
23 Novembro 2014
17 de outubro de 2014 0
As live tiles, ou blocos dinâmicos, são, indubitavelmente, uma das características mais fortes do Windows Phone. Nascidos na versão 7 do sistema móvel, os bloquinhos animados transformaram-se praticamente num símbolo da Microsoft. Tanto que a empresa resolveu levar o recurso até mesmo para tablets, PCs e híbridos.
Essa grande valorização desse recurso é fruto da própria natureza criativa das tiles. Não são tão imutáveis quanto ícones, nem tão interativos quanto widgets. São, na verdade, uma reinvenção da interface homem-máquina no mundo dos dispositivo móveis. Como aconteceu a muitas criações no campo dos smartphones, contudo, os blocos dinâmicos também caíram em de disputa judicial.
A criação das live tiles é da Microsoft. Uma companhia, no entanto, alegou em 2012 que o uso comercial dos blocos dinâmicos no Windows Phone 7, Windows 8 e RT violavam patentes. Quem fez a acusação contra a casa de Redmond foi a Surfcast.
Ainda, esta empresa alega que a Microsoft incentivou que terceiros também quebrasse as patentes. Segundo a Surfcast, o fato de pedir que desenvolvedores usem as live tiles em seus apps faz com que a Microsoft esteja encorajando que esses indivíduos supostamente também quebrem a patente.
Se você é fã desse sistema operacional, fique tranquilo. Exatamente todas as acusações e processos abertos pela Surfcast foram fechados nesta semana. Cada um dos órgãos de justiça onde a companhia tentou derrubar a Microsoft acabou desconsiderando as alegações da Surfcast. E, para enterrar de vez qualquer dúvida que possa ter sobrado, essa companhia foi taxada, na sentença, como uma patent troll.
Essa notícia é extremamente positiva tanto para a Microsoft quanto para usuários do Windows Phone. Com tantas sentenças negativas em sequência, dificilmente algum tribunal daria parecer favorável à Surfcast numa próxima tentativa de processo. Que os blocos dinâmicos continuem a decorar as interfaces de todas as plataformas da Microsoft por alguns anos, então.
Comentários