
13 Fevereiro 2015
Em um comunicado oficial anunciado hoje, a Nokia concluiu a venda de substancialmente todos os seus dispositivos e serviços de negócios para a Microsoft. Na transação, foi feito um acordo onde a Microsoft pode licenciar as patentes da empresa finlandesa. O valor total da compra foi fechado em US$ 7,2 bilhões.
O valor da compra sofreu um pequeno aumento, com ajustes positivos para a Nokia, segundo a própria. Assuntos pendentes e que eram entrave, como as instalações da Nokia em Chennai na Índia e uma outra na Coreia do Sul também já tiveram solução.
Tanto a fábrica da Nokia em Chennai quanto a localizada na cidade sul-coreana Masan, ficarão ainda sob a tutela da Nokia. No caso da de Chennai, que foi extremamente comentada nos últimos dias e onde os funcionários reclamavam da venda para a Microsoft, ela ficará com produção e lançamentos fiscais congelados por parte das autoridades fiscais da Índia, até que se chegue a uma decisão final. Mesmo após a conclusão, a fábrica ainda vai fazer parte da Nokia, mas produzindo dispositivos móveis para a Microsoft.
Em relação a fábrica de Masan, que era de menor porte, a solução tomada foi o fechamento. O local abrigava cerca de 200 funcionários. A Nokia se comprometeu a alocar alguns dos seus funcionários desta fábrica, e dar um programa de apoio financeiro.
Executivos da Nokia como Stephen Elop, Chris Weber e outros agora farão parte do time da Microsoft, mas ainda com suas respectivas responsabilidades e cargos acordados com a Nokia em 2013. A Nokia espera divulgar seus balanços finais de transição de compra e dados referente suas vendas no primeiro trimestre deste ano até o dia 29 de abril.
A compra da Nokia pela Microsoft foi uma das mais bombásticas aquisições do mercado tecnológico dos últimos anos. Ao que parece, a Microsoft não tem intenções de “engolir” a Nokia assim como fez a Sony com a Ericsson. Provavelmente ambas as empresas continuarão com o plano atual, que é a Nokia lançando seus smartphones linha Lumia sob a alcunha da Microsoft, sendo estes os grandes carros-chefes do Windows Phone, assim como a produção de modelos da linha Asha e outros de entrada mais simples irão continuar normalmente. [nokiablog]
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários