LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google lança sua ferramenta interna open source para desenvolvimento de software

13 de setembro de 2015 2

Bazel é a nova proposta open source da Google que automatiza a criação e os testes de software. Ainda em fase beta, o Bazel também é altamente escalável e agnóstico, ou seja, independente da linguagem é possível acessar um web service. Além disso, é capaz de gerar compilações de bit exato tanto na máquina de um desenvolvedor quanto o cluster de construção.

Liberado na quarta-feira (9), o serviço permite a desenvolvedores gerar compilações de software e testá-las em um ambiente livre e rápido. Está disponível para Linux e OS X e tem vantagem na agilidade no processo de liberação de novas versões. Oferece ainda suporte a códigos escritos em Java, C++, Python, além de outras linguagens.

O Bazel é escrito em Java e de código aberto sob a licença Apache, e é "usado para construir a maioria dos softwares da Google," de acordo com a página do projeto no GitHub. É um projeto interno que a gigante lança para o mundo, a fim de impulsionar o desenvolvimento e esforços da comunidade.

Além disso, o projeto oferece mais praticidade, uma vez que a ferramenta permite aos desenvolvedores selecionarem determinados arquivos para uma recompilação e porque ele não verifica a integridade de códigos que não foram alterados desde a última utilização.

Permitindo que os desenvolvedores utilizem bibliotecas de fontes populares, como o GitHub e o Maven, ele também permite editar a API para customizar o processo e oferece suporte para Android e iOS.

"Queremos contribuir com o que aprendemos até agora para a maior comunidade de desenvolvedores", diz o comunicado da companhia.

Ainda não está claro quando ou como o Bazel será lançado, como uma ferramenta de desenvolvimento universal para todos os produtos da Google. Por exemplo, por incluir suporte para Java, o Bazel pode trabalhar com Android também, como já mencionado. No entanto, deslocando o Grandle, que atualmente é definido pela Google como a ferramenta de build padrão para desenvolvimento Android, será necessário a participação de desenvolvedores "enraizar" o novo Bazel.

Vale destacar que o Windows não é suportado. Por enquanto, o Bazel só irá funcionar no Ubuntu Linux e Mac OS X, devido à forma como ele utiliza links simbólicos sobre essas plataformas. "No momento, estamos trabalhando ativamente na melhoria de suporte do Windows", diz o FAQ do projeto.


2

Comentários

Google lança sua ferramenta interna open source para desenvolvimento de software
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2