» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

LG G3

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O G3 é a nova versão de smartphone flagship da LG, com poucas diferenças diretas quando olhamos para o G2, mas com algumas novidades que chamam atenção, como o sistema de foco que utiliza laser na traseira, design mais limpo na interface (e mais leve), junto de uma tela que é de resolução 2K - que ainda não faz esta diferença absurda, mas já é ótima. A caixa do modelo que recebemos é enorme, muito maior do que precisava ser e funciona mais como um apelo de marketing do que uma embalagem para segurar todo o conjunto durante o transporte da loja até em casa.

Introdução e unboxing
Acessórios inclusos

Abrindo o conjunto, temos um cabo de dados, fone de ouvido QuadBeat 2, carregador de tomada e manual de instruções de um lado. O smartphone fica no meio e na extremidade oposta está um presente desta versão, que é um carregador sem fios, daqueles que você coloca o celular encostado no dispositivo e a carga já é transferida até a bateria. Este carregador utiliza um cabo microUSB para receber a energia e repassar para o smartphone, que pode vir tanto da tomada ou então de uma porta USB do computador.

Carregador sem fios

Este tipo de presente é bacana e foi além do que a Sony fez, ao colocar um fone de ouvido bastante fraco como compensação para a SmartBand que vem com o Z2. Por aqui há o mesmo fone de ótima qualidade, independente do "presente".

Parte externa

O G3 não é tão diferente do G2 e, neste meio tempo, seus vazamentos e até o próprio convite de coletiva de imprensa em Londres apontavam para um dispositivo feito em alumínio, o que não aconteceu. Todo o acabamento é plástico e há uma textura (apenas visual) que lembra aço escovado. Na frente temos uma tela True HD-IPS + LCD de 5,5 polegadas e resolução de 1440 x 2560 pixels (2K), com densidade aproximada de 534 pixels por polegada - até o momento em que este review é escrito (agosto de 2014) esta é a tela mais densa em um smartphone. O resultado são imagens extremamente nítidas e sem qualquer quadrado. Sério, nem com o olho grudado na tela é possível assistir um quadradinho. Este recurso é lindo no marketing, mas no cotidiano ele pouco faz diferença para o usuário que já tinha uma tela Full HD ao alcance do braço. Olhando um display Full HD e o do G3, 2K, na mesma distância comum de uso (dois palmos dos olhos), não há qualquer diferença em resolução e qualidade de imagens em comparação ao G2, por exemplo. Chegando BEM perto, a diferença aparece - mas não é com os olhos colados na tela que você usa um smartphone, correto? Problemas de vista chegarão em pouco tempo se você fizer isso.

Tela 2K, que não faz diferença quando olhamos para uma Full HD na distância padrão de uso do smartphone

Assim como o G2, não há qualquer botão ou entrada nas laterais. Abaixo está a entrada microUSB, microfone principal e também a entrada para fones de ouvido.

Entrada microUSB

Em cima temos apenas o segundo microfone e a porta infravermelho, que transforma o celular em um controle remoto universal.

Microfone e porta infravermelho

Atrás ficam os botões de volume, liga/desliga, alto-falante, dois LEDs para flash, laser para o foco e a câmera de 13 megapixels que filma em até 4K.

Botões redesenhados na parte traseira, no mesmo local do G2 e do G Flex

A bateria fica logo abaixo da tampa traseira, que é bastante rígida (alô Samsung!), conta com antena para o NFC e que esconde a bateria de 2.940mAh - que poderia conter mais energia, mas mesmo assim garante a carga para pouco mais de um dia de uso moderado. Ainda por aqui está a entrada para chip da operadora (micro-SIM) e para cartão microSD de até 128 GB.

Bateria de 2.940mAh poderia ser maior e entregar maior autonomia para o aparelho
Dimensões, pegada e peso

O G3 tem um design pouco diferente do G2, que garante uma pegada bem mais confortável do que seu irmão mais velho. No lugar de uma parte mais reta na traseira, a fabricante sul-coreana colocou algo curvo, que lembra o que a Motorola faz com o Moto X, G e também com o Moto E. Ficou bonito, ficou confortável e melhorou a pegada - muitos pontos positivos por aqui.

Pegada confortável, bem mais do que no G2

As medidas do G3 são de 146,3 milímetros de altura, por 74,6 milímetros de largura e 8,9 milímetros de espessura, tudo isso somado aos 149 gramas de peso total. Números grandes para a pegada de uma mão pequena, mas que é leve o suficiente para não causar muito cansaço quando estiver assistindo um vídeo prolongado - como os nossos reviews em vídeo :)

Desempenho do Android

O Android por aqui recebeu uma roupagem nova, deixou de ser lúdico e "alegre", para um visual mais bem encaixado na demanda por sistemas mais limpos e com menor textura - que começou com o Windows Phone, seguiu no iOS 7, passou pela Samsung na TouchWiz mais recente e agora chegou na LG, que deve implementar a nova interface em vários smartphones mais recentes e parrudos. Tudo está com cores chapadas, com pouca (ou nenhuma) textura visual e lembra o que será entregue no Android L. A tela inicial conta com dois painéis onde ficam os widgets e atalhos, sendo que você pode ficar com qualquer quantidade entre uma e sete destas telas.

Telas iniciais limpas, com menos texturas

Um dos recursos adicionados e bem bolados, é chamado de Smart Notice e que está presente logo no primeiro widget pré-instalado pela fábrica. Este widget entrega informações sobre o tempo, relógio e uma área em branco que dá informações como "o tempo ficará chuvoso de tarde, leve um guarda-chuva", ou então "o número X te ligou várias vezes, deseja adicionar aos contatos?", ou então "detectei X MB de arquivos temporários, deseja limpar?". São notificações no estilo Google Now, mas que não substituem as notificações do sistema ou mesmo do próprio Google Now.

Área de notificações com área mínima (esquerda) e totalmente ocupada (direita)

Um erro que a LG teima em continuar adotando é a área de notificações extremamente populosa. Isso faz com que você fique com menor espaço para notificações, qualquer uma. Se você abrir o QSlide e adicionar os controles do Quick Remote, por exemplo, perde toda área visível para notificações - elas continuam lá, só que você precisa sempre deslizar a tela para cima para ler. Mesmo com estes dois recursos eliminados da tela, metade da área é ocupada com botões e ajustes como volume e brilho. Se o brilho estivesse em uma área em forma de pop-up e o volume estivesse visível apenas quando o botão de volume é pressionado, teríamos mais espaço para notificações - afinal, é para isso que esta área existe, não?

Duas janelas abertas ao mesmo tempo, com ótimo espaço aproveitado

Assim como já acontecia com outros smartphones da LG, dos mais recentes e parrudos, a marca colocou a possibilidade de abrir mais de uma janela ao mesmo tempo. É possível abrir, por exemplo, o navegador e o Google Maps, ou então o Maps junto do app de mensagens - para ver o endereço que um amigo acabou de te enviar. Senti falta de ter a opção de abrir um app de notas, por exemplo, que seria bacana quando você recebe alguma mensagem e quer anotar um texto e salvar. Ok, funciona bem.

Área de multitask com tamanho personalizável

A área de multitask recebeu cara nova também, com a possibilidade de ver previews do que está aberto de forma bem grande e pouco maior do que o Google faz com o Android puro, da linha Nexus. Também dá pra ver as prévias bem pequenas e em maior número, o que ajuda a gerenciar o que está aberto e se vale a pena fechar. Mesmo com muita coisa aberta, o desempenho do G3 não é afetado de forma drástica. Temos um processador Qualcomm MSM8975AC Snapdragon 801 que roda quatro núcleos a 2.5 GHz, acompanhado de 2 GB de memória RAM e 16 GB de memória interna (versão com 32 GB e 3 GB de RAM não é comercializada no Brasil).

Teclado pode ficar em qualquer altura, dentro destes dois limites

O teclado pode ser ajustado de acordo com a altura e tamanho que você preferir - há dois limites, sendo um para cima e outro para baixo, liberando qualquer escolha de tamanho no meio do caminho entre ambos os extremos. Ele também permite que você utilize a barra de espaço para selecionar parte da palavra que você está digitando, o que ajuda na hora de corrigir alguma letra que entrou no lugar errado.

Muitos, muitos apps pré-instalados

A LG nunca foi o tipo de empresa que deixa o Android limpo, com pouca customização e poucos apps pré-instalados - a Samsung inunda seus smartphones com tudo que você quer e coisa que você sequer sabia que existia. No G3 ela foi além e aumentou a quantidade de apps que já vem prontos para o uso, que não necessariamente são apps que jogos que você quer que ocupem espaço na memória interna. A parte boa deste problemão é que quase todos podem ser apagados por completo do aparelho. Infelizmente há alguns mais chatos e que ficarão presentes - independente da sua vontade. Um deles é o McAfee Security, que está lá e não sairá. De fábrica estão instalados os apps de previsão de tempo, navegador da LG (pra que? PRA QUE se você tem o Chrome também instalado??), gravador de voz, McAfee Security, Asphalt 7, Box.net, Facebook, Fazenda Verde 3, Kingdoms And Lords, Need For Speed Most Wanted, Plants vs Zombies, Twitter, ThinkFree Viewer e dois apps da LG.

Chrome (esquerda) e navegador customizado (direita)

Não há navegador padrão instalado, sendo que o usuário fica divido entre um modificado pela LG e o Chrome, ambos prontos para o uso. O Chrome leva vantagem ao permitir que dados sejam sincronizados entre diversos aparelhos (sejam eles Androids, iOS ou o computador). Isso inclui abas, senhas e histórico - o navegador, o outro, não permite nada disso.

Android na versão 4.4.2

Em geral, o Android roda bem e está na versão 4.4.2 (que deve ser atualizado, já que no momento deste review o Google já lançou o Android 4.4.4). O desempenho sofre exatamente do mesmo problema que sofre a Samsung, com o TouchWiz - só que com menor intensidade. Mesmo com um hardware que é tão poderoso quanto meu computador, ele não roda tão liso como faz um Nexus 5, por exemplo. A interface alterada toma conta do desempenho que poderia ser livre para fazer com que todas as animações rodassem perfeitas e sem qualquer atraso. A resolução elevada pode ser um grande problema para o hardware, já que ele conta com basicamente as mesmas configurações do G2, só que com uma tela extremamente mais densa - isso faz com que mais processamento da GPU e da CPU fiquem ativos o tempo todo.

Jogos e multimídia

A GPU do G3 é uma Adreno 330, a mesma que está em outros smartphones topo de linha de 2014, como o Galaxy S5 e o próprio LG G2. Ela é capaz de fazer rodar qualquer jogo recente sem qualquer engasgo ou problema. Ter 2 GB de RAM ajuda nisso, mas 3 GB seria melhor - não, a LG não vende a versão com 3 GB no Brasil. Testamos o pesado Asphalt 8, que rodou sem travamentos ou queda na taxa de quadros por segundo.

Asphalt 8 rodando no LG G3

O tocador de músicas é bastante simples, seguindo o padrão de cores e poucas texturas do restante do sistema operacional. Por conta da altíssima resolução, as capas dos álbuns ficam feias e bem quadriculadas - a não ser que você coloque uma imagem de maior resolução na tag ID3 do arquivo de música. Todos os arquivos MP3 que testamos, rodaram sem problemas. Há ainda como melhorar a reprodução, com pequenos ajustes que - infelizmente - ficam muitos "toques" distante do tocador.

Player simples, roda de tudo

Para vídeos, o player fica escondido (ainda não entendi o motivo) e só abre quando você vai até a galeria de imagens e escolhe assistir um vídeo. Ele é mais simples do que o tocador de músicas, permitindo apenas rodar o arquivo (rodamos em Full HD, sem engasgos) e colocar o tocador em uma janela flutuante.

Câmera

O sensor de imagens do G3 é superior ao que o G2 ofereceu e ao que está presente no G Flex, que são smartphones topo de linha e próximos ao que temos neste gadget. Na câmera há 13 megapixels de resolução na parte traseira e 2.1 megapixels na frente. Os resultados das fotos são ótimos, com reprodução de cores perfeita e nível de detalhes bastante elevado. Em fotos noturnas o resultado apresenta pouco ruído na imagem - algo muito superior ao G2, que mostrava quase que uma pintura à óleo, resultado de pós-produção na hora de retocar o que ficou com granulado. Um dos pontos fortes deste aparelho está na forma de medir o foco, que utiliza um laser na parte traseira do smartphone. Ele garante maior velocidade na hora de medir o foco, além de maior precisão em ambientes escuros.

Foto com boa luminosidade (esquerda) e de noite (direita). Clique para abrir em tamanho real

Na parte de vídeos, é possível gravar em arquivos de resolução 4K em 30 quadros por segundo, 1080p em 60 quadros por segundo e 720p em 120 quadros por segundo, que é o padrão de câmera lenta no mercado atualmente - ele diminui o tempo em quatro vezes, sem deixar de ter a imagem fluída. A qualidade segue exatamente o que temos nas fotos.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Perto dos smartphones topo de linha do primeiro semestre de 2014, este é o modelo com melhor upgrade quando olhamos o modelo anterior (G2).

Embalagem e características

Muito, muito grande para realmente ficar guardada. Serve como ótima peça de marketing, mas não como embalagem que serve apenas para carregar o celular da loja até a casa do consumidor.

Comodidade

Simples de usar e com Android que ensina muito do uso.

Facilidade de uso

Se a traseira fosse áspera, receberia nota máxima. A pegada é confortável, muito mais do que o G2 ou G Flex.

Multimídia

Rodou tudo que testamos, sem exceção. A resolução altíssima não muda na qualidade da imagem, que é boa graças ao painel IPS.

Votação Geral

É o melhor topo de linha de sua época, justamente por oferecer algo mais do que apenas hardware melhorado - que não é tão diferente do G2, por exemplo. O laser é uma adição interessante, mas a tela de altíssima definição não é tão necessária assim - mas faz um extra bem bacana.

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o LG G3

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online