» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

BlackBerry Curve 9320

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e unboxing

Enquanto o Bold 9900 é o smartphone high-end da marca, quando pensamos em aparelhos que não são BlackBerry 10, o Curve 9320 é um representante intermediário para quem quer um BlackBerry no país - se você estiver lendo este review quando o Z10 chegar ao país, pense no Curve como um antigo gadget da empresa. Por dentro ele conta com um processador com um núcleo rodando a 806 MHz, acompanhado de 512 MB de memória RAM e mais 512 MB de memória interna, que pode crescer até 32 GB com um cartão microSD.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

A caixa é bastante simples, sem muitos detalhes e poucas cores. Não é um problema, principalmente para o smartphone que tenta ser um grande companheiro de executivos e outros usuários que não são tão...festivos. Do lado de dentro, encontramos apenas o smartphone deitado numa espécie de cama, que levantada revela o carregador de tomada, cabo microUSB e também o fone de ouvido.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Há também um pacote com manuais e outras informações importantes para o usuário.

Parte externa
BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Assim como do lado de dentro, o lado de fora é mais simples do que o BlackBerry Bold 9900. Ele conta com uma tela de 2,44 polegadas e resolução de 320 x 240 pixels. Ainda na frente, encontramos o tradicional teclado QWERTY da empresa canadense e botões para ligar, desligar (também o aparelho), acionar o menu de opções de cada app, outro para voltar e, por fim, um que faz a navegação em qualquer parte do sistema operacional. O melhor de tudo, é que o trackpad é sensível ao toque. Nada de trackball, ou outro método que junta poeira dentro.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Na lateral esquerda, há a conexão microUSB e um botão exclusivo para chamar o BBM - um dos pilares da marca, aplicativo que consegue enviar mensagens e outros dados pela conexão com a internet, carregado de criptografia.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

No outro lado a BlackBerry instalou botões para volume e um exclusivo para chamar a câmera traseira - ele conta apenas com ela, nenhuma na parte frontal.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Abaixo de tudo há uma grelha com o alto-falante e o microfone.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Em cima, um botão para destravar a tela divide espaço com a conexão para fones de ouvido.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

A parte traseira foi equipada com uma câmera de 3,2 megapiexls que conta com o auxílio de um flash LED, logo da BlackBerry e mais nada.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

A bateria é de 1.450mAh, que garante até 432 horas de stand-by, 7 horas de conversa no 3G e até 30 horas seguidas de reprodução de música.

Dimensões, pegada e peso

Este Curve não é o mais bonito BlackBerry já feito, muito menos o menor ou mais leve. Porém, de qualquer forma, ele é extremamente confortável nas mãos, por uma simples razão: seu corpo conta com uma traseira um tanto arredondada. Praticamente anatômico e se encaixa perfeitamente nas mãos. Com as dimensões reais de 109 milímetros de altura, por 60 de largura e 12,7 milímetros de espessura, pode crer que o smartphone fica dentro das mãos e todas as funções são facilmente alcançadas pelos dedos - mesmo naqueles botões que ficam nas laterais, que por serem emborrachados, conseguem passar mais segurança de uso. Já com a bateria instalada, o dispositivo conta com apenas 103 gramas de peso.

Ele é todo de plástico, o que dá certa sensação de limpeza ao não atrair muitas impressões digitais, mas ao mesmo tempo ele não passa uma sensação de segurança. A tampa da bateria não parece muito bem fixa e uma pequenina batida de dedos já dá um som de algo solto. Os botões são todos saltados para fora, isso ajuda na hora de sentir onde você está e até a dispensar a olhada no teclado para digitar.

Uma pequenina bolinha fica acima da tecla D, que é onde estão os números. Mais uma vez, este teclado ajuda na hora de sentir em que ponto dele você está, sem olhar.

Desempenho do BlackBerry OS

Assim como os BlackBerry que foram lançados antes de 2013, o Curve conta com uma versão do sistema operacional móvel, que não é o BlackBerry 10. Ele já vem equipado com o BlackBerry OS 7.1, que é a versão mais recente do sistema, antes do BB 10. Ainda comparando com o Bold 9900, este modelo não conta com interface de toque na tela. Toda a navegação é realizada, sem problemas, pelo trackpad central e pelas teclas do teclado físico.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Da mesma forma como acontece com os Androids, o BlackBerry OS conta com um botão específico para acionar o menu dos aplicativos, seja ele qual for. Quando o usuário não está em um app, este menu acessa as configurações da home. Outra função para ele, que conta com o símbolo da BlackBerry, é a listagem de apps abertos recentemente. É exatamante igual ao que o Android oferecia até a versão 2.3. Uma lista horizontal com tudo que você já abriu.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

A tela inicial não pode receber qualquer widget ou atalho, ela é exclusiva para o papel de parede e algumas informações, como o relógio, data e sinal da operadora - além das notificações de algo novo. Um ponto positivo deste OS é que as notificações ficam agrupadas por aplicativo, assim como faz o iOS. Não há uma lista cronológica geral, mas sim uma cronológica de acordo com cada programa que está enviando a informação.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Ainda falando da tela incial, nós podemos buscar algo no smartphone apenas ao clicar na lupa do lado direito. Ela realiza uma busca universal no aparelho. Isso inclui termos que estão em mensagens, no BBM, em e-mails, músicas, fotos e qualquer outro arquivo que está em alguma parte do gadget. A busca pode ser feita tanto com o teclado QWERTY, quanto por voz. Nesta segunda opção, encontramos certos problemas no reconhecimento do português paulista. O termo dificilmente era reconhecido corretamente pelo serviço.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Todos os programas ficam listados numa parte abaixo de tudo, que é acessada ao clicar no nome da categoria escolhida. Há uma que agrupa qualquer aplicativo instalado, outra apenas para os seus favoritos, outra para reprodutores multimídia, todos os downloads feitos e os aplicativos abertos com maior frequência. É possível remover algumas abas, ou deixar apenas uma disponível. Infelizmente não é possível criar novas abas.

A loja de apps do Curve rece o nome de BlackBerry App World e conta com alguns apps universais, como o Foursquare, Facebook, Twitter, Dropbox e até o Windows Live Messenger - morto pela Microsoft e substituído pelo Skype.

Um ponto confuso é que há dois ícones que levam para os ajustes do aparelho. Um mais simples, com informações mais mastigadas e outro mais complexo. Sempre me perco entre ambos os locais, mas os dois contém as mesmas possibilidades de personalização.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

De fábrica a RIM instalou o Twitter, Facebook e dois jogos bem simples. Por fim, o navegador é demonstrado com bastante poder. Ele realmente consegue abrir todo o tipo de conteúdo da web e a ferramenta de aplicar zoom funciona com o clique do trackpad. O site leva certo tempo para carregar, mas mesmo com uma baixa resolução de tela, ele aparece bastante completo.i

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320
Jogos e multimídia

A BlackBerry não é conhecida por uma quantidade grande de jogos e bons títulos. A diferença entre os Androids, iOS e o BlackBerry OS é gritante. Até no preço, já que promoções ocorrem em várias plataformas e por aqui a realidade não é bem esta. De fábrica há alguns jogos bem simples, como caça palavras.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

O player de música não é nada especial. Ele conta com recursos simples, mas com a exibição das capas do álbum de forma que lembra o cover flow da Apple. O gadget é capaz de exibir informações do nome do álbum, artista e nome da faixa, assim como a foto do CD - se ela estiver salva no MP3. Qualquer tipo de MP3 foi reproduzido sem problemas, mesmo em altíssimas taxas de reprodução. Um ponto bacana deste player é que ele permite que a música reproduzida fique salva como toque padrão do celular.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Para assistir vídeos, a RIM instalou um player com a mesma interface do de músicas. Com os botões no mesmo lugar e com o mesmo desenho. Pode parecer um ponto negativo, mas não é. É simples de entender, já que você entende um e vai entender o outro naturalmente. Um bom recurso é a possibilidade de ajustar o tamanho da janela de reprodução. Aumentando, se a resolução for inferior do que a da tela.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

Os vídeos foram reproduzidos sem problema, com exceção da resolução em Full HD. Nada de 1080p no aparelho, apenas 720p para baixo. Ok, a tela nem é tão grande. Tanta resolução não faria sentido neste smartphone.

Câmera

A câmera não é o forte dos smartphones BlackBerry, nunca foi. Não é diferente por aqui. As imagens contam com 3,2 megapixels de resolução, mas o foco do sensor não é automático, é fixo. As imagens ficam com o balanço de branco bastante estourado e a qualidade de cores não é lá essas coisas. Quando a foto é tirada com pouca luz, os ruídos tradicionais de câmeras pequenas aparecem. Não é exclusividade da BlackBerry, é comum em smartphones, até nos mais caros. Porém, aqui a coisa é gritante.

BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320
BlackBerry Curve 9320

O vídeo é capturado na mesma qualidade. Muito ruído em baixa luz e com o áudio bem limpo e cristalino. É possível ouvir tudo, até sua voz quando está narrando por detrás do smartphone.

Pontos fortes e pontos fracos
Pontos fortes
  • Design confortável nas mãos
  • Teclado é convidativo para textos longos e passa sensação tátil bastante positiva
  • Trackpad substitui qualquer falta de tela de toque
  • Botão dedicado ao BBM
Pontos fracos
  • Poucos apps populares
  • Sistema operacional defasado
  • Câmera sem foco automático
  • Quase tudo exige a reinicialização do sistema, quase tudo - lembra os Windows antigos.
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Vale a pena, se você não ligar para a quantidade de aplicativos

Embalagem e características

Simples, direto e objetivo

Comodidade

Leve e muito confortável nas mãos

Facilidade de uso

Ponto fraco de todos os BlackBerry. Eles não são simples de aprender sozinho

Multimídia

Reproduziu muito além do esperado

Votação Geral

Se não fosse uma plataforma morta, receberia nota maior

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o BlackBerry Curve 9320

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online