LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Lumia 1020 é utilizado por cientistas como microscópio em pesquisas sobre DNA

18 de janeiro de 2017 48

O Lumia 1020 mesmo com seus quase quatro anos de vida, ainda é amplamente respeitado pelo poder da câmera de 41 megapixels com lentes Carl Zeiss, que até hoje não conseguiu ser replicada em qualquer outro dispositivo móvel.

Produzido ainda sob o olhar da finlandesa Nokia, o dispositivo que chegou ao Brasil em 2013 ainda é apontado até hoje como uma das melhores alternativas do mercado de telefonia móvel inteligente.

Apesar de não pertencer a última geração, o notório integrante da clássica família Lumia ganhou destaque nesta semana, em um uso bem peculiar e importante, em prol do avanço da ciência.


Um grupo de cientistas da Suécia desenvolveu um microscópio especial, que trabalha conjuntamente com a poderosa câmera do Lumia 1020, onde é possível detectar produtos fluorescentes das reações de sequenciamento de DNA em células e tecidos, permitindo que os médicos acessem o sequenciamento de DNA direcionado para análise molecular em coisas como tumores utilizando apenas o aparelho portátil.

Com sua rápida expansão de imagens e capacidade de detecção, poder computacional e conectividade, os smartphones ajudam a traduzir medições biométricas de ambientes de laboratório para pesquisas de campo.

Afirmam os pesquisadores.

O trabalho foi publicado na Nature Communications, e este conceito pode ser benéfico para levar a medicina avançada para lugares sem laboratórios com equipamentos sofisticados, onde o diagnóstico molecular muitas vezes não está disponível.

Mesmo estando apenas na memória de muitos usuários, os fãs ainda podem ficar felizes em saber que o Lumia 1020 segue trabalhando hoje por um bem maior.

O Nokia Lumia 1020 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

48

Comentários

Lumia 1020 é utilizado por cientistas como microscópio em pesquisas sobre DNA

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar