LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mensagens do Facebook funcionarão somente no aplicativo Messenger

09 de abril de 2014 21

O Facebook acaba de informar, para alguns usuários da Europa, que o aplicativo Messenger será a única forma de enviar e receber mensagens em smartphones com o app da rede social. A mudança ocorrerá em pouco tempo e fará com que o botão de mensagens, que já existe dentro do app que acessa a linha do tempo, abra o aplicativo Messenger.

Messenger do Facebook, rodando no iOS
Messenger do Facebook, rodando no iOS

Este tipo de ação já acontece há certo tempo, para usuários do iOS. Se você tem os dois apps instalados, basta tocar no ícone de mensagens e o Messenger é aberto, como num "alt+tab". Segundo um representante da rede social de Mark Zuckerberg, esta remoção da função do aplicativo principal não é um teste e irá, em curto prazo, ocorrer em todos os países onde o aplicativo foi lançado. Esta regra pode parecer dura, mas há algumas exceções que vão cair como uma luva para os usuários de aparelhos mais em conta, ou de outras plataformas.

Primeiro, os usuários de smartphones Android com restrição de memória interna não serão obrigados a baixar o Messenger. Segundo, os usuários que utilizam o Facebook em tablets ou smartphones com Windows Phone ainda poderão utilizar as mensagens dentro do app do Facebook. E, por fim, terceiro, as mensagens ainda continuarão dentro do Paper, app que foi lançado recentemente e que mostra a linha do tempo em uma forma mais visual, que lembra bastante o layout do Flipboard.

A experiência de conversa no Messenger é bastante superior ao que acontece dentro do app do Facebook, mas alguns usuários podem demorar a acostumar com o novo padrão, principalmente por estranhar a necessidade de dois aplicativos para funções que podem ser realizadas em um só. No Android este app é ainda melhor, já que as conversas aparecem na tela inicial e acima de qualquer app aberto, o que não necessita a abertura do programa para responder alguém que quer conversar com você - isso não ocorre no iOS.

Olhando pelo lado positivo do aplicativo principal, a diminuição de funções exercidas pode deixar o app mais veloz e com menor peso. Velocidade e estabilidade do app sempre foram pontos extremamente negativos, não somente para uma ou duas plataformas, mas para todas onde o app está disponível.

Se você quer adiantar o trabalho e já baixar o Messenger, é só clicar aqui para a versão do Android e aqui para a versão que roda em iPhones e iPods Touch. [The Verge]


21

Comentários

Mensagens do Facebook funcionarão somente no aplicativo Messenger
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista