
03 Março 2017
Mesmo os pesquisadores apontando que a sociedade ainda não esteja totalmente preparada para os carros autônomos circulando pelas cidades do planeta, Singapura parece não ligar muito pra isso e acaba de iniciar, a partir desta quinta-feira (25), o primeiro serviço no mundo de táxis sem motorista. A ideia está sendo colocada em prática pela empresa nuTonomy, uma startup do ramo, a primeira a apostar em passeios públicos no mundo através da auto-condução.
O lançamento do serviço está sendo tão pioneiro por lá, que a empresa está batendo de frente com a Uber, essa que já está substituindo linhas de ônibus nos Estados Unidos e ainda está realizando testes com o seu serviço de carros autônomos. Contudo, a frota da nuTonomy ainda é bastante reduzida em relação a concorrente. Ao todo são apenas seis carros, pretendendo dobrar esse número até o final do ano. Apesar desse serviço ser bastante criticado por conta dos inúmeros acidentes que pode causar, e também pelo corte de um funcionário, ou seja, menos gente trabalhando, a ideia principal visa reduzir o número de veículos nas ruas e estradas e se expandir para várias cidades do mundo. Estaria o Brasil nessa lista?
Mesmo com o tamanho pequeno de Singapura, ainda não é possível chamar um táxi autônomo para ir de uma cidade a outra, por exemplo. O serviço tem operado apenas em algumas localidades em bairros residenciais onde o movimento é menor e apenas por meio de convite. Ficamos na torcida que o projeto dê certo, mostrando assim que é possível inserir cada vez mais a tecnologia em nossas vidas.
Comentários