449

Nokia Lumia 710

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Unboxing

Depois de apresentar o smartphone Nokia Lumia 800, nós recebemos a versão mais em conta de Windows Phone da marca finlandesa para degustar seus serviços: o Lumia 710. Mesmo sendo uma versão mais econômica do Lumia 800, este gadget contém recursos bacanas que podem agradar a quem não está disposto a desembolsar uma boa quantia de dinheiros na loja mais próxima.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

A embalagem é bastante semelhante ao que encontramos no Lumia 800, ou seja, uma caixa de papelão mais duro que contém fotos e algumas informações do aparelho e dentro dela outra caixa, mais fina. Esta segunda caixa comporta o próprio smartphone, a bateria removível de 1.300mAh, manuais de instrução, carregador de viagem, cabo microUSB e fones de ouvido que conseguiram me passar uma qualidade sonora excelente. Claro que não vamos comparar com fones profissionais, daqueles que custam mais de três dígitos, mas ele é bom mesmo - bem melhor do que o do Motorola Razr MAXX, por exemplo.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

Sobre a bateria, ela não dura muito além do que o Lumia 800 faz, o que não é um ponto negativo principalmente quando lembramos que este smartphone é mais barato e mais simples que o irmão mais musculoso. Num uso mais intenso, chegamos ao final da tarde com alguma carga para checagens rápidas em redes sociais e só.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Parte externa

O Lumia 710 é um smartphone no formato candy-bar (tipo uma barra de chocolate, um retângulo) com bordas arredondadas e é exatamente aqui que mora a diferença entre o Lumia 800 e este gadget: seu corpo. Enquanto o Lumia 800 tem todo o aparelho encaixado em um único bloco de policarbonato, o 710 lembra mais um smartphone com Symbian e sua bateria pode ser removida pelo usuário sem qualquer problema.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

Na parte superior do aparelho estão o botão de ligar e desligar a tela (e o aparelho inteiro), a porta microUSB que serve tanto para carregar a bateria, como também para transferir arquivos da memória interna para um computador (Windows com o Zune ou no Mac e o Windows Phone Connector) e o conector padrão de fones de ouvido de 3.5mm.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

Na parte frontal temos uma tela de 3,7 polegadas com resolução de 800 x 480 pixels e tecnologia Clear Black (outra diferença entre ele e o Lumia 800: a tela é exatamente a mesma, só muda a construção dos leds que aqui temos o padrão TFT e no 800 há a tecnologia AMOLED, mais nítida e brilhosa para o modelo mais caro), sensor de luminosidade que mais parece uma câmera frontal, mas não é, e botões físicos que estão impressos numa barra de policarbonato única. Eles lembram botões virtuais, mas não são.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

Do lado direito não há nada, já do esquerdo estão os botões de volume e o dedicado para acionar a câmera.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

No fundo há uma grande capa para a bateria, que é fosca e dá um ar esportivo para o aparelho, a câmera de 5 megapixels com flash LED e uma grelha que dá acesso ao alto-falante para viva-voz, músicas e qualquer coisa que não contemple a ligação. O design da tampa, posição da câmera e do LED lembra bastante alguns smartphones com Symbian. Esta pode ser uma tentativa de não assustar quem está migrando deste sistema operacional para o Windows Phone.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

Como disse antes, a bateria - de 1.300 mAh - pode ser removida com facilidade e dá acesso ao local onde você insere o MicroSIM, que está se tornando um padrão em smartphones. O problema é que quem compra este tipo de aparelho com MicroSIM em uma troca de celulares, é obrigado a comprar o chip também. Ponto positivo e também negativo.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Dimensões, pegada e peso

A sensação de segurar este gadget é a mesma que encontramos em alguns Androids que não são equipados com uma tela gigantesca. As 3,7 polegadas são confortáveis e não ocupam muito espaço dentro do bolso, além de se encaixar perfeitamente até nas mãos mais magrinhas.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

A escolha por uma tampa com tinta fosca e emborrachada faz com que o aparelho fique mais firme na mão, dificilmente ele cairá quando você estiver segurando sem muita força na palma da sua mão. Além de um charme, o fosco dá um ar de esportividade para o modelo. As medidas do aparelho são: 119 milímetros de altura, por 62,4 de largura e 12,5 na parte mais espessa. Na hora do regime, a Nokia conseguiu fazer com que o Lumia 710 não passasse dos 126 gramas, já com a bateria inserida.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

A parte fosca vai até as laterais do aparelho, o que dá melhor "grip", ou seja, uma pegada com mais segurança sem fazer muita força para segurar o celular.

Desempenho do Windows Phone

É, este é um Windows Phone e a maioria deles é bem parecida. Diferente do que acontece no Android e a bagunça das personalizações que os fabricantes criam, a Microsoft limita a modificação para alguns apps exclusivos e este é o caso do Lumia 710 - que é na verdade idêntico ao Lumia 800 neste quesito.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

Já no aparelho, desde quando você compra ele na loja, já estão instalados os apps da Nokia: Nokia Dirigir (GPS da Nokia, gratuito) só que sem os mapas carregados, Nokia Música (que funciona como ponto de compra para músicas da loja da própria Nokia, além de player personalizado da empresa), Nokia Mapas (solução da Nokia para mapas, um ponto forte da empresa há anos), Transferir contatos (que funciona apenas com outro Nokia) e o app da ESPN, que dá informações sobre os esportes que você quiser.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

O Nokia Dirigir é um ponto forte do smartphone por contar com mapas offline, ou seja, é só baixar o pedaço que quiser do Brasil - ele é dividido por região - e sair utilizando o GPS sem gastar 1 kb sequer da sua conexão 3G. Como a antena GPS do gadget também tira proveito da conexão de dados para encontrar o satélite, nós recomendamos que você não abra mão disso. Motivo? É bem mais rápido encontrar um satélite com o auxílio das torres de celular que estão ao seu redor, e este recurso não gasta praticamente nada do plano de dados.

Além deste ponto, ele é idêntico a qualquer Windows Phone de qualquer fabricante, ou seja, há uma versão completa do Office instalada, Internet Explorer, player Zune para vídeo e músicas, cliente do Hotmail, Bing Mapas e a parte de contatos que serve também como feed de redes sociais que você pode cadastrar no smartphone. Uma decisão da Microsoft que não consegui compreender é a ausência de um leitor de PDF nativo. Ao receber um arquivo destes, você é direcionado para o Marketplace - loja de apps do Windows Phone - e é só baixar o Adobe Reader, de graça. O problema é que vai que você não tem um plano de dados pomposo e prefere baixar o app apenas em Wi-Fi, e está na rua. Imaginou, né? A leitura do PDF fica pra depois.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

O Internet Explorer sempre levou uma saraivada de críticas - com razão - e nunca foi diferente nos Windows Mobile, aqui a experiência é mais rica - muito mais - do que existia. Todo o site é carregado com velocidade e a navegação é fluida e sem engasgos. Assim como o Android 4.0 e o iOS, o Windows Phone não executa Flash.

O modelo que recebemos da Nokia veio da operadora Claro, isso significa que além de tudo que falamos, ele também veio na cor da operadora e com um app da Claro. Todos facilmente removíveis, caso você não fique a vontade com tanta propaganda.

O processador e quantidade de memória RAM são os mesmos do que encontramos no Lumia 800, ou seja, por aqui há um Qualcomm MSM8255 de 1.4 GHz em um só núcleo e GPU Adreno 205, acompanhados de 512 MB de memória RAM. Tudo isso faz com que o sistema rode sem qualquer engasgo, mesmo quando estamos com o Nokia Dirigir aberto e outros apps no background.

Jogos e multimídia

Por aqui, como em qualquer Windows Phone, há um acesso direto para a Xbox Live, que é a rede online de jogos da Microsoft. Além de poder conferir suas conquistas, enviar mensagens para seus amigos e outros recursos que são interligados com o Xbox 360, também há jogos para comprar ou testar.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

O processador de 1.4 GHz e os 512 MB de memória RAM rodaram bem todos os títulos que testamos. Desde jogos pesados como o Splinter Cell, até os mais leves e viciantes como o Angry Birds. Tudo rodou sem qualquer engasgo até na hora de jogar o app para o background e suspender a jogatina. O sistema operacional inteiro é otimizado para trabalhar com perfeição apenas contando com um núcleo.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

A adição do player de música da Nokia pode - e vai - confundir muita gente, já que do lado dele existe o player nativo da própria Microsoft e a diferença entre ambos está apenas em recursos estéticos e na loja de MP3 de cada um, além do suporte para vídeos que apenas o Zune oferece. Os dois reproduzem os mesmos arquivos e acessam o mesmo banco de dados e isso pode confundir quem quer só ouvir uma boa música.

Nos vídeos há duas grandes limitações por aqui: primeira é a quantidade de memória disponível que chega aos 5,87 GB, lembrando que isso é compartilhado com todo o sistema de downloads e fotos. A segunda limitação é que o player do smartphone reproduz apenas um formato que o Zune (ou Windows Phone Connector, no Mac) cria para ele. Nada de XviD, MKV ou DivX.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

Além disso, há um app para rádio FM com suporte para RDS, ou seja, o nome da música é exibido - desde que a estação de rádio disponibilize esta tecnologia. Assim como a gigantesca maioria dos celulares, o fone de ouvido é a antena, ou seja, rádio FM só com o fone conectado.

Câmera

O sensor de imagens que está instalado no Lumia 710 conta com resolução máxima de 5 megapixels para fotos no formato 4:3 e 4 megapixels para fotos em 16:9. Além disso, ele consegue gravar vídeos em HD na resolução 720p, que é uma abaixo do Full HD (1080p). As fotos batidas com pouca luz são tão ruins quanto as do Lumia 800, deixando claro que a Nokia não trabalhou muito nesta câmera, algo bem diferente do que foi feito no N8, por exemplo.

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

Já as com bastante luz ficam ótimas, e tudo isso é acompanhado por algumas configurações como balanço de branco para cada tipo de luz, aumentar ou diminuir a exposição à luz, valor do ISO, saturação, contraste e até o modo de foco. Já no vídeo a qualidade manteve o que encontramos no Lumia 800. Isso significa vídeo de alta qualidade num ambiente com muita luz, e bastante ruído em baixa luminosidade.

Nokia Lumia 710
Foto com baixa luminosidade
Nokia Lumia 710
Foto com bastante luz
Pontos fortes e pontos fracos

Pontos fortes

  • Câmera de alta qualidade para um aparelho de médio custo
  • Nokia Maps, ponto forte da Nokia desde a época Symbian
  • Dá pra tirar as customizações da operadora
  • Baixo custo por um sistema operacional belo e rápido

Pontos fracos

  • Pouquíssimo espaço para o usuário
  • Faltam apps e jogos de alta qualidade
  • Player de vídeo bem limitado
  • Player próprio da Nokia pode confundir o usuário com o Zune
Conclusão

Quando pensamos num smartphone Windows Phone que pode ser encontrado por R$ 650, assim como num Android de baixo custo, esperamos um hardware precário e poucas funções. Não é o que acontece por aqui. Este Lumia é exatamente o mesmo aparelho que o Lumia 800, com alguns cortes na qualidade da câmera e na tecnologia utilizada na tela.

Isso significa que você pode levar o mesmo desempenho do Lumia 800, pagando bem menos por isso. Vale a pena! O problema - que atinge todos os Windows Phone - é que ele não será atualizado para o Windows Phone 8, além da baixa quantidade de apps no Marketplace quando comparamos com App Store e Google Play. Há o básico, como WhatsApp, Facebook, Twitter, Foursquare e Angry Birds. Mas sinto falta de jogos parrudos e pesados que a concorrência está recebendo.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Custa pouco e tem o mesmo desempenho do irmão mais bonito. Diferença é apenas na estética.

Embalagem e características

Tudo encaixado com perfeição e poucos papéis. O ambiente agradece.

Comodidade

Bateria dura um dia inteiro e há o Nokia Maps, que quebra um galho enorme num GPS de qualidade.

Facilidade de uso

Windows Phone é um dos sistema mais simples de entender. Letras grandes e contraste alto facilita a vida de todos.

Multimídia

Dois players de música juntos e quase iguais, é ponto negativo. Além disso, há pouco espaço para vídeos e poucos formatos suportados.

Votação Geral

Falta memória interna por aqui e o MicroSIM pode ser um trabalho extra para quem saiu dum Symbian para um smartphone mais inteligente.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Nokia Lumia 710