LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quem é o culpado pelos preços absurdos: o governo, as empresas ou nós mesmos?

21 de setembro de 2015 113

Para todo mundo que já comprou um celular por meios oficiais no Brasil, isto é, fora do mercado “cinza” ou de promoções adquiridas juntamente com os planos de operadoras de telefonia, não é difícil notar que os preços praticados no país são extremamente elevados. O problema vai muito além dos preços de telefones, atingindo quase todas as categorias de bens compreendidos como não essenciais, como produtos eletrônicos em geral, carros, videogames e outros tipos de importação.

O TudoCelular decidiu fazer este artigo para esclarecer um pouco o porquê deste fenômeno. Muitas pessoas colocam os altos preços na conta dos impostos praticados aqui, mas isto nem sempre é verdade, ainda que os mesmos certamente contribuam para o famoso “preço Brasil”. Vale lembrar, no entanto, que existem tantos produtos e situações que mostram que o problema é muito maior do que as taxas cobradas pelo governo, como as empresas que praticam taxas de lucro muito maiores do que o aceitável, além da criação de uma dita cultura de luxo no país, ambos os fatores são tão relevantes quanto os impostos que pagamos na aquisição de nossos produtos.

Esperamos ser capazes de sanar as principais dúvidas que os consumidores ainda possuem sobre o preço dos seus produtos, e quem sabe conscientizá-los sobre como combater melhor a prática que levou a imposição destes padrões de preços por aqui.

O mito de que o Brasil possui o iPhone mais caro do mundo ignora quase todos os países vizinhos ao nosso.

O iPhone mais caro do mundo?

Ainda que o iPhone seja um excelente medidor de preços ao redor do mundo, existe hoje um mito frequentemente perpetuado por diversos sites de que o Brasil é o local do mundo que mais se paga por um iPhone. Ainda que o celular da Apple esteja longe de ser barato no Brasil, o preço aqui não se aproxima daquele praticado em diversas outras nações. Se nos atermos apenas ao países que fazem fronteira conosco, um pouco de pesquisa vai mostrar que é um iPhone de modelo recente na Argentina custa cerca de 3.500 dólares (quase 10 mil reais), no Uruguai seu preço fica por 1600 dólares (quatro mil reais, um pouco acima do preço brasileiro), já na Venezuela o preço realmente atinge patamares assustadores, chegando a custar 47 mil dólares. Na América do Sul, o menor preço para um celular desta marca é apresentado no Chile, onde um iPhone é vendido por cerca de 700 dólares.

Apesar de não ser o mais caro do mundo, como mentem muitas publicações, isso não significa que o preço deste celular no Brasil não seja caro, muito pelo contrário, ele absolutamente foge da linha do custo/benefício por aqui. Especialmente quando levamos em conta que a Apple não se preocupa em absorver nem um pouco da carga tributária, e incentiva a prática das altas taxas de lucro no Brasil. Esse é talvez o principal motivo pelo qual o país é um dos maiores mercados de Android do mundo inteiro.

Os impostos no Brasil são muitos e são complicados, a maioria não entende ao certo o que está pagando.

Entendendo os impostos

Conforme é anunciado por toda indústria e muitos especialistas, um dos vilões do preço são os impostos sobre os produtos, que chegam a 33% no Brasil, enquanto nos Estados Unidos variam de 5% a 9,5%, dependendo do Estado. E essa regra vale para outros eletrônicos.

Além das alíquotas colossais, a quantidade de taxas também pesa. São pelo menos seis sobre produtos do dia a dia (PIS, Cofins, IPI, ICMS, ISS e Cide). E cada um multiplica os tributos anteriores. Funciona assim: um aparelho de TV é taxado na saída da fábrica com Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e, ao ser vendido pelo comércio, paga Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) calculado sobre um preço já tributado. Resultado: carga tributária de 45% nos telões.

Quais os tributos que incidem sobre a importação de produtos e serviços no Brasil?

1. II (Imposto sobre Importação) - calculado sobre o valor aduaneiro, com alíquotas variáveis.

2. IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) - calculado conforme a Tabela do IPI.

3. ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), alíquota variável segundo as alíquotas vigentes no Estado em que o desembaraço aduaneiro é procedido.

4. PIS (Programa de Integração Social) - Importação (Lei 10.865/2004) - alíquota geral de 1,65%, existindo alíquotas específicas para determinados produtos.

5. COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) - Importação (Lei 10.865/2004) - alíquota geral de 7,6%, existindo alíquotas específicas para determinados produtos.

6. ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) - alíquota de 5% sobre a importação de serviços provenientes do exterior do País, especificados na Lei Complementar 116/2003.

7. IOF - Imposto sobre Operações de Câmbio – Este imposto incide sobre a compra de moeda estrangeira, na liquidação da operação de câmbio para pagamento da importação de serviços, devido à alíquota de 0,38%.

Além dos tributos acima citados há incidências de taxas como o Adicional de Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM - Lei 10.893/2004 e tarifas aduaneiras.

Esse velho companheiro do cotidiano brasileiro é provavelmente o primeiro responsável pelo encarecimento do iPhone no país. Só no estado de São Paulo, o total de impostos incididos no iPhone é de 46.76%. Importante lembrar que esse valor vai variar entre 7% e 18% de acordo com a região do país, pois o ICMS tem custos diversos nos Estados. Além disso, existe a cobrança de PIS, de 1.65%; do COFINS, de 7.6%; do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), de 10%; e outros impostos diversos, como INSS, FGTS, Imposto de Renda, contribuição ao Senai, dentre outros, que somados equivalem a 9.51%.

Apesar do alto custo dos impostos, eles nem de perto são capazes de justificar o preço absurdo dos produtos no Brasil. Temos muitas coisas que devem ser levadas em conta também, e outros setores fora do mundo dos celulares podem servir para nos dar o exemplo perfeito deste problema.

Com a "Lei do Bem" tablets e smartphones foram poupados de muitos impostos.

Tablets e o incentivo Brasileiro (A Lei do Bem)

Ano passado o governo decidiu prorrogar para o fim de 2018 a desoneração de computadores, notebooks, tablets, modems e smartphones. A medida foi criada pela “Lei do Bem”, que zerou a alíquota de PIS/Cofins, de 9,25%, que incidia sobre a venda desses equipamentos no varejo. Com a desoneração, os varejistas pagam menos impostos e podem vender os eletrônicos a preços menores.

A lei, instituída pelo governo federal em 2011, não desonera os fabricantes, que seguem pagando os mesmos tributos de antes. Apesar disso, para eles, a medida é muito vantajosa uma vez que possibilita a queda de preço e o aumento das vendas.

O ministério também destaca que a medida é benéfica no sentido de estimular a formalização do mercado de trabalho do setor. "Esse programa teve grande efeito de combate à informalidade e ao contrabando", afirmou o secretário do Ministério da Fazenda em entrevista à Folha de São Paulo.

Esta lei nos forneceu um ótimo exemplo na hora de mostrar que os impostos não explicam, por si só, a razão dos altos preços no Brasil. De acordo com o subsídio dado aos tablets, pela “Lei do Bem”, e com isenção de PIS/Cofins e redução de IPI se montados no Brasil, os preços deveriam ter caído de forma considerável, e isso não aconteceu. Mesmo a pequena queda no período esteve muito mais ligada à concorrência entre as empresas do que a redução nos impostos.

Em muitos casos o preço se manteve ou até mesmo aumentou. O iPad é o principal exemplo: a Foxconn recebeu incentivos fiscais para fabricar produtos da Apple no país. No entanto, o preço do iPad 3 não caiu nas lojas que vendiam o modelo brasileiro. Pior: o iPad 4 fabricado por aqui foi vendido por um preço até R$300 mais caro que o antecessor. Até o iPad 2 ficou mais caro na Apple Store online! Como explicar este fenômeno? Um aumento alto de preços no mesmo ano que estes produtos chegaram ser exonerados em até 15% pelo governo? Mais uma vez todo tipo de redução de impostos parece ter sido engolida pela tendência das empresas de praticar uma das maiores margens de lucro do mundo. E este problema fica ainda mais gritante quando olhamos para indústrias mais consolidadas, como as montadoras de carros.

Brasil é o quinto maio vendedor de carros do mundo, mas seus preços são mais caros no Brasil do que no exterior.

O caso dos carros e suas margens de lucros 3 vezes maiores

Não é apenas no caso dos eletrônicos que o Brasil apresenta este problema de preços, a indústria automobilística também vende alguns dos carros mais caros do mundo no país, apesar de tentativas frequentes do governo de abaixar os impostos. Quando o Brasil começou a produzir os primeiros automóveis localmente, as fábricas argumentavam que seria impossível produzir um carro barato. Era preciso aumentar a escala de produção para, assim, baratear os custos dos fornecedores e chegar a um preço final no nível dos demais países produtores.

Nos dias de hoje, o Brasil se encontra como o quinto maior produtor de veículos do mundo e como o quarto maior mercado consumidor, com 3,5 milhões de unidades vendidas no mercado interno e uma produção de 3,638 milhões de unidades por ano. Temos que nos questionar se três milhões e meio de carros não seria um volume suficiente para baratear esta indústria? Como os veículos brasileiros podem ser vendidos mais baratos no México do que aqui, aonde eles foram criados?

É importante lembrar que também nessa indústria o imposto era apontado como o eterno vilão. Entretanto, ele caiu nos últimos anos. Em 1997, um carro 1.0 pagava 26,2% de impostos, o carro com motor até 100cv (o 2.0) recolhia 34,8% (gasolina) e 32,5% (álcool). Para motores mais potentes o imposto era de 36,9% para gasolina e 34,8% a álcool.

Hoje este quadro é muito mais favorável, o carro 1.0 recolhe 27,1%, a faixa de 1.0 a 2.0 paga 30,4% para motor a gasolina e 29,2% para motor a álcool. E na faixa superior, acima de 2.0, o imposto é de 36,4% para carro a gasolina e 33,8% a álcool. Apesar do carro popular ter ganho um acréscimo de 0,9 ponto percentual na carga tributária, todas as demais categorias diminuíram dramaticamente seus impostos: o carro médio a gasolina paga atualmente 4,4 pontos percentuais a menos.

Os carros tem sido muito beneficiados durante os anos de governo petista, enquanto a carga tributária total do País, conforme o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, aumentou de 30,03% no ano 2002 para 35,04% em 2012, o imposto sobre veículo não acompanhou esse aumento, reduzindo seu custo total a cada ano. Nem contamos neste caso com as ações deliberadas do governo para incentivar o país durante a crise econômica, como a redução do IPI (e sua completa exclusão no caso dos carros 1.0). A política de incentivos que começou em dezembro de 2008 conseguiu reduzir o preço do carro em mais de 5%, mas esse benefício nunca chegou ao consumidor.

Como explicar este problema? As montadoras têm uma margem de lucro muito maior no Brasil do que em outros países. Segundo uma pesquisa feita pelo banco de investimento Morgan Stanley, da Inglaterra, as empresas no Brasil são responsáveis por boa parte do lucro mundial das suas matrizes, já que, no geral, a margem de lucro é três vezes maior que em outros países.

O Honda City é um dos melhores exemplos sobre o que ocorre com o preço do carro no Brasil. Fabricado em Sumaré, no interior de São Paulo, ele é vendido no México por R$ 25,8 mil. Neste preço está incluído o frete, de R$ 3,5 mil, e a margem de lucro da revenda, em torno de R$ 2 mil. Restam portanto R$ 20,3 mil.

Adicionando os custos de impostos e distribuição aos R$ 20,3 mil, teremos R$ 16.413,32 de carga tributária (de 29,2%) e R$ 3.979,66 de margem de lucro das concessionárias (10%). A soma dá R$ 40.692,00. Considerando que nos R$ 20,3 mil faturados para o México a montadora já tem a sua margem de lucro, o “Lucro Brasil” (adicional) é de R$ 15.518,00, os R$ 56.210,00 do preço vendido no Brasil menos os R$ 40.692,00 do. preço de fabricação mais impostos.

Segundo o presidente da PSA Peugeot Citroën, Carlos Gomes, os preços dos carros no Brasil são determinados pelo mercado. Para ele o que vale é o "valor percebido pelo cliente". Em uma entrevista com o UOL ele esclareceu um pouco a dinâmica dos preços para explicar porque o brasileiro paga R$ 265.00,00 por uma ML 350, que nos Estados Unidos custa o equivalente a R$ 75 mil:

“O preço não tem nada a ver com o custo do produto. Quem define o preço é o mercado. Por que baixar o preço se o consumidor paga?”, explicou o executivo.

Por ser um mercado ainda mais antigo do que o de celulares e eletrônicos, estas práticas perversas demonstram o verdadeiro fator que afeta os altos preços no país, o dito “Lucro Brasil”.

O ingresso custa 300 reais? Sem problemas, o brasileiro paga.

Razões do “Lucro Brasil”

Podemos perceber que é evidente que o discurso “a culpa é dos impostos” é uma grande furada, então de quem é a culpa deste terrível elemento que é o lucro Brasil? A verdade é que ele é composto de diferentes problemas, mas não podemos negar que nós como consumidores somos uma parte relevante da equação.

Há cerca de dois anos atrás, eu trabalhava como jornalista na França e tive uma chance muito especial de ver claramente um exemplo vivo desta cultura de preços por aqui. Naquela ocasião, a banda Garbage estava com uma excelente turnê mundial que revisitava os principais sucessos de seus quase 20 anos de carreira. Por uma feliz coincidência, a banda tocou em minha cidade (Lyon), cerca de duas semanas depois de passar pelo Rio de Janeiro, aonde tantos dos meus amigos foram prestigiar o show.

Trata-se da mesma banda, fazendo a mesma turnê, com o mesmo número de técnicos e músicos e uma casa de shows muito similar em tamanho e estrutura. A diferença era o preço de entrada, lembro que paguei cerca de 20 euros (cerca de 65 reais em 2013) na ocasião, enquanto a maioria dos meus amigos no Rio tiveram que desembolsar um valor entre 200 e 300 reais, sem contar todas as dezenas de subdivisões como pista e “pista prime” que também não existiam na versão francesa do show.

Outra diferença marcante? O show do Rio teve todos os seus ingressos vendidos com várias semanas de antecedência. No caso de Lyon, que apesar de ser uma cidade bastante grande para o padrão Europeu, era fácil notar que o espetáculo não chegava nem mesmo perto da lotação da casa. A conclusão dessa pequena história? Os brasileiros sempre pagam os altos preços que lhe são demandados? Como podemos reclamar que todos os shows de música no país chegam atualmente por aqui custando quantias absurdas, muitas vezes na casa dos quinhentos reais, quando todos eles têm seus ingressos esgotados?

O mesmo vale para todos os outros absurdos. Um dos motivos mais relevantes do porquê iPhones, Playstations 4 e tablets aparecem por aqui custando o triplo de seu preço inicial, às vezes na casa dos quatro mil reais, é porque existem muitas pessoas que os pagam neste patamar.

No caso do telefone da Apple, sabemos que ele é um objeto de desejo da maioria dos usuários brasileiros, e o brasileiro não só deseja, como compra o iPhone. Vale lembrar do que acontece todas as vezes que um desses produtos tem o seu lançamento oficial no Brasil: os seus primeiros estoques são esgotados rapidamente, com uma nova remessa sendo enviada somente depois de semanas. Isso que nos leva a velha fórmula: uma grande procura ao lado de pouca oferta é sinônimo de preços altos.

Aqui vivemos a ideia plena do consumo de luxo. Onde o potencial “hype” que um produto possui, o valoriza no mercado a tal ponto que ele acaba por atingir os preços absurdos praticados aqui. A estratégia vem funcionando ao longo dos lançamentos de novos iPhones. Esta é, em nossa opinião, a raiz dos preços mais altos. O site The Verge, em entrevista com o antropólogo José Carlos Aguiar, já falou sobre esse fator no caso brasileiro:

“Há uma classe média emergente no Brasil e em toda a América do Sul. Eles não são ricos, mas não tão pobres quanto os seus pais foram, então de repente você tem milhões de pessoas que querem comprar produtos – os iPhones e produtos high-end que eles veem nas mãos de pessoas ricas e na TV.

A classe no Brasil não é determinada mais pela educação ou por bairros: é tudo sobre o estilo de vida. E é isso que está conduzindo este mercado.”

O que nos traz ao maior problema do lucro Brasil. Se as pessoas continuam consumindo estes produtos a um custo absurdo, para que baixar o preço? E na medida em que estes produtos existem justamente para representar status, não há muito sentido em deixá-los mais barato. Nada reforça mais esta visão do que a prática cada vez mais comum de alugar iPhones no Brasil para ir à balada. Este é exatamente o tipo de postura por parte dos consumidores que permite que os preços fiquem lá no alto.

Sabemos que a distribuição de renda no Brasil ainda é uma das piores no mundo inteiro. A sua grande concentração é a maior responsável pela valorização de status nas compras. Vivemos em um país onde as diferenças são demarcadas através do consumo, mesmo que para isso tenha que se pagar mais. Comprar determinado carro, celular ou iogurte no Brasil é algo que “separa” seus consumidores das classes sociais que se encontram “abaixo” deles.

O antropólogo Roberto Da Matta deu uma entrevista à revista Trip na qual ele fala como o Brasil está importando o modelo americano de consumo excessivo, mas mantendo a desigualdade no país:

"Quando morava em Washington, uma vez estava correndo e vi o Bush filho, que era presidente na época, também correndo, com seguranças. Ele estava usando o mesmo Nike que eu. Aqui no Brasil, é mais difícil imaginar essa cena. Porque os objetos ainda refletem muito o segmento social da pessoa. O tênis, o carro, o restaurante não valem só pelo que eles são, mas como símbolos de status. É por isso que sai mais caro jantar no Rio ou em São Paulo do que em Nova York."

O Governo Brasileiro também tem culpa no cartório ao burocratizar o pagamento de impostos pelas empresas.

Governo também tem culpa no Lucro Brasil

Apesar de tudo isso, não podemos colocar toda culpa do “Lucro Brasil” apenas nas empresas inescrupulosas e nos consumidores de classe média que perseguem um status diferenciado do resto da massa. Existem outros fatores que incidem sobre estes problemas, como o protecionismo e a burocratização do processo empresarial no Brasil.

Tivemos sorte nos últimos anos com o fortalecimento da economia, que aumentou a competição graças à crise no mundo desenvolvido e estimulou as empresas a buscarem os grandes mercados emergentes. Também não podemos esquecer o forte crescimento do consumo no país impulsionado pelo aumento da renda e do crédito, resultados das políticas petistas de crescimento da Classe C. Estes fatores criaram um mercado maior e foram vitais em reduzir um pouco as margens de lucro.

Apesar disso, ainda vivemos em um país com uma burocracia absurda, corrupção, carga tributária elevada, regime tributário complexo, infraestrutura ruim, uma mão de obra cara e de pouca especialização, além de outros tantos problemas. Todos eles dificultam muito a criação e chegada de empresas por aqui, aumentando o risco de seus investimentos. A consequência direta do crescimento do risco é a diminuição da competição. Obviamente, sem competição as empresas que monopolizam o mercado sobem seus preços e aumentam margens de lucro encarecendo os produtos.

Existem poucas soluções para reduzir margens e preços. O governo precisa eliminar a burocracia e simplificar a legislação. Deve ser mais fácil criar e consolidar pequenas empresas no Brasil, desta maneira, estimulando a competição. É importante também garantir que uma ampla reforma tributária aconteça no país, uma que desonere o número de impostos sobre produto e se foque mais nos impostos de renda (e ainda outros impostos relevantes, como a taxação de grandes fortunas) de modo que o Estado continue viabilizado e preocupado com a justiça social, mas o mercado seja um pouco mais flexível para o comércio, incentivando investimentos diversos. O benefício será dos consumidores que poderão ter acesso a produtos com preços mais justos com mais frequência.

Talvez nunca cheguemos ao mesmo preço dos Estados Unidos. Os países da Europa Ocidental, por exemplo detém o título de mantenedoras dos iPhones 6 mais caros do mundo, enquanto eles não são lançados oficialmente nos países em desenvolvimento. A França em particular tem sido apontada como o local mais caro para se comprar este dispositivo no momento. Apesar disso, graças ao alto salário mínimo local e o extenso trabalho do estado francês para garantir os direitos de seus residentes, a maioria dos franceses pode comprar um iPhone sem sentir o impacto do preço elevado dele em seu dia a dia.

Torçamos para que estas medidas sejam implementadas de forma que os brasileiros finalmente consigam comprar celulares e outros produtos à custos similares ao mercado europeu que, apesar de mais caros do que os praticados nos Estados Unidos, levam em conta todas as necessidades de um estado como o Brasil, que deve se manter comprometido com o bem estar de seus cidadãos e a justiça social.

Autoria de Felipe Velloso


113

Comentários

Quem é o culpado pelos preços absurdos: o governo, as empresas ou nós mesmos?
  • Várias pessoas tem caído em golpes na internet, tentando conseguir um empréstimo pessoal.
    Quais dicas posso dar para pessoas que estão em situação financeira delicada ou precisando de um capital de giro pra fazer o negócio engrenar?
    - Investiguem o CNPJ da empresa, certifique-se de serem banco ou financeira.
    - Confiram no Reclame Aqui. com. br a reputação, as reclamações recorrentes e principalmente como respondem essas reclamações.
    - Não acredite em promessas incríveis (Juros zero não existe!)
    - NUNCA realize pagamento antecipado.
    - Busque informação no site oficial da empresa (com o cadeadozinho e https)
    - Faça perguntas de sondagem e peça por comprovações.

    Fazemos empréstimos (até R$1000 em 24 vezes) com consignação na conta de energia - Para dúvidas, chamar no Whatsapp 71991845494 Renê.

      • Nós, consumidores somos os únicos culpados. O cara não tem onde cair morto, mora de aluguel ou ainda com a mãe, mas o desgraçado tem que comprar um carro 0 a 60k para mostrar status. Computadores? Tente encontrar uma maquina boa por menos de 2k e falhe. Casa propria? A moda agora é casa geminada, onde se paga 200k para morar em um cubiculo que para esticar as pernas é preciso abrir a janela. Isso só vai parar o dia que o brasileiro parar de comprar. Deixem os veiculos apodrecerem nas montadores, parem de comprar barracos a preço de ouro. A esqueci, brasileiro mediano é ignorante, egoísta e facilmente manipulavel...

          • Meus parabéns ao redator deste post. Falou muito bem. E é isso mesmo o que eu sempre achei. Apesar de que os impostos e a burocracia, junto com as péssimas condições de transporte e logística daqui influenciam bastante os preços altos. Mas o que eu sempre digo: "essas empresas inescrupulosas e mercenarias é que querem ganhar cada vez mais lucros abusivos". Outro exemplo é essa taxa de juros abusiva daqui do Brasil. É um absurdo. Nunca vi tanta desonestidade para com os consumidores como aqui no Brasil com esses preços e essas taxas absurdas de juros. E o Governo também tem culpa no cartório. Apesar que o maior culpado somos nós mesmos. Mas o Governo também, pois não tenta inibir essas práticas abusivas dessas empresas daqui ou que vem para cá. Em alguns países, o Governo ou a justiça chamam os responsáveis pelo produto e pede explicações do por que dos preços altos. Aqui é, tanto faz, desde que paguem os impostos. Isso é lamentável.

            PS: "preço não tem nada a ver com o custo do produto. Quem define o preço é o mercado. Por que baixar o preço se o consumidor paga?" explicou o executivo"

            Que absurdo sem tamanho desse cara. E os brasileiros otários, me perdoem, mas sou obrigado a falar assim, apoiam e compram. Já falei antes, isso me dá uma raiva sem tamanho.

              • Nós somos culpados.
                Lei de Gerson ao quadrado aqui no Br.
                Resultado é este

                  • Reportagem magnifica.
                    Não sou mão de vaca, mas nunca darei mais que R$ 800,00 em um celular, pois acho que não vale tudo isso e, até mesmo em questão de sistema, o meu é um lumia 820 que comprei usado por R$ 150,00 já está encaminhando para o segundo ano e ainda está com Windows 10 Mobile.

                      • IPhone não é o Melhor, é o Mais caro. Mais melhor não.

                          • Ia comprar um IPhone ano que vem, mais lir toda essa matéria espetacular, e decidir não fazer mais essa besteira! Irei comprar um Lumia 950 muito melhor... Cair na real iPhone jamais...

                              • Belo reportagem! Parabéns ao site e ao autor Felipe Velloso.

                                  • Não, não sou otário. Não sou idiota. Não sou besta. Luto, e muito, por cada centavo que ganho. Preciso de um aparelho que possa trabalhar profissionalmente, e o iPhone é uma das opções, pela sua qualidade. Eu realmente não tenho culpa se os governantes aos quais eu NÃO VOTEI, não estabelecem leis que me protejam como cidadão que sou e pago meus impostos dessas empresas que sugam a energia da nação. Essa culpa não é minha. Cadê a ANATEL, para regulamentar DE VERDADE essa pouca vergonha de concorrência entre as teles? Numa operadora, 10Mb de dados são R$ 2,00 por 7 dias. Em outra, 5Mb é R$ 1,00 por 3 dias e meio. Já na outra, ela me dá 20Mb por R$ 4,00 por 14 dias. NÃO HÁ CONCORRÊNCIA e a culpa é minha???? Não, não sou idiota nem otário. Ah! Não comprei o iPhone por R$ 2.500,00, comprei um excelente Xperia Z2 usado por R$ 900,00 e estou muito bem.

                                      • concordo plenamente contigo Carlos, para os governantes do Brasil, só eles tem direito a comprar iphones, a ter bons planos de internet, e todas as outras coisas boas da tecnologia, e o povo que se dane. são egoístas, ignorantes, que só pensam em sí mesmos!
                                        e a Anatel é uma agencia SAFADA com todas as letras e sentidos, pois que é a 1a a permitir as operadoras fazerem o que bem desejarem, desde que não deixem de cumprir com a única obrigação exigida pela Anatel, que é claro, dinheiro, e o interesse das pessoas que se sucumba! iphone no Brasil, é artigo de luxo, de rico, quando na verdade, eu e você sabemos a produtividade que este dispositivo oferece, a segurança, e a qualidade é claro, chegando a durar anos na mão do usuário! também não comprei um iphone, comprei um Motorola, pois por enquanto foi o que pude comprar, mas se o iphone também tivesse um preço acessível, com certeza o compraria! concordo totalmente com vc cara!!!

                                        • Bom, li a matéria e não entendo muito de impostos. Nem sei a que classe me encaixo no padrão brasileiro. Talvez classe trabalhadora que luta honestamente para sobreviver pois meu salário e de 1300,00 reais e sei q nestes últimos tempos esta cada vez mais difícil de suportar tanto aumento de impostos e taxas e ainda mais agora a volta da CPMF. MAS procuramos culpar sempre alguém por absurdos do dia a dia. Muitos dizem q e o povo o culpado de tudo isso, talvez seja mas se o povo brasileiro não fosse menos desprovido de estudo e inteligencia seriamos assim tão burros de só procurarmos status e luxo para nós aparecermos pros nossos vizinhos e amigos. Acho que um pouco senão tudo disso tudo pode ser culpa de nossos políticos que só querem tirar proveito de tudo RIQUEZA e GANANCIA é o que importa. Por isso que empresas estrangeiras veem aqui como uma mina de ouro.Somos tolos e ignorantes e nos deixamos levar.........

                                            • Calma, tem questões de outras taxas tributárias, com folhas de pagamentos, e a questão de outros custos mais altos como energia e qualquer empresa que esteja no Brasil tem pelo menos um escritório com ar condicionado, o custo de energia por exemplo é mais caro

                                                • E a logística?
                                                  Segurança?
                                                  Para falar de celular, estes últimos anos roubaram varias cargas da Samsung , entre Viracopos e a central deles.

                                                  Brasil é muito caro, improdutivo.

                                                  • A Apple é uma empresa que... PODEM TER CERTEZA... NUNCA irão ver a cor do meu R$$$$$$!

                                                      • Em miúdos: Brasileiro é otário!

                                                          • Em miúdos: Brasileiro é otário.

                                                              • To feliz com o meu desculpa ai.

                                                                  • os culpados somos nós mesmos! pois é simples, se uma empresa vende um moto G3 por R$899,00 e ainda há brasileiro que acha justo pagar um valor tão absurdo, e acabam pagando no final, porque essa empresa iria reduzir o preço? se ele mesmo caro ainda é aceito por uma grande parte da população?! agora porque será que nos EUA esse mesmo aparelho custa apenas US$139,00, mesmo a média salarial dos EUA sendo superior comparada a do Brasil?é simples, as pessoas pensam como nação, e não só em si mesmas! enquanto os brasileiros continuarem pagando os preços absurdos cobrados pelas empresas, isso nunca vai acabar, pois tanto as empresas como o governo, precisam do nosso dinheiro para continuar existindo! basta que saibamos dar o devido valor ao mesmo!

                                                                      • Henry, eles não parariam de vender aqui, pois uma parcela significativa de seus lucros provém do Brasil. Se todos fizessem assim como vc, em optar pelo melhor custo-benefício já seria um passo (ainda que pequeno) pra mudar essa situação.

                                                                          • Nossa Aleluia uma matéria que sintetizasse tudo que eu digo há tempos. e o mais triste que a parte da equação é o próprio povo. Que fica reclamando de altos impostos, empresas gananciosas, mas também não faz sua parte. Existe boicote no Brasil? Acho que não. Por isso as empresas deitam e rolam. E qualquer coisa metem a culpa no imposto, que está tudo certo.

                                                                              • Desculpas amigos mas estamos cansados de se culpado vamos deixa essa memória venceram a gente vamos luta e para para pensa será mesmo que eu preciso mesmo que as coisa da moda para estanela eu falo das autas tecnologia pense nisso chega de sermos abusado vamos dizer não a isso tudo.

                                                                                  • Tenho Nokia 930, e vou vender. horrível de smartphone, ele só tem a mídia. e propaganda falsa, quem realmente usou Nokia 930 sabe a queda que é.

                                                                                    • A culpa é das empresas, com seus altos lucros. Culpa do governo, com sua carga tributária. Mas o maior culpado desta história, somos nós consumidores. Não somos obrigados a consumir Iphone/Playstation pelos preços praticados. Falta uma reflexão mais adulta e coerente sobre o consumo e a real necessidade em adquirir produtos que não valem o quanto pesam. Vou dar o meu exemplo. Meu primeiro smartphone era um Lg P698f. Na época era bom, mas com a evolução dos aplicativos, o aparelho não conseguiu apresentar um bom desempenho. Chegou um dia, em 2015, que ele pifou. Eu demorei 4 meses para adquirir um novo. Não por falta de dinheiro. Eu queria pesquisar com calma. Olha daqui, olha dali, cheguei à conclusão que não deveria pagar mais que R$500 por um smartphone que possuísse boa câmera, duração de bateria e custo benefício de processamento e software. Comprei um Lumia 640 por R$480. Me atende perfeitamente em tudo que desejo em um smartphone, e não me endividei.

                                                                                      • salvo algumas coisas, é coerente o texto..

                                                                                          • Os Brasileiros são modinha demais pra reconhecer que Iphone é só um lixo caro feito pra patricinhas e mauricinhos se acharem... Consumidor mais burro do mundo

                                                                                              • Acho que a coisa gira em torno do fator "brasileiro modinha" mesmo.Trabalho com RH e gosto de observar comportamentos. Historicamente o brasileiro sempre se achou o "patinho feio", supervalorizando outros povos (como os americanos, por exemplo, e se subvalorizando), consequência de questões culturais que não vou aprofundar.O fato é que nós topamos pagar caro por vários produtos porque lá em nosso íntimo queremos nos sentir menos patinho feio.E o pior, achamos que dizer não às cosias caras é motivo de vergonha e não consumo consciente.Para reforçar isso vejam o uso de cartão de crédito e cheque especial. Estamos sempre endividados pois achamos "vergonhoso" não poder comprar algo.Por isso há mais de cinco anos meu limite é de apenas R$100,00 heheheh. Não sou tonto para cair na lábia do banco. Prefiro ser visto como "pobretão" do que ser visto como alguém com dinheiro mas devendo até as cuecas kkkkk

                                                                                                • Bem, li e gostei do que vi. É quase isso mesmo. Eu já dei 2,5 mil em um iPhone 4 e 1,8 mil em um S3. Estou tentando reduzir os gastos, mesmo depois de 3 anos com meu S3, comprar algo mais simples.

                                                                                                  Só discordo de dois pontos:
                                                                                                  - resultados das políticas petistas de crescimento da Classe C: Não, o PT não promoveu política alguma para a classe C (que vai de 4 a 10 salários mínimos), mas sim as classes D e E.
                                                                                                  - Taxação para grandes fortunas: As grandes fortunas são de grandes empresários. Se forem taxados, ou deixam de investir no Brasil, ou aumentam o preço de seus produtos. Ou seja, quem sofreria com isso seria, novamente, as Classes C, D e E. Mais a classe média (classe C), visto que é ela que sustenta o país.

                                                                                                  • Muito bom parabéns acho que talvez a melhor matéria dos ultimos tempo! =>

                                                                                                      • Felipe Velloso sempre faz textos grandes e bons. Apesar que geralmente eu discordo, kkkkkkkk. Mas vou ler esse daqui agora.

                                                                                                        • Preço de um Gol aqui no Brasil você compra um Ford SUV usada em excelente estado ou uma BMW conversível.

                                                                                                            • Muito boa matéria, parabéns.

                                                                                                              Somos muito culpados por tudo mesmo, sempre soube disso. Compramos o carro mais básico pelo preço do mais completo fora do Brasil.

                                                                                                              Lei da oferta: Para quê baixar o preço se estamos vendendo?

                                                                                                              • Os 3 são culpados!

                                                                                                                  • parabéns pela matéria o povo nem ler e sai falando merda, coisa de brasileiro por isso so se ferra ..."O que pobre tem mais que rico?"kkkkkkkkk

                                                                                                                      • Excelente texto. Esclarecedor naquilo que venho afirmando de que não são os impostos os verdadeiros vilões responsáveis pelo alto custo dos produtos. Acredito que as maiores culpadas são mesmo as fabricantes multinacionais que exploram o desejo dos brasileiros em possuir um dispositivo que representa muito mais do que uma tecnologia de ponta. Exploram a vontade de fazer parte de um grupo etilista, com estilo, status, agregando uma (falsa) imagem de poder, de felicidade, fruto do consumismo pregado pela mídia e pelos ditames do capitalismo. Essas empresas, com uma equipe de marketing de primeira linha, sabem como manipular os consumidores, induzindo-os a adquirir seus produtos, mesmo que a um preço exorbitante e com funções que muitas vezes são quase irrelevantes. Exemplo clássico disso tudo? Vide Apple e seus valores surreais!

                                                                                                                          • Exato, mas como já foi visto nos cometários, ainda tem otário que coloca a culpa só no governo ou que acha bom o custo-beneficio de iPhones e outros aparelhos. não adianta vir com mimimi, quem compra um Phone 4s de 8gb por R$ 900,00 em 2015 por exemplo, é otário, muito otário e não adianta tentar justificar, é otário, a Apple tem mais é que cravar a faca em gente burra assim

                                                                                                                            • Foto legal do RockinRio ...

                                                                                                                                • o problema é que ou compra ou fica sem,
                                                                                                                                  não tem pra onde correr. Eu sempre tento comprar no melhor custo beneficio,
                                                                                                                                  esperando promoções , comparando preços etc, mas se deixar de comprar , eles
                                                                                                                                  vão para de vender no brasil só isso, não tem muita saída ou tentar comprar o menos caro ou vai
                                                                                                                                  ficar sem.

                                                                                                                                    • Henry, eles nao parariam de vender aqui, pois uma parcela significativa de seus lucros provém do Brasil. Se todos fizessem assim como vc, em optar pelo melhor custo-benefício ja seria um passo (ainda que pequeno) pra mudar essa situação.

                                                                                                                                        • Também não é assim. Existem opções, não em todas as vezes mas em muitas delas existe. E do mesmo jeito que vc fica sem o produto, a empresa fica sem o dinheiro do comprador. Vide a HTC. Saiu. Entrou Asus, Xiaomi, Quantum... e oje A HTC chora lágrimas de sangue mundialmente. Então não subestime a importncia dos comsumidores.

                                                                                                                                            • porém as empresas e o governo são tão filhas da puta mas tão filhas da puta que ficam criando padrões brasileiros propositalmente diferentes dos padrões internacionais pra impedir que a gente compre produtos importados.tipo tomadas, lado do volante do carro, teclado de computador, etc.se alguém pesquisar garanto que vai achar vários outros exemplos.

                                                                                                                                                • não concordo
                                                                                                                                                  se todo mundo resolvesse comprar de outro país, importando, aí iria resolver muita coisa, mas pra isso funcionar a maioria dos brasileiros tinham que aprender alguma língua estrangeira, e sair da zona de conforto pra comprar no exterior.

                                                                                                                                                  • Excelente matéria.

                                                                                                                                                      • eu sou desses q comprar o melhor sempre sai mais barato
                                                                                                                                                        um iphone vc paga caro aqui no brasil mais vc pode ter certeza q passa no minimo tres anos com o aparelho
                                                                                                                                                        ja um moto g q é muito mais barato com um ano de uso ja esta começando a dar problema
                                                                                                                                                        entao no final o barato sai caro

                                                                                                                                                          • Fala isso pra quem tem uma carroça de 4S.

                                                                                                                                                              • nao fez o menor sentido o q vc falou, iphone nao tem o menor custo beneficio, isso qualquer artigo bem feito fala, com metade do preço do iphone vc compra um celular que dura tanto quanto o mesmo dura. Compre um Lumia ou Sony por 1/3 do preço e durará o mesmo. Nao tem desculpa pra esse absurdo de preço de produtos da apple no Brasil, só burro paga.

                                                                                                                                                                  • Nossa , tive um xperia sp por 3 anos , só não tenho mais pois foi roubado,fazia tudo o que um bom smart faz , fotos de qualidade , gastei 800 reais na época.Hoje tenho um lumia 930 , que tem quase 2 anos de lançamento e bate de frente com muito iphonezinho 6 por aí , em fotos e vídeos ele é até melhor , gastei 1000 reais e pretendo ficar uns 3 anos no mínimo .Esse mimimi é típico de usuário de iphone , argumentos fracos e sem base nenhuma .

                                                                                                                                                                      • Sem lógica seus argumentos.

                                                                                                                                                                          • Marketing = Apple.

                                                                                                                                                                              • po cara 1 ano? tu é um ogro usando um celular.

                                                                                                                                                                                  • Pela sua ótica, o Moto G não sai caro, pois se o mesmo durar um ano, ao custo de 1/5 de um iPhone, tá valendo a pena.

                                                                                                                                                                                      • concordo com vc vinicius e isso não é justificativa pra cobrarem o preço que cobram! Na matéria mesmo fala que quando teve redução dos impostos o iPad ficou ate mais caro. ta na cara que as empresas exploram o consumidor brasileiro pq o mesmo deixa que façam isso!

                                                                                                                                                                                      • Excelente materia, vivemos em um capitalismo maldito onde os de fora exploram agente e os proprios BR se exploram.

                                                                                                                                                                                          • mais o governo tbn explora o povo
                                                                                                                                                                                            trabalhar 5 meses para pagar as contas do governo

                                                                                                                                                                                              • Aí se curte ser explorado , vai lá e paga 3000 em um celular !

                                                                                                                                                                                                  • que o governo explora isso já estamos careca de saber o que a população ainda não entendeu é que as multinacionais exploram tanto quanto mas não enxergaram ainda! Olha só as fabricantes de automóveis que lucram 3 vezes sobre o carro!! O assunto em questão é que as marcas estipulam um preço e o consumidor paga e depois usa os impostos para justificar o preço!!

                                                                                                                                                                                                      • Na minha conta é: trabalhar 5 meses pra pagar as contas do governo (neste caso existe algum retorno) e mais 6 meses pra pagar as contas das multinacionais (neste caso não à retorno).

                                                                                                                                                                                                          • ah entao vc é o primeiro Brasileiro satisfeito com nossa segurança com a situaçao da educaçao e da saude
                                                                                                                                                                                                            pq trabalhamos 5 meses do ano para pagar impostos quq nao se tem retorno em nada

                                                                                                                                                                                                              • Rodrigo sou alemão (brasileiro de parte de mãe), más pode ter certeza de que não estou satisfeito. O Bra$il foi pensado, arquitetado pra ser assim. Essa é uma questão muito complexa, mas eu tenho certeza sobre o fato de que este país, não tem uma cultura enrraizada que seja direcionada para a prosperidade e pela formação de uma nação de pessoas de bem.

                                                                                                                                                                                                          • Excelente materia, eu ja venho dizendo isso faz tempo aos meus colegas, e para se ter ideia um deles trabalha em uma loja que vende colchões, ele mesmo diz que o lucro é de quase 1000¨% do valor da compra, isso mesmo vc não leu errado, mil porcento, entre varias coisas no nosso mercado, quase tudo é de 100% a mais, o governo n tem nem a metade disso em imposto, enquanto os empresario tem quase sempre essa media de 100% a mais, absurdo colocar a culpa em um dos contribuintes desse fator negativo, o governo tem culpa sim, mais é bem menos do que o ´´capitalismo´´.

                                                                                                                                                                                                              • Faço minhas as palavras do Phillipulses. No meu ambiente de trabalho, todos já constatamos que comprar carro zero é uma roubada. Melhor mesmo é comprar seminovo, já que isso diminui um pouco o absurdo dos preços.

                                                                                                                                                                                                                  • Você pode tirar um carro zero da concessionária, e coloca-lo a venda em uma loja do outro lado da rua; ele será revendido como semi-novo por um valor bem abaixo do que você pagou. E por falar em carro, seria essa não obrigatoriedade do porte de extintor de incêndio uma manobra pra aumentar, futuramente, os valores do seguro?

                                                                                                                                                                                                                      • Com certeza é melhor um semi novo com o dinheiro de um carro popular novo vc pega um civic ou um corola e terá conforto e economia e visualmente enche os olhos.

                                                                                                                                                                                                                        • Finalmente uma mat?ria que vale a pena ler!!! Depois de milhoes de materias valorizando os lan?amentos de varios smartphones e dias seguintes mostrando varios defeitos de muitos deles....O que foi isso? bateu na consciencia? ou ja cansaram de ler todo mundo reclamando que ? culpa da Dilma? concordo com tudo em que foi relatado nessa materia.

                                                                                                                                                                                                                          Pena que voces e eu sabemos que ? uma materia "morta". morta no sentido em que todos leem,concordam,aplaudem,chegam ate se emocionar,mas que no fim abrem outra pagina na procura de comprar seu outro smartphone recem lan?ado com a 1? parcela do 13? salario,pelo menos dar uma entrada. rsrsrsrs.

                                                                                                                                                                                                                          Nego prefere comer arroz,feijao e ovo o ano inteiro,mas exibir um smartphone top,pra exibi?ao. ? claro,tbm adoro olhar esses lan?amentos,mas fico s? nessa de admirar,poq o meu ja faz oq eu quero,tenho ha 2 anos e meio. claro q sinto vontade de comprar um outro,mas me contenho,ate poq se nao fui assaltado e nao est? quebrado,pra que comprar? ? melhor focar nos estudos e em outras coisas que realmente sao importantes.

                                                                                                                                                                                                                            • Essa matéria foi uma das melhores que já li na vida. Acredito que o problema não é somente o que o brasileiro aceita pagar, más o fato de que ele quer pagar caro pra mostrar que pode; o chamado fator "TIRAR ONDA". Por isso penso que se o iphone fosse comercializado por um valor honesto, provavelmente não venderia tanto.

                                                                                                                                                                                                                              • e tambem tem o caso que as empresas e empresários querem lucrar absurdamente. o Lumia 530 custa 280 reais pq é um aparelho com sistema novo no mercado que sao poucos que querem em comparação com o Android, se vendesse bastante como o android nao sairia por menos de 500 reais. olha ai o Lumia 640 xl foi lançado por aproximadamente 1000 reais, agora vc encontra por 500 na internet, é a lei da oferta e procura. quanto mais vende mais eles aumenta os preços, se nao vende muito baixa o preço.

                                                                                                                                                                                                                                  • Muito boa a matéria, parabéns! Só uma correção: você informa no texto que "INSS, FGTS, Imposto de Renda, contribuição ao Senai, dentre outros, (...)" seriam espécies tributárias. INSS e FGTS não são tributos, é bom corrigir! INSS - Instituto Nacional do Seguro Social e FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. As chamadas "contribuições sociais", essas sim são espécies tributárias e são destinadas tanto aos chamados "serviços S (SENAI, SENAC, SESC, etc)" e a contribuição para o FGTS não é um tributo, mas uma espécie de "poupança forçada" que o governo impõe como forma de fortalecer os bancos públicos e criar uma reserva financeira para o trabalhador - mas não é tributo, porque volta inteiramente para o depositante.

                                                                                                                                                                                                                                      • não adianta, Brasileiro quer ter as coisa, se não comprar aqui por 4500, vai pro estados unidos e compra lá, ou pede pro amigo trazer, vai pro Paraguai de carro comprar, mais de alguma forma ele vai ter. Isso que fode o pais, vê se acontece isso nos EUA ou Canadá, o Brasileiro tem que dar mais valor a empresas brasileiras, igualzinho aos gringos. Tem que tributar mesmo esse FDPs que importam, não criam emprego no pais, e olha pra nós como notas de 4500 reais. pelo amor de Deus é uma humilhação pagar 1500 reais em um Iphone 5C de 8GB ou 2200 em um 5S de 16, puta sacanagem.

                                                                                                                                                                                                                                          • Capitalismo, meu caro

                                                                                                                                                                                                                                              • Aqui no Brasil se voc? n?o pagou caro ? pq n?o presta!! Dizem que o Barato sai Caro, t?pico ditado popular capitalista!! Paguei R$800 em um notebook com W8.1 que me atende muito bem mas j? ouvi pessoas dizendo que teria que ter comprado notebook com X de Ram, Processor de v?rios n?cleos pois usarei por mais tempo, sendo que para o que utilizo o notebook n?o h? necessidades de mais potencia do que ele j? me fornece!

                                                                                                                                                                                                                                                  • é verdade, essa galera paga 2, 3 mil em um celular, sendo q as vzs tem um bom celular. Essa gurizada não tem noção de dinheiro, e as fabricante abusam desse povo consumista.

                                                                                                                                                                                                                                                      • concordo,uma vergonha!!!! tanto iphone,quanto os tops dos androids e ate mesmo os intermediarios...vamos valorizar o que ja temos,ter cuidado pra nao quebrar...vamos deixar encalhar nos estoques!!!! fazer igual oq aconteceu com o fire phone da amazon. uma hora eles vao ter que vender baratinho. e tbm protestar pelos pre?os altos...divulgar pelas redes sociais,poq eles tbm olham essas comunidades a fim de saberem como andam os seus produtos.

                                                                                                                                                                                                                                                        • GENTE PELO AMOR DE DEUS VAI TER EXPANSÃO NOVA DO AGE OF MYTHOLOGY É ISSO MESMO BRASIL? JÁ POSSO MORRER EM PAZ

                                                                                                                                                                                                                                                          • Gostei da matéria, que é muito esclarecedora sobre o valor que brasileiro aceita pagar por determinados bens. Chega a ser vergonhoso vc visitar um pais da América Latina que não tem uma montadora é o carro ser mais barato que o Brasil! Sobre os smartphone virou piada, vc pagar verdadeiras fortunas para um "bem" cuja, durabilidade chega a dois anos, quando muito! Seja pela tecnologia de defasada, seja pela, durabilidade do produto! O feitich fala mais alto no capitalismo, pagamos pelo status de ter o bem, não por necessidade!

                                                                                                                                                                                                                                                              • ? Rub?ns... e j? disse em outros f?runs: qualquer smartphone "top" custa acima de R$ 3 mil, com exce??o, at? o presente dia, da Motorola e Asus.Assim, cito voc?: "Sobre os smartphone virou piada, vc pagar verdadeiras fortunas para um
                                                                                                                                                                                                                                                                "bem" cuja, durabilidade chega a dois anos, quando muito! Seja pela
                                                                                                                                                                                                                                                                tecnologia de defasada, seja pela, durabilidade do produto! O feitich
                                                                                                                                                                                                                                                                fala mais alto no capitalismo, pagamos pelo status de ter o bem, n?o por
                                                                                                                                                                                                                                                                necessidade!"

                                                                                                                                                                                                                                                                  • concordo!!!! vamos protestar!!

                                                                                                                                                                                                                                                                    • Boa matéria!

                                                                                                                                                                                                                                                                        • Primeiramente eh questão complicada, se um determinado produto não tem boa saída por causa de preço alto, simplesmente não disponibilizam o produto.. Quer comprar compra se não quer procuramos quem quer. Governo não tem competência e nem compromisso com o povo e por fim usuários finais ficam refém de um sistema alimentado e criado ao longo dos séculos.. Junta materialismo que a pessoa da uma importância tão absurda em determinados produtos que por fim tudo contribui pro caos que está hj em dia. Sinceramente não tenho mais esperança no Brasil quando se acha que vai melhorar, fica pior que an

                                                                                                                                                                                                                                                                            • Primeiramente PARABENS PELA MATERIA !
                                                                                                                                                                                                                                                                              E por levantar uma quest?o complicada mais que todo mundo tem culpa. Certa vez estava viajando a trabalho e enquanto o taxista me levava ao aeroporto fal?vamos sobre isso. Ele me falou o caso a Toyota que vende o Corolla l? no Jap?o por "m?seros " 40 mil reais a vers?o completa. Aqui Brasil , eles vendem o mesmo modelo por 98 mil reais sendo que l? Corolla ? carro popular. Voltando ao Smart , o custo de produ??o de IPHONE 6 Custa 284 D?lares , aqui ele custa 4500 reais e no lan?amento teve gente que dormiu na fila l? no RJ. A forbes fez uma pesquisa e comprovou que o brasileiro gosta de ostentar por isso eles querem sempre o que acham que ? o luxo ( por isso pagam mais que o dobro em carro popular) Se tiver duas marcas com o mesmo produto e um vender 10 centavos mais barato , esses ficam encalhados porque o Brasileiro acha que o que ? caro ? bom . Finalizando por isso que tem besta aos monte para pagar 4500 reais em Iphones 3800 reais em Galaxys S6 E por ai vai .. as empresas adoram isso e fazem oque ? EMPURRAM A FACA . No final das contas quem tem mais culpa nisso tudo consumidor final que paga e fala TENHO DINHEIRO ! COMPRO MESMO !
                                                                                                                                                                                                                                                                              VIVA AS BESTAS QUADRADAS !

                                                                                                                                                                                                                                                                                • Felipevelloso 1x0

                                                                                                                                                                                                                                                                                    • Carga tributária brasileira (35,3% do PIB em 2011 e quase 36% em 2012)Acima de países como Turquia (25% em 2011), Estados Unidos (25,1%), Suiça (28,5%), Coreia do Sul (25,9% do PIB), Canadá (31% do PIB) e Israel (32,6% do PIB),Inferior à de países como Dinamarca (48,1% do PIB), Suécia (44,5% do PIB), França (44,2% do PIB), Noruega (43,2% do PIB) e Itália (42,9% do PIB), entre outros países.

                                                                                                                                                                                                                                                                                      Fonte:
                                                                                                                                                                                                                                                                                      http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/12/carga-tributaria-sobe-para-359-do-pib-em-2012-novo-recorde.html

                                                                                                                                                                                                                                                                                      • Os maiores culpados somos nós que adquirimos uma cultura de 'quanto mais caro melhor', que transforma boa marcas em grifes e grifes em algo além da estratosfera. A maioria de nós compra algo pra ostentar, as multinacionais, malandras, sabendo disso, tiram o nosso couro. Percebam que a política de preços da Apple (pra usar apenas uma como exemplo) mudou depois do advento das redes sociais?! Eles agora sabem que há uma enorme demanda de pessoas dispostas a pagar qualquer coisa pra ter os produtos da maçã. Vejam quantos dólares custava um iMAC ou um Macbook Pro em 2005 e quantos dólares custa hoje no Brasil. Apenas as cargas tributárias, que são outro absurdo, não explica os preços extorsivos praticados no Brasil. Se a gente não mudar os nossos modos, eles (empresas) não mudarão os deles.

                                                                                                                                                                                                                                                                                          • Concordo com vc ... Quem tem poder de baixar os preços é o consumidor, que pode optar por um produto de qualidade equivalente, por um preço mais acessível ...

                                                                                                                                                                                                                                                                                              • Quando há um produto de qualidade equivalente, isso é possível.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                  • mas em se tratando de dispositivos moveis q é o foco da questao,é claro que existem produtos qualificados e mais baratos.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                    mas todo mundo é avarento,ambicioso sem o menor sentido.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                    o problema eh da cultura das pessoas,educaçao,ter discernimento do valor de cada produto e sua importancia em sua vida. hj em dia as pessoas sonham e se matam por um iphone ou top android,mas nao se esforçam em se formarem ou estudarem pra comprar uma casa,investirem em algo q realmente dê retorno ao longo de sua vida.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                • a culpa é de quem aceita pagar os preços pedidos pois se poucas pessoas pagassem o valor pedido por x objeto a empresa e governo seria forçado a rever os impostos e margem de lucro.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                    • Quem estuda economia sabe que "preço" não têm relação direta com "custo", portanto é uma é discussão "sem fundamento" ... Quem estabelece "preço" é o mercado que demanda por um determinado produto ou serviço ... A única maneira de reduzir "preço" é "reduzindo a demanda" (parando de consumir, ou substituindo por um outro produto equivalente, ou aumentando a oferta (ampliando a concorrência) ... Mexer nos custos, aumentando ou reduzindo impostos, apenas afeta a "lucratividade", nunca o preço ...

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Queridinha! Netflix é o aplicativo de streaming favorito dos brasileiros, diz estudo

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      TudoTV: 10 desenhos animados para voltar à infância com o Prime Video e HBO Max

                                                                                                                                                                                                                                                                                                      TIM anuncia promoção de Dia das Mães com desconto de até R$ 3 mil em celulares e sorteios semanais