13 Outubro 2017
A LG entrou no mercado de headsets de realide virtual na MWC 2017, apresentando o SteamVR. Diferentemente de opções da Samsung, que usam um celular como display, o aparelho é independente e promete gráficos poderosos para bater de frente com os melhores do mercado, como HTC Vive e Oculus Rift. E para isso, aposta pesado no design.
Apesar de ser grande e pesado - algo que não causa tanta surpresa sendo a primeira geração - o aparelho tem um visual bem futurista. O visor, por exemplo, se encaixa nos olhos do usuário por um mecanismo que desliza de cima para baixo, algo como um capacete de motocicleta. Veja como funciona:
Em geral, outros dispositivo do gênero requerem que o usuário tire o headset completamente da cabeça para sair da experiência de realidade virtual. A abordagem da LG parece interessante se você precisa pausar um jogo rapidamente para falar com alguém, ou ter certeza de que não está tropeçando na mobília de casa.
O SteamVR já vem com um controle para manusear objetos virtuais, e se parece em alguma medida com o controle que acompanha o HTC Vive. Já o headset em si é um dispositivo com tela de 3,64 polegadas e resolução 2K (1.440 x 1.280 pixels) em cada lado, e uma taxa de atualização considerável, de 90Hz. As lentes oferecem 110 graus de ângulo de visão. Um ponto fraco, por enquanto, é que não há alto-falante embutido.
Ainda se trata de um protótipo, mas, segundo o Engadget, que teve oportunidade de testar, o desempenho e o design já agradam logo de cara. A LG ainda não divulgou preço nem data de lançamento do SteamVR.
Comentários