
24 Julho 2014
O Brasil sempre teve conexões móveis deficientes; desde o 2G, passando pelo nosso fraco 3G. A conexão 4G LTE, por sua vez, apesar da ter uma cobertura ainda diminuta, preservam alguma qualidade. Possivelmente, essa estabilidade desta última deva-se ao fato de ele ainda não ter sido massificada. No quadro geral, no entanto, não somos bem servidos em cobertura, preço e banda com esses serviços. É por esse motivo que uma ondinha de sinal Wi-Fi que seja já faz o dia de qualquer geek feliz. E esse padrão está prestes a evoluir.
O padrão mais popular no Brasil é o 802.11n, capaz de transportar 150Mbps. Já ao redor do mundo, a melhor solução atual é o 802.11 ac, capaz de transportar 1.3 Gbps. Popular e bastante difundido, este último padrão está disponível desde aparelhos de médio custo a dispositivo high-end. Uma evolução desse modelo de Wi-Fi, no entanto, está prestes a entrar no mercado, e visa disponibilizar, ao menos teoricamente, uma velocidade de transmissão de incríveis 10 GBps. O maior entrave para esse progresso, no entanto, é o órgão internacional que regulariza esse tipo de tecnologia, o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).
O instituto citado pede vários anos de muitos testes extenuantes para aprovar a solução tecnológica. O atual padrão de Wi-Fi, por exemplo, levou 5 anos para receber todos os certificados possíveis. Muitas fabricantes, no entanto, não estão dispostas a esperar tanto tempo. Afinal, o mercado clama por inovação, e oferecer um produto que atenda a essa velocidade pode ser um novo diferencial no mercado.
O mercado e órgãos reguladores precisam entrar em comum acordo. Ademais, essas ondas não deixam de ser um tipo de radiação que deve ser estudado com muito cuidado para preservar a nossa segurança. Afinal, a tecnologia deve primordialmente facilitar a nossa vida, não ser fonte de nova preocupação. E você, leitor? Que lado escolhe nessa queda de braços de gigantes? [PC World]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários