Sony 06 Abr
A Nielsen publicou o relatório US Games 360, no qual faz um apanhado geral dos costumes e desejos do gamer americano. Entre as estatísticas, a companhia mostra as plataformas preferidas, o sonho de consumo e detalhes sobre o hábito do consumidor de jogos dos Estados Unidos.
Entre os destaques está uma questão sobre o console de “próxima geração” que o americano deseja. Aqui, deixei entre aspas porque nem o PS4 Pro e nem o Scorpio são, de fato, videogames da geração seguinte ao PlayStation 4 ou o Xbox One.
Enfim, enquanto 13% dos consumidores com mias de 13 anos se mostram mais propensos a adquirir o Scorpio, são 15% os que pretendem comprar o PS4 Pro. Já o Nintendo Switch atrai 16% dos compradores.
E a preferência pelo console da Sony é ainda maior na versão original, com 21% dos questionados dizendo ter vontade de comprá-lo. Já o Xbox One é o desejo de 17%. Isso mesmo, os consoles originais são mais desejados que suas atualizações.
As porcentagens mudam um pouco quando a pesquisa abriga o público geral, e não apenas aqueles que se encaixam na definição de gamer. Mas o resultado é basicamente o mesmo, com o PS4 atraindo 15% dos consumidores, seguido pelo Switch e Xbox One, empatados com 12%, PS4 Pro e Scorpio, com 11% e 9%, respectivamente.
E a pesquisa vai um pouco além. Também foi questionado quais videogames cada entrevistado já ouviu falar. E o PS4 é o mais popular, seja entre o público gamer ou “não-gamer”. O Xbox One vem em segundo, e o Nintendo Switch é o terceiro entre os gamers, posição ocupada pelo PS4 Pro entre o público “comum”. Veja o gráfico abaixo.
Apesar de ser mais popular, o console da Sony não atrai tanto os jogadores “mais sérios”, digamos assim. Os donos do PS4 passam 48% de seu tempo em jogos quando ligam seu videogame. Já os proprietários do Xbox One gastam 50% do tempo com o dispositivo ligado jogando.
As outras tarefas mais populares incluem assistir vídeos de streaming, ou DVDs/Blu-rays, que tem 10% do tempo no PS4, contra apenas 2% no Xbox One.
Já a jogatina online tem um equilíbrio: 19% em cada console passa o tempo de jogo online, enquanto o resto é passado em uma campanha solitária, offline.
Quanto ao número de plataformas que cada jogador passa o tempo, temos dados interessantes. Em 2016, havia 18% que jogava tanto em videogames como no PC e no smartphone/tablet. Esse percentual caiu para 16% em 2017. E o número de jogadores que preferem uma única plataforma aumentou de 42% para 46%.
Ou seja, aqueles que jogavam em dois tipos diferentes de plataformas também caiu, de 40% para 35%, entre 2016 e 2016. Isso, claro, considerando os consumidores com 13 anos ou mais, nos Estados Unidos.
Já sobre os jogadores em dispositivos móveis, o ano de 2017 viu, pela primeira vez após cinco anos, uma queda. São 62% os que jogam em um tablet ou smartphone, contra 66% no ano passado. Ainda assim, esses dispositivos são a preferência como plataforma de jogo para apenas 26%.
Já os consoles são os preferidos de 47% dos pesquisados, enquanto o PC é a primeira opção para 27%.
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