LG Optimus L9 Review

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

879
Introdução e unboxing

Finalizando os reviews da linha L, linha de entrada de smartphones da LG, entregamos o L9. Este gadget é o maior dos L, conta com tela de 4,7 polegadas com resolução de 540 x 960 pixels, processador TI OMAP 4430 dual-core de 1 GHz acompanhado de 1 GB de memória RAM e 4 GB de memória interna - com slot para cartões microSD de até 32 GB. Ele é o topo, antes de gadgets mais parrudos como o Optimus G e a linha F.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

A caixa segue os mesmos padrões encontrados no L3 e L7, ou seja, o aparelho impresso na frente, com o fundo lilás, informações do conteúdo na lateral e uma cama onde o smartphone fica deitado. Abaixo desta cama, encontramos os acessórios que acompanham o produto: fones de ouvido, carregador de tomada com porta USB, cabo microUSB e, por fim, os manuais - e algum outro papel da operadora, se você comprar este dispositivo com alguma delas.

LG Optimus L9
LG Optimus L9
Parte externa

O L9 segue o mesmo padrão adotado pela linha L. Isso significa que ele conta com uma grande tela na frente, um botão único que funciona como o botão Home de Samsungs e Apples, além de uma câmera frontal com resolução VGA e o espaço reservado para o alto-falante utilizado em chamadas de voz.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

Na lateral esquerda, encontramos apenas os botões para o controle de volume, que também podem ser utilizados para tirar a foto com a câmera.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

Do outro lado, a LG trouxe nada além do botão utilizado para ligar e desligar o aparelho.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

Na parte inferior, encontramos a porta microUSB e o microfone.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

Já em cima, há um segundo microfone e a entrada para fones de ouvido de 3.5 milímetros.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

Na parte traseira, foi instalada a câmera de cinco megapixels que tira fotos de até 2592 x 1944 pixels e filma em Full HD em 30 quadros por segundo, flash LED e o alto-falante utilizado para qualquer outro recurso, que não a chamada de voz.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

A bateria é de 2150mAh, com promessa de suportar uma ligação de até 12 horas seguidas em 2G ou 11:40 horas de 3G e stand-by de 830 e 798 horas respectivamente.

LG Optimus L9
LG Optimus L9
Dimensões, pegada e peso

A pegada deste smartphone é bastante confortável, graças à textura instalada na tampa da bateria e pelo ângulo que está presente na parte traseira. O aparelho encaixa na mão perfeitamente, com dificuldades para escorregar de lá. Suas dimensões são: 131,9 milímetros de altura, por 68,2 de largura e 9,1 milímetros de espessura. Tudo isso com apenas 125 gramas, já com a bateria instalada e carregada.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

O plástico que envolve o aparelho, em suas laterais e que imita um metal, dá um acabamento mais refinado e inexistente em modelos mais simples da marca. O preto com o prata, deixa o smartphone com uma cara mais robusta e bonita. A textura da tampa traseira, além de ajudar na aderência com as mãos, também permite que o celular fique menos propenso à marcas de dedos.

LG Optimus L9
LG Optimus L9
Desempenho do Android

De fábrica, quando lançado, este aparelho vem com o Android 4.0.4 Gingerbread. Ele muda bastante em relação ao Gingerbread de outros aparelhos da mesma marca, com a adição de ícones menos coloridos e com uma cara mais limpa, além de deixar de lado aquela sensação de usar um Gingerbread, mesmo com um Ice Cream Sandwich nas mãos - alô Samsung e TouchWiz!

LG Optimus L9
LG Optimus L9

A tela bloqueada não traz nenhum atalho para alguma função, como câmera ou outra parte do sistema operacional. Passada esta tela, encontramos sete telas iniciais, sendo que logo de cara temos apenas algumas povoadas com atalhos e widgets. A interface proprietária da LG deixa mais simples a instalação de widgets ou a troca do papel de parede. Segurando por mais de dois segundos na tela e uma gama de opções é apresentada. É mais simples de entender, mais simples até do que smartphones da linha Nexus.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

Todo o sistema carrega e é executado sem problemas, graças ao poder do processador TI OMAP 4430 dual-core de 1 GHz acompanhado de 1 GB. Mesmo quando apps estão abertos e rodando no fundo, o Android se comparta com certa fluidez. De fábrica, a LG trouxe alguns apps próprios, mas que podem ser facilmente desinstalados a partir do app "Adm. de aplicativos". Infelizmente não é possível desinstalar apps da operadora por lá.

Além de seus próprios programas, por aqui encontramos os jogos Plants vs Zombies, Shrek kart e Need for Speed: Hot Pursuit já dentro do aparelho. Além deles, há o Polaris Office, Twitter e o Facebook desde a primeira vez que o smartphone é ativado. Vale lembrar que os games ainda precisam de download do restante do instalador. Recomendamos abrir os apps em uma rede Wi-Fi para baixar o restante do que ainda falta - em média uns 300 MB por jogo.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

Da própria LG, há o SmartShare que ajuda na hora de conectar aparelhos via DLNA, gravador de voz, assistente de backup e o FlieShare, que permite o compartilhamento de arquivos entre dois aparelhos com o mesmo app, por meio de rede Wi-Fi.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

O navegador padrão é o do próprio Android Ice Cream Sandwich, mas a LG já colocou o Chrome por aqui. Pode confundir, já que ambos estão dentro do mesmo smartphone. Os dois navegadores permitem a navegação por abas e a experiência de entrar no mesmo site em ambos os lados, é a mesma. A diferença fica na integração que o Chrome propõe com outros aparelhos que você utiliza, algo que o navegador do Android não faz.

Jogos e multimídia

O processador dual-core promete lidar muito bem com tudo, diferente dos outros modelos da linha L, que sofrem com alguns jogos mais pesados. Testamos o Need for Speed que já vem com o aparelho e o pesado Real Racing 3. Ambos rodaram sem problemas, sem engasgadas e sem reclamar. Claro, alguns recursos foram removidos para promover a melhor experiência possível, como sombras e reflexos extras. Deu certo e nada trava, de verdade.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

O tocador de músicas é modificado pela LG. Ele é bastante branco e com uma interface que lembra aço escovado. É bonito, mas apenas reproduz as músicas, com a possibilidade de transformar a canção em toque do celular. Nada além disso. Ele reproduziu todos os MP3 que testamos, exibindo informação salvas na tag ID3 - até a capa do álbum foi exibida.

LG Optimus L9
LG Optimus L9

O reprodutor de vídeos tem uma interface menos metálica, mas ainda assim recheada de brancos. Ele reproduziu vídeos em FullHD sem reclamar nem um segundo. Mesmo avançando o vídeo rapidamente, ele não levou muito tempo para retomar a reprodução.

LG Optimus L9
LG Optimus L9
Câmera

Assim como a maioria dos smartphones de custo médio, a câmera não é nada além de algo mediano. Ela tira fotos de até cinco megapixels, com resolução máxima de 2592 x 1944 pixels. Em boas condições de luz, as fotos são ótimas. Em condições mais precárias, o ruído é evidente e aparece bastante.

LG Optimus L9
Foto com bastante luz
LG Optimus L9
Com pouca luz

O vídeo, gravado em FullHD em 30 quadros por segundo, segue o mesmo padrão. Em boa luz, ele grava perfeitamente e em baixa luz o resultado é bastante granulado e com baixa qualidade. A c6amera frontal registra fotos e vídeos em resolução VGA, com qualidade ainda mais inferior.

Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Design robusto
  • Bateria duradoura
  • Desempenho acima da média dos dual-core
  • Bons jogos já instalados

Pontos fracos

  • Carcaça plástica
  • LG ainda não sabe fazer câmera boa
  • Por mais "grande" que ele possa ser, ainda é um aparelho mediano
  • Impossível remover apps de operadora
Avaliação final do Tudocelular.com
Custo - benefício
Custa pouco, para um ICS com cara de bacana

Embalagem e características
Poderia rolar mais organização nos acessórios

Comodidade
Sensação boa nas mãos, mas é plástico demais

Facilidade de uso
Android modificado pela LG é cheio de dicas. Ensina tudo

Multimídia
Reproduziu tudo que testamos. Nota dez!

Votação Geral
Se você não quer gastar muito, mas ainda quer um Android de ponta. É uma ótima escolha


Uma confirmação será enviada para o seu e-mail após o envio.
E-mail (Não será publicado):
Nome:
Senha:

Comentário:

Onde Comprar As ofertas mais baratas para o LG Optimus L9 - Todas as ofertas »