LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Inspirado na natureza: drone imita insetos e é capaz de pousar em paredes e tetos

15 de maio de 2016 3

O mercado de drones não para de inovar e trazer as mais curiosas diversidades. Nós vimos drones de vários tamanhos, bem como aqueles com diferentes tipos de câmeras, mas o que dizer quando se trata de pousar em qualquer lugar - até mesmo no teto?

Estudantes de pesquisa da Universidade de Stanford desenvolveram um drone que pode fazer isso: "pousar" qualquer superfície, como paredes e tetos. Exatamente como os insetos voadores.

De fato o drone parece ter sido inspirado na natureza. Ele é capaz disso devido ao uso de uma "cauda" e "microespinhos", que são pequenas almofadas criadas para trabalhar em modo semelhante aos membros de uma lagartixa. Ao "pousar" em uma parede, o drone bate suavemente na superfície com a cauda e, em seguida, se posiciona verticalmente.

Uma vez que a parte superior do drone faz contato com uma superfície, seja um teto ou uma parede, os microespinhos se prendem usando o atrito, graças a solavancos na textura de materiais como o concreto.

Veja a Quadrotor em ação no vídeo dos alunos a seguir:

Esse recurso pode ser um grande avanço para o mercado de drones, pois ao pousar em quase todo tipo de superfície, ele também é capaz de economizar bateria por não precisar pairar em um lugar por longos períodos para continuar executando suas tarefas, como capturar imagens. Ou seja, se você precisa manter o drone parado em um lugar, não precisará que suas quatro hélices estejam funcionando.

Os alunos também imaginam que ele pode ser útil em situações onde o clima difícil ou áreas complexas torna o voo impossível. A principal limitação neste ponto é a dificuldade do drone fixar suas "garras" em superfícies lisas, como concreto polido. Para isso, o plano é experimentar adesivos para resolver este problema.


3

Comentários

Inspirado na natureza: drone imita insetos e é capaz de pousar em paredes e tetos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista