LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Você encararia? IBM traz o jogo de Sword Art Online para o mundo real com Oculus Rift e HTC Vive

18 de abril de 2016 20

Os fãs de anime que acompanharam os lançamentos de 2012 certamente já ouviram falar ou assistiram a série Sword Art Online (SAO). Trata-se de uma história ambientada em 2022, onde uma nova tecnologia de realidade virtual leva jogadores de MMORPG a um mundo aberto e permanente, em completa imersão, dando início a uma nova categoria de jogos: VRMMORPG (Virtual Reality Massively Multiplayer Online Role-Playing Game).

Na história de SAO, o primeiro jogo lançado é um típico RPG multiplayer online, com temática medieval, classes de guerreiros e tudo o que já conhecemos bem. Milhares de jovens participam da estreia jogo, que funciona com um dispositivo chamado Nerve Gear, um capacete de realidade virtual que estimula os cinco sentidos do usuário através de seu cérebro. Uma tecnologia bem mais avançada que a atual, óbvio. Eles controlam tudo através da mente.

O problema é que os personagens de SAO descobrem só podem deixar o jogo de duas maneiras: morrer ou vencer. E morrer no jogo significa morrer no mundo real também. Ou seja, apenas um jogador conseguirá cumprir o objetivo final do jogo e sobreviver.

Bem, o anime, baseado em uma série de livros, fez bastante sucesso. E com a tecnologia de realidade virtual dando muito o que falar mesmo em seus primeiros momentos, a IBM resolveu fazer um jogo inspirado em Sword Art Online.

Através de um supercomputador, a IBM pretende trazer ao mundo real o mundo de SAO - ao menos a parte legal, que é o ambiente do jogo, as mecânicas de batalhas, a imersão no mundo virtual e os desafios. Sem mortes reais, esperamos.

A IBM anunciou em março que em um evento realizado entre os dias 18 e 20, em Tóquio, os visitantes puderam ter seus corpos escaneados em 3D para que suas imagens pudessem ser utilizadas no mundo virtual.

O VRMMO patrocinado pela IBM, substitui os capacetes NerveGear com Oculus Rift e HTC Vive VR. O Sword Art Online: The Beginning, já está sendo jogado por 208 jogadores sortudos. O evento traz a tecnologia da IBM, SoftLayer Cloud, com o alto desempenho, e o poder cognitivo de grande volume de dados do famoso computador Watson para levar a indústria de jogos de vídeo em mundos completamente novos. Depois de um scan 3D, os jogadores são transformados em avatares de si mesmos que vivem dentro do jogo. Controles não são necessários, os jogadores usam seu corpo para fazer jogadas.

Hoje alguns detalhes a mais foram mostrados, como técnicas para a digitalização dos jogadores em avatares, e alguns relances do jogo em si e dos jogadores utilizando os seus dispositivos.

Não se sabe muito além disso sobre este projeto. Talvez isso não se torne um jogo comercial, já que a licença pertence à Bandai Namco, e a IBM não é famosa por lançar jogos. Mas a empresa pode muito bem fazer uma parceria com uma Bandai ou outra do gênero para lançar um produto derivado dessa experiência.

Confira abaixo o vídeo. Ele está em japonês, mas a partir do 1:30 min, podemos conferir em imagens as partes mais interessantes.

E você, jogaria um VRMMORPG que dispensa o uso de controles? Mesmo que inspirado em uma história um tanto macabra? Sword Art Online é uma aventura que nos questiona os limites entre a tecnologia e ética. Até onde a realidade virtual pode nos levar, afinal?


20

Comentários

Você encararia? IBM traz o jogo de Sword Art Online para o mundo real com Oculus Rift e HTC Vive
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista