25 Setembro 2019
A piada já é velha nas redes sociais: se jogos violentos nos tornam mais agressivos, então vou jogar Banco Imobiliário e ficar rico. Não faz muito sentido, mas mostra uma suposta contradição na teoria de que games recheados de tiroteios e matanças diminuem a empatia humana dos jogadores a longo prazo.
Algumas pesquisas anteriores já defenderam essa tese, mas agora um novo estudo da Faculdade de Medicina de Hanover, na Alemanha, trouxe alguns resultados, com uma nova abordagem.
Muitos dos estudos anteriores apenas analisaram os efeitos a curto prazo. Na mais recente pesquisa, publicada na revista Frontiers in Psychology e liderada pelo Dr. Gregor Szycik, busca-se entender os efeitos a longo prazo, e não se encontrou nenhuma correlação entre jogos e perda da empatia.
Apesar disso, os resultados não descartam um impacto emocional acentuado, mas apenas por curto período.
Interpretamos nossos resultados como evidência contra a hipótese de perda da sensibilização e sugerimos que o impacto da mídia violenta no processamento emocional pode ser bastante agudo e de curta duração
O estudo teve a participação de um grupo de 30 pessoas, 15 que jogaram jogos de vídeo violentos regularmente (em média quatro horas por dia) e 15 que não tinham jogado títulos agressivos. Os jogos do primeiro grupo incluíam Call of Duty e Counter-Strike.
Para garantir que não houve efeitos de curto prazo, os participantes foram convidados a não jogar durante três horas antes do experimento. Então, ambos os grupos foram questionados psicologicamente, e depois passaram por um scanner de ressonância magnética enquanto lhes eram exibidas imagens projetadas para provocar uma resposta emocional empática.
Com essa técnica, os pesquisadores puderam saber quais regiões do cérebro foram ativadas com a exposição às imagens.
Tanto no questionário psicológico, quando nos dados obtidos na ressonância magnética, não houve diferença nas medidas de agressividade e empatia entre os dois grupos de jogadores.
Uma publicação a respeito da pesquisa declara que "os resultados surpreenderam os pesquisadores, pois eram contrários à sua hipótese inicial e sugerem que quaisquer efeitos negativos dos video games violentos sobre a percepção ou o comportamento podem ser de curta duração".
Claro, essa não pode ser considerada uma resposta definitiva. Há algumas limitações no estudo que os próprios pesquisadores observaram, como o pequeno tamanho do grupo de participantes, além da impossibilidade de um controle de exposição a outros meios de comunicação, como filmes violentos ou conteúdo da internet, o que significa que existe a possibilidade de que tenham sofrido dessensibilização por outros meios.
Ainda assim, considerando que há uma grande quantidade de profissionais que tentam provar os dois argumentos, este resultado coloca ainda mais lenha na fogueira e não deve demorar até que novos estudos com outras abordagens sejam realizados.
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