» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Samsung Omnia 2 i8000

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Introdução e confecção
No mundo da telefonia móvel, não vale a ‘regra’ do cinema que diz que “A continuação de um filme é quase sempre pior do que o original”. O Omnia II é mais uma prova disso.

Samsung Omnia II
Samsung Omnia II
É claro que um filme é um filme, analisado de maneira subjetiva. Quando tratamos de celulares, estamos falando de inovação tencológica, que em teoria, torna as coisas mais simples para os fabricantes. Mas criar um aparelho melhor que o antigo Samsung Omnia não era tarefa fácil.

Samsung Omnia II
Samsung Omnia II
Evidentemente, sempre há algo que pode ser melhorado, e hoje apresentamos uma ‘revisão’ do smartphone, o Omnia II (podemos chamá-lo assim em comparação ao i8000). Vamos aos detalhes.

Embalagem

Uma das melhores vistas em nossas provas. Na embalagem tem tudo, e um pouco mais. Com 16 GB de memória interna, não esperaríamos encontrar uma memória adicional nos acessórios... mas a Samsung decidiu colocar mais uma.

Samsung Omnia II
Samsung Omnia II
Ainda encontramos na caixa: o cabo de dados USB, carregador para automóvel, fone de ouvido estéreo 3,5 mm e fones de ouvido intra-auricular, manuais e CD com a suíte. Esquecemos de alguma coisa? É possível, porque os acessórios são tantos que é fácil se confundir. Aplausos para a Samsung.
Primeiro Contato - Recursos e Materiais

O novo Samsung Omnia II é um dispositivo do tipo “candy bar” sem teclado físico, que funciona no sistema UMTS dual - GSM quad. Em termos de conectividade, temos: HSDPA, HSUPA, Wi-Fi, Bluetooth, além do cabo de dados para se conectar ao PC.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Esteticamente, temos um produto muito elegante: roupagem completamente negra, brilhante! A montagem tem qualidade, e ele também não é muito pesado nem muito grande. Na parte da frente do dispositivo, encontramos uma tela de 480x800 pixels.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Alta definição, alto brilho, contraste muito grande para este AMOLED de 3,7 polegadas, com 65.000 cores, mas dando a impressão de ter 32 milhões. Tudo se vê, e sempre se enxerga. Acima do display, temos a uma câmera e sensor de proximidade.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Na tampa traseira, além do alto-falante para viva-voz, encontramos a câmera de 5.0 megapixels com flash LED duplo e autofoco. Fotos de grande qualidade e vídeos de alta definição. Não se esqueça da presença do acelerômetro, e também do GPS integrado.

Primeiro Contato – Dimensões e Peso

Conforme mencionado na página anterior, as dimensões do Omnia II são bem aceitáveis para um aparelho de 3,7 polegadas. Tem boa ergonomia e grande praticidade. Claro que, para utilizar melhor o grande display é sempre aconselhável utilizar ambas as mãos, mas, em geral, podemos realizar operações básicas com apenas um dedo.

Samsung Omnia II
Samsung Omnia II

O Omnia II mede 118 milímetros de altura, 60 de largura, e tem uma espessura de 11,9 mm, com peso de 118 gramas. A Samsung nos proporcionou, portanto, um dispositivo completo, não tão grande e certamente não tão pesado quanto um bloco de cimento. Mas então, onde estão as más notícias? No touchscreen, que é pouco sensível.

Samsung Omnia II
Samsung Omnia II

A caneta, externa, não é muito cômoda para ficar levando por ai, e geralmente usamos apenas os dedos na tela. O fato é que o processador obviamente não consegue dar energia suficiente para tudo, porque os nossos comandos são sentidos com alguma dificuldade na tela, que parece estar lutando para reconhecer a entrada do toque. É uma pena, porque com os repetidos atrasos, a experiência do usuário é diminuída e você começa a ficar aborrecido.

Samsung Omnia II
Samsung Omnia II

No corpo, temos três botões físicos: atender e finalizar a ligação (on-off) e também o cubo, que é um conveniente botão funcional.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Nas laterais estão disponíveis outros comandos: do lado direito, a câmera e bloquear a tela. À esquerda, o volume. Abaixo, enfim, temos a entrada do microfone, e na parte superior entrada para cabo do de dados, e, claro, o fone de ouvido de 3,5 mm.

Em Prova – O nosso teste

O novo Samsung Omnia II testado oferece a versão 6.5 do sistema operacional Windows Mobile Professional Edition. Como você citamos acima, há uma certa lentidão em reconhecer os comandos, culpa em parte do sistema operacional.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Isso afeta todo o dispositivo, que parece um carro de alta potência com problemas de fornecimento de combustível. O problema se repete invariavelmente toda vez que realizamos qualquer tarefa um pouco mais complexa. O menu do Windows Mobile é o mesmo encontrado em modelos lançados recentemente.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Obviamente, a Samsung tenta inserir seu próprio ingrediente na receita do sistema operacional. Em particular, o faz com um menu de interface dual: na primeira, de duas dimensões, temos uma divisão por ícones, onde é possível uma personalização quase completa.
Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

A segunda, porém, tem três dimensões, introduzida pelo cubo de que mencionamos nas páginas anteriores. Deve ser dito que a experiência do usuário fica melhor com essa funcionalidade, mas ao longo do tempo pode se tornar uma interface não tão confortável. Confortável mesmo é a tela inicial, novamente dividida em três partes, que podem ser preenchidas pelos widgets disponíveis na parte esquerda da tela, no menu dropdown.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Quanto a parte ‘telefônica’ do aparelho, temos um bom altofalante, mas um viva-voz que “arranha e distorce a tonalidade do interlocutor quando colocado em volume alto. É possível visualizar o teclado virtual alfanumérico ou QWERTY, mesmo em modo paisagem.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Claro, e-mails são mostrados em HTML, e podemos sincronizar as nossas contas com o Exchange Server. Em termos de navegação na web, não temos grandes problemas graças a conectividade completa do Omnia II. Por padrão, além do Internet Explorer temos o Opera Mobile. A a tela grande proporciona uma visualização bem nítida das páginas web.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Os aplicativos são todos divididos por gênero e categoria. Obviamente, o motor de Java e a loja de aplicativos da microsoft permitem completar o celular com os programas disponíveis. No entanto, o Omnia II já traz os apps mais comuns instalados, especialmente o pacote do Office Mobile.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Apesar de proporcionar um olhar mais profissional, o novo Omnia II tem como especialidade sua área multimídia. A câmera é de 5,0 megapixels, e graças a uma boa lente, flash LED duplo e autofoco é capaz de nos dar boas fotos.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Na galeria de fotos, você pode trabalhar diretamente com os dedos na tela, incluindo zoom in e out nas partes das imagens que mais nos interessam. Naturalmente, você pode compartilhar instantaneamente ou enviar qualquer foto capturada. A câmera também se transforma em uma vídeo-câmera de alta performance que grava vídeos de até 720x480 pixels, o que é uma boa qualidade.

Samsung Omnia II
Samsung Omnia II

Multimídia significa também música. Nisso, ele também não deixa a desejar, graças ao player de áudio, mas também ao Rádio FM RDS disponível. Completando, temos o GPS, que em nossos testes não apresentou qualquer problema. Os problemas são, portanto, limitados a velocidade do processador, ou se você preferir, na demora e atrasos do touchscreen causados por ele.

Samsung i8000 Omnia II
Samsung i8000 Omnia II

Estes desconfortos podem ser resolvidos no futuro, mas nesta versão esperávamos um pouco mais. Por essa falha, o Omnia II pode passar de um carro de alta potência para um caminhão sem direção hidráulica. Provavelmente com uma nova versão, esses problemas serão sanados.

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Custa a partir de R$ 1.000,00 (lá fora), mas depende do pacote oferecido pela operadora. Aqui no Brasil, não deve chegar barato. Contudo, o preço está de acordo com outros aparelho top de linha do mercado. A qualidade existe, sem dúvida. O único problema é a usabilidade, com o sistema operacional que não é sensível como esperávamos.

Embalagem e características

Nós não poderíamos pedir mais, se esse quesito tivesse uma sexta estrela, teríamos atribuído ao Omnia II. A razão é simples: nada está faltando. Temos o cabo de dados, bateria, carregador de automóvel, fones de ouvido estéreo em duas seções, o armazenamento interna mais a memória adicional, manuais, CD com PC Suite.

Comodidade

Cabe na mão, graças ao tamanho normal. E, obviamente, se cabe na mão, também cabe no bolso de nossas roupas e jeans. Melhor usado com as duas mãos, para chegar a qualquer ponto da tela de 3,7 polegadas.

Facilidade de uso

Tiramos uma estrela porque o processador nem sempre dá energia suficiente para o aparelho. A Ferrari que temos em nossas mãos fica assim sem gasolina... Uma coisa linda de se ver, mas não usamos toda a potência. Tentando olhar para além dos problemas de atrasos no sistema operacional, ele tem tudo. Esperamos as atualizações de software.

Multimídia

Excelente. A câmera de 5.0 megapixels oferece imagens de boa qualidad, também nos filmes e música. Multimídia, você logo percebe, é o verdadeiro alvo desse dispositivo, que está vestido com o Windows Mobile.

Votação Geral

Meia estrela a menos para o processador lento, que afeta negativamente a qualidade de todo o resto. O dispositivo é bom, talvez necessite de uma atualização de software. Seria a única maneira de superar os problemas de atraso nas operações de cada dia ... Produto para ser considerado, então, mas com reservas.

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Samsung Omnia 2 i8000

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online