LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows pirata pode ter ajudado a propagar o 'WannaCry' na China e na Rússia

16 de maio de 2017 9

Quem acessou a internet nos últimos dias já está ciente do que é o WannaCry e do tamanho do problema que o vírus vem causando mundo afora. O software malicioso do tipo "ransomware", obriga o usuário afetado a pagar U$ 300 (~R$ 935) em Bitcoins para ter as suas máquinas pessoais desbloqueadas.

Apesar do problema ter atingido diversas regiões, incluindo o Brasil, uma companhia de segurança digital da Finlândia revelou que os mais afetados foram a Rússia e a China. O motivo? A grande porcentagem do uso de software pirata.

Vale destacar que a Microsoft já lançou patches específicos de segurança em março deste ano, nem o finado Windows XP ficou de fora dos updates mesmo sem contar com suporte oficial desde 2014. Porém, o grande problema é que no caso dos sistema piratas, essas correções não podem ser instaladas, o que na prática acaba deixando milhares de PCs desprotegidos.

Windows pirata ajudou a espelhar o vírus.

Os números mostram que até o fim de 2016, cerca de 70% dos computadores da China estavam rodando software pirata. A Rússia não ficou nada atrás, com uma fatia expressiva de 64% de PCs com Windows sem licença original.

Na China, o problema é tão grave que até mesmo instituições de ensino e grandes empresas optam por usar alguma versão do sistema operacional da Microsoft sem licenciamento em suas máquinas. O resultado dessa prática fez com que o "WannaCry" conseguisse se propagar sem grande dificuldade, atingindo diretamente 40 mil instituições locais.

O alto nível de propagação do problema nessas regiões mostra o perigo de usar softwares desatualizados - a Microsoft inclusive alertou os governos para os perigos dessa prática. Porém, segundo o jornal norte-americano "New York Times", optar por programas piratas e a falta do costume de pagar por software já está integrado em algumas culturas, sendo assim problemas desse tipo podem continuar acontecendo.

Continue acompanhando o TudoCelular para ficar por dentro dos desdobramentos desse tema que vem "assombrando" o mundo da tecnologia nos últimos dias.


9

Comentários

Windows pirata pode ter ajudado a propagar o 'WannaCry' na China e na Rússia

LG Gram Style: um notebook premium e bonito por fora, mas... | Vídeo Hands-on 

Confira destaques da nova Atualização de Abril do Windows 10 e saiba como instalar