não acho graça nenhuma em uma notícia como essa!!
                                                                                                                                  Enxergo como retrocesso para o mercado nacional.

                                                                                                                                  Tivemos a HTC que tentou entrar no mercado e não agradou o "seleto" cóf...cóf... público brasileiro.

                                                                                                                                  Temos a Xiaomi devagar quase parando, até por culpa dos "sabichões" preconceituosos que se acham entendedores de tecnologia tratando como um produto "xingiling."

                                                                                                                                  Asus tentando sobreviver...

                                                                                                                                  Linha Nexus não veremos tão cedo.

                                                                                                                                  E por ai vai...

                                                                                                                                  Temos um mercado resumido a Samsung, LG e Iphones.

                                                                                                                                  Lastimável isso, pobreza total!!!

                                                                                                                                    • Asus não meu amigo vai bem e vem com lançamentos o que falta falta no Brasil e variedade, pesquisa ai dias das mães agora o que mais se vendeu foi smartphone, temos poucas marcas

                                                                                                                                      • A HTC porque foi tentar ser mercenária por aqui, visto o preço dos aparelhos, qis criar banca sem ser iphone. A Xiaomi incompetencia na visão de mercado, ja que o líder é um BR e com vários cases como motorola, vacilou feio. Além de claro, dólar e impostos.

                                                                                                                                          • Analiso de outra forma...
                                                                                                                                            Até onde sei em um passado não muito distante ninguém enxergava a HTC como marca de dispositivo telefônico assim como a ZTE, Huawei e outras que já passaram por aqui.
                                                                                                                                            A verdade é que rola muita discriminação e falta de conhecimento.
                                                                                                                                            Não acho que seja questão de valores r$

                                                                                                                                          • tecnicamente também tem a Motorola/Lenovo e Positivo kkkkkkkkkkkkkk........................... também o CCE o Pessoal adora uma CCE ou Posistivo kkkkk........ (Mometo Zuera Realista)

                                                                                                                                            • Não vi nas declarações deles que estão abandonando Brasil e India...! Interesting!!

                                                                                                                                                • " Microsoft will concentrate on these 'core markets' for its smartphone business: US, UK, France, Germany, Poland, Australia, and Western Europe (Austria, Belgium, Denmark, Finland, Ireland, Italy, Netherlands, Norway, Portugal, Spain, Sweden, Switzerland).", sim nos abandonaram. Desde Abril de 2015 que lançam aparelhos e não lançam aqui (na ocasião era o Lumia 540).

                                                                                                                                                    • Na verdade tem, me parece, 149 países fora desse mercado.
                                                                                                                                                      Bom, na MS não está desistindo de nós, mas no mercado mobile serão poucos países que receberão um foco mais, assim, apurado.
                                                                                                                                                      Só nos resta ficar acompanhando...

                                                                                                                                                      • É...Visto que estamos em recessão desde 2015! é de se esperar! Mais creio que esse foco seja para firmar seus negócios mobile onde estão tendo algum retorno..mesmo que infimo...e é lógica, nem eu arriscaria investir em mercados em recesso!

                                                                                                                                                          • Com a grana das patentes do Android dava para continuar "dando" Lumias pelo mundo todo. Como todos eram praticamente obrigados a usar os serviços Microsoft (não tinha outra suíte de escritório na loja a altura do Office, Outlook, OneDrive e OneNote eram parte do sistema, os melhores apps eram os dela mesmo), o retorno era certo!

                                                                                                                                                        • fânboy achando que microsoft vai vingar em 2017 hahahahahhahahahaha

                                                                                                                                                            • Como eu disse viva a Europa e o EU pois terá oque tem de melhor ....e brasil que fique com o arroz e feijão do android.....

                                                                                                                                                              • Volta para o BR Nokia nós te damos muita grana caraaaaa

                                                                                                                                                                  • Acho que pra quem acompanha algum tempo, não há nenhuma novidade na informação, muito pelo contrário, já era de se esperar por quem tem um mínimo de inteligência e sobriedade. O baixo desempenho no mercado, crise econômica do Brasil, domínio maciço do Android no país, ausência de Surface no país, sinais que anunciavam que isso já era de se esperar. A Microsoft ainda é incompetente para lidar com seu ecossistema móvel (comprou a Nokia, mas não a sua capacidade de desenvolver aparelhos bons e baratos - cagada monumental) e nós o Brasil nos tornamos uma republiqueta de banana, com mercado retraído e queda acentuada do poder aquisitivo. Pronto falei. Não esquecer de agradecer à PRESIDANTA Dilma e ao Zé Ruela do Satya Nadella.

                                                                                                                                                                    Minha esperança é que a partir de 2017, a Nokia (uma espécie de Petrobrás da Finlândia), aproveite o pessoal demitido, e volte a lançar aparelhos com o W10, como deveria ser, e nunca deixado de ser. Microsoft, senta sua bunda na cadeira e faz software, é só nisso que tu ainda presta! Brasileiros, Windows Phone daqui pra frente é com as OEM´S, a minha favorita é a Nokia, e a de vocês?

                                                                                                                                                                    Só Agora que Microsoft se deu conta que precisa imitar a Google, que só produz o Nexus de hardware e libera o Android pra Deus e o mundo.

                                                                                                                                                                      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bad isso

                                                                                                                                                                          • Só sei que surface phone vai afundar smartphones convencionais.fuck you travadroid...

                                                                                                                                                                            • TC...vcs estão jogando o joguinho MS né...criam motivos propositais para uma divulgação fantasma....com um fim proveitoso......para vcs...
                                                                                                                                                                              Por isso esta escrito: Quer ser sábio ande com o sabio,quer ser ignorante ande com ignorante....

                                                                                                                                                                                • Adoro o Windows Mobile, mas acho a M$ uma merda atuando com dispositivos no setor mobile.Na minha opinião, o ponto forte da M$ é apenas o sistema operacional, seus dispositivos não têm apelo para o consumidor.O lado bom dessa notícia: espaço para a Nokia (que já anunciou seu retorno) nadar de braçada, e de quebra, vender dispositivos com Windows Mobile (além do Android) para quem é fã do WM e da querida finlandesa.

                                                                                                                                                                                    • Assino embaixo, acho que essa saída deles é até boa, mas creio que estão mesmo imitando a Google, capricham no sistema, e em matéria de hardware só lançam uma linha de smartphones, que como a Google, sequer lançam o Nexus em mercados emergentes e pobres como o nosso. Estamos nas mãos da OEM´s, vida longa à Nokia!

                                                                                                                                                                                      • KKK Jorge do windowsclub/blogão deve tá pirando pra ver o que consegue confabular pra tentar manter o WP vivo em seus artigos!!!! Oque causa desconforto na plataforma WP é a mudança repentina de estratégia, desencontros de informações... isto causa muita instabilidade e descrença; uma plataforma móvel recente não pode gerar esses tipos de desconfianças, muito pelo contrário! Pra vcs verem: O sistema móvel da M$ já foi: Corporativo (até 6.5); doméstico (7/ 7.5/ 7.8), o do futuro (8), do futuro tudo em 1(8.1), O do futuro/ tudo em um /doméstico/ corporativo (W10M e suas diversas builds). Depois disso... Só faltou sair um dragão ou algo pior.

                                                                                                                                                                                        • Fenix não morre sempre renasce.....por isso da imagem.....kkkkkkkkk

                                                                                                                                                                                          • WP 2 ALEGRIAS, A primeira na hora da COMPRA. A segunda na hora da VENDA

                                                                                                                                                                                            • O fim dessa novela eu achei que foi dramático demais, até um pouco over. Só faltou casamento.

                                                                                                                                                                                                LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

                                                                                                                                                                                                Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar