LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Noruega pretende acabar com a rádio FM até 2017

20 de abril de 2015 11

A Noruega resolveu tomar a difícil decisão de descontinuar o serviço de rádio FM no país. A ideia é que a partir de 2017 todas as rádios norueguesas adotem oficialmente o formato DAB (Digital Audio Brodcast) para as suas transmissões.

O movimento começou com uma declaração do Ministro da Cultura em 2011, onde ele propôs o fechamento das rádios. De lá para cá, a propostas levou cerca de 4 anos até ser finalmente aprovada pelo congresso norueguês. Quando a transição for concluída em 2017, a Noruega será o primeiro país do mundo a liberar as suas frequências de sinal das transmissões de Rádio FM.

O movimento possui diferentes razões, primeiramente o formato DAB é capaz de transmitir músicas em um formato de muito melhor qualidade, permitindo também algumas possibilidades de interação que seriam impossíveis na antiga mídia. O custo de transmissão por rádio também é pelo menos oito vezes maior segundo o governo do país.

Outro benefício importante é que a rádio digital não tem limitações de espaço de banda, possibilitando que muito mais rádios possam transmitir seu conteúdo ao mesmo tempo. Na Noruega, haviam apenas 5 rádios nacionais antes da transição, agora serão 22, com espaço para mais 40. A faixa de rádio utilizada pela FM agora ficará disponível para outros usos, como a internet para dispositivos móveis.

O fechamento oficial da radio está marcado para o dia 11 de janeiro de 2017. Como as transmissões digitais de rádio já são comuns no país desde 1995, não haverá uma mudança drástica para os noruegueses.


11

Comentários

Noruega pretende acabar com a rádio FM até 2017
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista