LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Microsoft e Temer de mãos dadas: fim do Software Livre terá impacto gigante nas contas públicas

01 de novembro de 2016 65

Se fossem pessoas físicas a Microsoft e o Governo Federal Ordem e Progresso seriam verdadeiras comadres, já que um vive agradando a outra. Após a companhia de Redmond escolher a capital do país para abrir o primeiro Centro de Transparência da América Latina, o alto comando político do país vai "retribuir" o favor e anunciou recentemente a abertura de licitação para comprar vários produtos da empresa.

Conforme já noticiamos, o prazo para que os órgãos manisfestem interesse se encerra no dia 11 de novembro. No entanto, essa medida põe em risco a chamada política de Software Livre, em vigor desde 2003 quando o PT entrou no poder, uma vez que essa traz vários benefícios como a redução de custos, concorrência aberta e o mais importante: promove o desenvolvimento de tecnologia no próprio país.

Independente das opções, o impacto nas contas públicas tão criticado pelo governo Temer será enorme. Em 2012, por exemplo, a Caixa Econômica Federal comprou milhares de licenças do Office, Exchange, sistemas operacionais para servidores, soluções de comunicação Lync, Sharepoint, bancos de dados SQL e mais pelo valor de R$ 112 milhões, parcelados em três anos. Sem contar os R$ 144,4 milhões gastos em licenças permanentes no ano passado.

A justificativa para isso foi a seguinte:

Apesar dos esforços da Caixa e dos fornecedores para suporte e consultoria, não foram alcançados resultados satisfatórios em inúmeros projetos estruturantes da plataforma baseada em soluções de software livre", declarou o banco.

Contudo, vale ressaltar que o uso de software livre não teve muita adesão, com apenas 55% dos softwares de e-mail em uso atualmente, 15% de pacotes de escritório e míseros 5% em sistemas operacionais


65

Comentários

Microsoft e Temer de mãos dadas: fim do Software Livre terá impacto gigante nas contas públicas
  • Muitos falam que o software livre pode ser o propulsor de tecnologias no Brasil, mas ajuda muito quando o produto é de fora, né!? Poderia um brasileiro ajudar? Poderia, se for aberto, mas nem se compara se existisse uma comunidade que oferece um serviço contínuo de atualização e esse fosse usado pelo governo. Que não é isso que temos. Do jeito que tá, promove nada, a não ser o ego de muitos que são contra qualquer uso de software proprietário.

    Meu computador, meus programas.

      • Cara existe projetos livres e públicos mantidos por brasileiros: https://softwarepublico.gov.br/social/search/software_infos E sim existem vários brasileiros q ajudam projetos, ou criam projetos do zero. Só pq vc não conhece ou não usa, não quer dizer q não exista. E se vc fizer algum programa vc pode sugerir lá no site https://softwarepublico.gov.br/social/spb/publique-seu-software E não sou contra software proprietário, pq afinal eu trabalho em uma empresa q desenvolve um, porém usamos várias libs open e se encontramos um problema o mesmo é passado a frente para q outros não tenham o mesmo problema e seja feito o fix. E se faltava i18n no projeto as vezes eu faço, antigamente faltava pt-br e hoje em dia vejo mais colaboradores. Mas acho q no setor público deveria ser software livre, ou até mesmo proprietário de um orgão do governo q faça toda a solução completa para tudo, pq até pouco tempo atrás os softwares dos detrans não se "conversavam".

        • A PEC 241/2016 mudou pra PEC 55/2016.
          Ninguém fala mais da 241, é tudo a 55 agora. Que é a mesma coisa.

            • Pow! Não fala do avatar do Tokyo Ghoul, senão até eu me ofendo! Hahahaha... é um dos animes que mais gosto.

                • linuxfags ficam doidos

                    • #ForaLinux comunistas russos não passarão no meu brasil livre guiado pela microsoft, bandido bom é bandido morto #Micromito2018

                        • Isso é uma vergonha,gastar dinheiro com software agora,mas a 241 não é para limitar os gastos, alguém deve estar ganhando com isso,tem que gastar é na área de saúde que está precaríssima e não com software,é um governo sem vergonha...

                          • A Microsoft da todo o suporte aos seus produtos proficionais , tem que por na balança , quanto sera o gasto entre as duas opções !

                              • O q adianta usar Linux e soluções de software livre se as melhores opções estão no Windows? Pra diversos trabalhos preciso de photoshop, fireworks, after effects, sony vegas, o office e a sincronização do onedrive disponibilizando arquivos offline ajuda mt tbm. Queria que o Brasil tivesse softwares livres, mas se não for de qualidade melhor nem arriscar. Soluções pagas tem um bom suporte tbm, tanto da empresa tanto na internet em geral.

                                  • Amigo, governo não usa Photoshop, nem After Effects. Basicamente o que é usado é sistema operacional, navegador, gerenciador de e-mail, suíte de escritório e sistemas internos que rodam em plataforma Web.
                                    O Brasil é um dos maiores e mais respeitados desenvolvedores de software livre, no mundo, com sua maior concentração encontrada no sul do país.
                                    A Microsoft faz um grande lobby para manter seus produtos a venda. Os maiores gastos do governo e órgãos públicos são obras e TI, seguindo essa ordem, respectivamente.

                                      • Vc q precisa disso tudo ai, mas nem todos precisam... Maioria dos softwares estão se tornando web, pra q vc vai precisar algo além do navegador? O máximo q vc deve ter é drivers do periféricos e ai sim vc pode ter dependência de um SO. Sobre o suporte como já falei antes aqui, vc sempre vai ter alguém de infra para cuidar e o salário do cara é o mesmo, ou vcs acham q o usuário final q mal sabe o q é internet liga para a MS. O governo tem alguns projetos q vc pode usar https://softwarepublico.gov.br/social/search/software_infos , me lembro na faculdade q usavam o CACIC.

                                        • Temos que pesar os prós e os contras.Eu sou a favor do uso do Software Livre somente quando esse atende 100% das necessidades. Mas temos que ser coerentes e concordar que ainda temos muito o que melhorar para que o software livre seja aceito pelos noobs. Eu sou desenvolvedor de software e uso Ubuntu, porém não consegui me livrar do Windows por completo, afinal não existe software livre que se compare ao Photoshop ou o Fireworks (e não adianta chorar dizendo que o GIMP faz isso!). Sem falar nas ferramentas de escritório, onde um Open Office ou um BR Office não consegue abrir um documento .docx sem apresentar qualquer erro, obrigando os usuários a irem até um Windows só pra fazer essas pequenas atividades.Sem citar tbm a ferramenta de e-mail comporativo, como o Portal Office, que supera e muito as soluções free para bloqueio de SPAMS. Enfim... eu luto pelo uso do software livre, mas confesso que até eu não consegui ainda me livrar da Microsoft por inteiro.

                                            • Também uso o Ubuntu para desenvolver e para mim o GIMP resolve, nunca fui um viciado em PhotoShop, pois comecei pelo GIMP e fui mexer no Photoshop depois. Fireworks nunca usei e nunca vi utilidade, para mim é claro. Imagem vetorial uso o Inkscape, e já usei Corel e sei q é "limitado", porém resolve para o q eu uso. No LibreOffice, realmente DOCX é um problema, mas vou dizer q tive problemas no próprio Word quando estava fazendo meu TCC, onde o mesmo corrompeu o arquivo ao salvar e no dia seguinte ao abrir ele falou q estava corrompido. O pior q a faculdade só aceitava DOCX e perdi 1 semana do q eu tinha feito, já que né "quem salva um arquivo e abre para ver se salvou certo", pq depois de salvo mandou para cloud e foi para tudo e GG, pior maneira de descobrir q sempre tem q usar o "save as" =/

                                                • Já passei por algo parecido no Mestrado, mas tive a sorte de ter mantido o .docx dentro de um diretório do Dropbox, então quando ele corrompeu, eu tive a enorme sorte de ir no versionamento e reverti o arquivo para uma data anterior. Mas quase eu piro!!
                                                  Atualmente, na empresa que trabalho, usam o Portal Office, onde quase todos os aplicativos são na nuvem, desde Word, Excel, Power Point, etc. são utilizados como Software As A Service (SaaS).
                                                  Quanto aos software do Windows (instaláveis) que são superiores ao do Linux, confesso que sempre tento usá-los primeiramente pelo Wine, e somente quando esse não funciona é que vou para a partição Windows.

                                                    • Bom pelo menos não fui o único premiado a acontecer isso, pq quando falo isso jogam pedra em mim pq "isso nunca aconteceu comigo, o word é perfeito, vc q deve ter feito algo errado...". Cara eu q só usava Ubuntu em casa tive q usar o Windows Vista para garantir q não teria problemas de compatibilidade na época, e anda me dei mal, acho uma sacanagem das universidades não disponibilizarem um padrão latex ou um modelo odt da vida, até comecei a fazer em latex mas percebi q nem o padrão ABNT eles seguiam ai desisti =/ É usar software do Windows no Linux é um saco, por isso evito usar qualquer um deles e sempre tento achar uma alternativa.

                                                  • Eu até apoio o software livre pois o Brasil precisa de uma base para desenvolver suas próprias soluções. E a base só pode ser software livre.
                                                    Mas, entendo que, ao menos, por enquanto (pra não dizer nunca) o Brasil não está preparado pra nada. É um país da vergonha que depende de tudo de fora em termos de tecnologia do tipo.
                                                    Em vários departamentos é possível usar software livre, economizar muito. É possível conviver como software proprietário e livre sim.
                                                    Em 2008 só na esfera federal em com poucas soluções livres teve uma economia de 150 milhões de reais. Fiquei sabendo por alto que em 2010 foram mais de 500 milhões.
                                                    Enfim, para um país da crise, chega ser uma afronta ao nosso suado dinheiro.

                                                    Enfim, não dá pra viver só de software livre, mas deixar de apoiá-lo é um vergonha sem tamanho.
                                                    E pelo jeito o Brasil vai ser um dependente "químico" do software proprietário de fora.
                                                    Pois se ao menso fosse software proprietário produzido no Brasil, tava tudo bem.

                                                      • Cara é uma compra em massa para pegar melhores valores, em nenhum momento falaram q iriam trocar de solução... Aquele site sei lá o q digital q meteu PT e mudou tudo... Acho q ninguém será forçado a usar Microsoft por esse acordo ali, como falie existe uma planilha q fala se estão atendendo ou não os softwares atuais. Aqui por exemplo durante muitos anos nosso software no servidor foi feito exclusivamente para Windows, porém nos últimos anos os clientes começaram a pedir por soluções com Linux e tivemos q adaptar todo o método de instalação/atualização e suporte para atender esses clientes(pois o nosso software já era em Java). Essa briga de um é melhor q o outro é chato, agora mesmo estão discutindo política aqui ¬¬'' Cada um usa o melhor para resolver o seu problema, teve gente aqui q duvidou q uma VM do Ubuntu limpo roda com menos de 40MB(256MB tem q ter para instalar, mas residente fica 38MB), eu uso vm's do Windows 2000 na intranet q ocupam +-90MB(claro q alocado para ele tem 256MB) para softwares q precisam do Windows e ocupam alguns MB. Acho errado é que cada estado/município crie sua solução, os softwares para toda instituição deveria ser padrão e vir lá do federal definido, pq até sugerem alguns porém não é obrigatório.

                                                        • + possibilidades talvez

                                                            • Essa de usar o soft da Microsoft é uma imoralidade,ele não disse que temos que apertar o cinto,reduzir gastos (ele o governo) como vem com essa agora...

                                                              • Para quem trabalha com certas aplicações citadas ai acima, sabe muito bem que os softwares livres não são tão completos, talvez seja essa explicação, e outra, se a Caixa ussa isso e o sistema esta uma porcaria, então fazer o que né, não estou defendendo bandeiras de empresas de software é claro, mas defendendo as empresas que fazem o que é melhor para o sistema, eu fui certa vez em uma delegacia, e realmente é vergonhoso a situação, o escrivão me mostrou o sistema era Windows, detalhe, meio controverso, eles combatem a pirataria, mas o sistema usado na delegacia era pirata, que legal isso né, porque será que eles preferen o Windows ao invés do Linux, eu perguntei isso a ele, a resposta é simples, certas coisas não da para se fazer nele, ai não quiz entrar em detalhes, e acabei doando uma impressora a laser para eles, vergonhoso ver os caras imprimindo flagrantes com 400 páginas, em uma impressora de jato de tinta, que ainda por sinal estava com os componentes todos gastos, e ainda fazia um barulho enorme, e tinha ainda que reser para ela não travar, pouca vergonha do governo, porque a impressora da delegacia estava quebrada a meses, esperando para concertar, e a impressora de jato de tinta era da filha do escrivão, e também já estava quebrada, isso a 3 anos atrás, eu sinto vergonha de ver essas coisas, ao menos eu sei que os impostos que pagamos, boa parte está la na Suíça.

                                                                  • Um país que utiliza soluções de software de multinacionais não pode ser considerado soberano. Investir em software é estratégico para qualquer nação que queira ser respeitada. Infelizmente o Brasil esta retrocedendo. Nada contra as soluções da MIcrosoft, mas o Brasil, tratando-se dos órgãos públicos, deveria investir em um ecossistema próprio.Eu trabalho numa organização militar das forças armadas e não entendo como ainda utilizamos Windows como SO nos desktops para trabalhar com assuntos de defesa nacional. Só falta agora começarmos a adotar o outlook ou gmail para troca de e-mails...

                                                                    • À controvérssias... só pq votaram na dilma em 2012 não quer dizer que gostaria de ter votado no Temer. Mas é como vc disse defendendo-a ou não qualquer um de nós deveria estar defendendo Michel Temer por seu Governo, pois ela deixou o pais pra ele em um buraco.

                                                                        • a única alegria de usuario Linux é dizer que android é "Linux"

                                                                          • Logo logo, proibirão o Android no Brasil pq usa o Linux!! Hehehehe!!

                                                                              • Apareceram os PTralhas aqui! Que dó, aquela mulherzinha (Dilma), que doou toneladas de feijão praquela ditadura nojenta (Cuba) fez com que o preço do feijão subisse prejudicando o consumo dos mais pobres! E tem gente que tem coragem de vir dizer que ela (Dilma) era a favor do pobres, não sei se é alienação ou burrice mesmo, ou os dois juntos

                                                                                  • Corporativismo

                                                                                      • Quero ver todo mundo tomando no rabo, não tiveram coragem de infernizar as ruas para tirar Dilma? Porque não fazem o mesmo com Temer? Cadê aquela perseguição toda? Se antes já estava ruim, agora vai ficar pior ainda. E como Dilma falou, pobre antigamente só comia carna no BRASIL se mordesse a língua. E antes que alguém aqui diga alguma coisa, eu não votei em ninguém.

                                                                                          • A Dilma deixou 12 milhões de desempregados, trouxe a inflação de volta, e nos trouxe a pior crise da história, se levará de uma a duas décadas pra se resgatar os valões econômicos que o Brasil apresentava até 2011!

                                                                                            "Quero ver todo mundo tomando no rabo, não tiveram coragem de infernizar as ruas para tirar Dilma?" Já tomaram, quando ela ferrou com a nação inteira com a crise que ELA produziu"Se antes já estava ruim, agora vai ficar pior ainda."

                                                                                              • Mo mostre os indicadores econômicos mostrando que a situação ficou pior! Falar por falar não muda nada
                                                                                                "E como Dilma falou, pobre antigamente só comia carna no BRASIL se mordesse a língua. E antes que alguém aqui diga alguma coisa, eu não votei em ninguém."
                                                                                                Verdade, a inflação que ela trouxe de volta é muita amiga do pobre!
                                                                                                Tá bem na cara que é um petralha ou um vermelhinho disfarçado, que diz que não votou em ninguém pra disfarçar que votou na pior criminosa que a nação já viu

                                                                                                  • Vc diz isso pq viu na TV?? Naum assista a Rede Globo, essa sim é a maior criminosa da História da nação!!

                                                                                                    • O pior que falam mas não admitem que quem votou na Dilma também votou no Temer... ou ele se elegeu agora? Quem defende a Dilma deveria defender o Temer com unhas e dentes... senão não teriam votado nos DOIS...

                                                                                                        • Para com esse papinho furado, por favor. Falácia ridícula de batedor de panela alienado. Quem votou na Dilma votou no PT. Se o Temer tava no chapa, foi porque o PT quis apoio político de uma parte da oposição. Só. Imagina um cenário onde o teu político do PSDB se elege e tem um da oposição forte como vice... Vai deixar de votar nele só por causa disso? Isso é jogo político, meu caro. Presidente sem apoio no congresso não tem governabilidade e portanto, não faz p*rra nenhuma. Mas aí a estratégia do PT se votou contra ele e o resultado nós já conhecemos.

                                                                                                            • mais vale um batedor de panela do que um morto de fome que vota com a barriga e destrói o resto do país, ou então esses vendidos que por ideologia ou canalhice mesmo se vendem pra governos de bandidos

                                                                                                                • kkkkk que piada
                                                                                                                  Como se a oposição não passassem de um bando de bandidos safados entreguistas também. Não estou do lado de nenhuma ideologia, meu pequeno alienado. Mas o Temer tendo o apoio absoluto do congresso, que é majoritariamente constituído por PSDB e coligações, acha mesmo que um Aécio/Serra/Alckmin ou qualquer outra porcaria do tipo ali na Presidência não estaria fazendo a mesma coisa? Vocês não sabem de nada sobre política mesmo, muito ingênuos.
                                                                                                                  Ta certo que na prática vemos que o Estado brasileiro não da conta de gerenciar esse país sozinho, sem ajuda da iniciativa privada, mas querer ficar entregando tudo...? Olha a PLS 131/2015, olha a Belo Monte... Enfim, político de nenhum partido aqui neste país está preocupado com o bem estar da nação, e sim com o próprio bolso.
                                                                                                                  O que me deixa puto é isso: fazem uma grande manifestação para tirar um partido safado do poder, mas aí deixam o outro que é mais safado ainda lá e o tratam como heróis, como os mocinhos da história.
                                                                                                                  Mas enfim, chega disso porque aí já é mudar de assunto demais.

                                                                                                                    • "ENTREGUISTAS" ta na cara que é um esquerdista retardado
                                                                                                                      "ALIENADO" mas ta muito na cara de que se trata de um esquerdista retardado.
                                                                                                                      "Vocês não sabem de nada sobre política mesmo, muito ingênuos."
                                                                                                                      Quem sabe de política é a DIilmãe, é o Lula, ou gente da tua laia
                                                                                                                      tsch

                                                                                                                        • Cara, você fez curso de estupidez? Pqp. Mesmo tendo deixado claro que não tenho lado ideológico nenhum, ainda mais nessa imundice de política brasileira, você ainda insiste em me chamar de esquerdista? Não ter argumento é foda mesmo, heim? Mas esperar o que de um pivete usando avatar de anime. É mesmo que esperar que elefante crie asas.

                                                                                                                            • Concordo que todos são corruptos, mas não vi ninguém tratando o PSDB ou PMDB como santinhos da história, o que eu vejo, é que a maioria está envolvida a lava-jato e espero que todos sem exceção sejam presos! Quanto a entreguismo, é realmente uma questão ideológica, existe uma vasta literatura tanto a favor quanto contra a privatização! Mas eu acredito mais no empirismo do que em meras palavras, o estado funciona?! Nao. Fazer o que?! Aumentar o tamanho do estado, ou diminuir?! Nem um, nem outro, e os dois, deveríamos abrir umas areas de livre comercio no Brasil, e ver se dar certo, e aumentar o tamanho do estado em outras partes, ora ve se dar certo tambem, veríamos o que que da certo!

                                                                                                                                • Agora sim um comentário coeso e sério, sem estupidez de papagaios de facebook. Realmente,em curtas palavras, é ingenuidade achar que o Estado consegue controlar tudo e mais ainda achar que o empresariado consegue controlar uma nação deste tamanho. Os dois devem coexistir harmonicamente para que haja ordem e progresso. O que eu discordo com você é em relação ao tratamento que a oposição do PT vem recebendo nisso tudo: apesar de um ou outro serem citado em delações por aí, poucos estão recebendo a martelada da justiça. E se você observar os comentários do povão (quando digo povão, não me refiro a classe econômica, e sim aquela massa alienada), a maioria parece querer justificar os absurdos de decisões que vem sendo tomadas pelo atual governo e base aliada nas últimas semanas, sob a justificativa de que "partido X é o culpado por a gente ter que tomar no c*, então vamos aguentar caladinhos". É isso que eu não suporto: Achar que somente tirar o PT do poder vai melhorar alguma coisa, sendo que tem muita raposa velha à solta por aí. O PT deve ser visto como o primeiro de muitos que virão.

                                                                                                                          • Quem votou na Dilma votou na chapa, portanto votou nos dois. Vc é que parece um alienado que vota em candidato e não em grupos e programas de governo.

                                                                                                                  • Criou-se a 241 para reduzir gastos e vai comprar software? Tudo bem que software fechados podem ser melhor que softwares livres, mas a intenção não era economizar... Ridículo os impostos no Brasil; altíssimos, governo corta as verbas para os serviços públicos e a população de braços cruzados só olhando e aceitando tudo. Por isso é assim: Tecnologia demoram anos para chegar ao país, não tem incentivo, serviços públicos precários e todo mundo empurrando com a barriga...

                                                                                                                    • Essa raça ainda recebe iphones ????

                                                                                                                        • Repostaram a mesma notícia? É uma compra em massa de software da MS,porém isso não quer dizer q será substituído tudo. Olha a planilha aqui: http://www.sisp.gov.br/catalogosisp/wiki/Apresentacao Existem tanto softwares rodando em Linux e Windows que não atendem os usuários.

                                                                                                                            • Cade o Ezequiel, em ?

                                                                                                                                • decisão correta! Linux não tem futuro para se ter um uso mediano tem que gastar com treinamento de pessoal o que deixaria os custos ainda mais caro, trabalhando com softwares MS vai render mais.

                                                                                                                                    • VC fala como se para trabalhar com produtos MS não fosse preciso treinamento tbm...

                                                                                                                                        • Nem me fala, LibreOffice é ridículo se comparado ao Microsoft Office, a interface Ribbon permite ao usuário ajustar um documento com muito mais rapidez e facilidade que ter abrir um zilhão de caixas de diálogo.

                                                                                                                                            • Para 90% do uso que se faz do MS Office, o Libreoffice se presta ao mesmo serviço sem nenhum custo para o usuário. Creio que há de se dar o devido valor a esse trabalho, feito em boa parte por voluntários guiados por um ideal verdadeiro. Creio que sua gratuitidade influencie até mesmo no valor do produto da Microsoft, beneficiando inclusive quem não o utiliza. Usar o Linux, hoje em dia, é tarefa até mais fácil que se adaptar às mudanças promovidas pelo Windows 8, 8.1 e Windows 10, já que a Microsoft por vezes confunde clientes com reféns. Isso sem considerar que os sistemas Linux são bem mais leves e bem menos propensos a virus e etc. Penso que a maior dificuldade, nos dias atuais, fica na mente do usuário, que historicamente sempre resistiu a mudanças.

                                                                                                                                                • Desculpa amigo, já utilizei ambos, office da microsoft sem sombra de duvida é melhor, mas o libreofice quebra um galho

                                                                                                                                                    • Nopz, discordo veementemente, o Windows 10 e Office são muito mais amigáveis de usar que qualquer distribuição do Linux. Trabalho no MPU, precisava usar LibreOffice quando tinha que escrever um documento ou usar uma planilha e odiava a experiência, que agora ficou pra trás desde que eu comprei um Surface Pro 4 na minha última viagem pros EUA e passei a assinar o Office 365.

                                                                                                                                                • Excelente escolha

                                                                                                                                                    • O pessoal quer tudo na mão. Com esse pensamento vamos nos aprofundar no limbo tecnológico. :/

                                                                                                                                                      Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar

                                                                                                                                                      Melhores smartphones dual-SIM | Guia do TudoCelular

                                                                                                                                                      Vai importar smartphone? Saiba se o celular funciona no Brasil antes de comprar

                                                                                                                                                      Galaxy S7, S6, iPhone SE, Lumia 950 e Xperia XA | Comparativo de câmeras do TudoCelular