
17 Julho 2015
A Microsoft está buscando melhorar cada vez mais a sua assistente pessoal por voz até que a primeira versão comercial do Windows 10 seja liberada, algo que acontecerá no próximo dia 29 de julho. Agora, a companhia disponibilizou um update para a Cortana aumentando a sua integração com o serviço de armazenamento em nuvem OneDrive, algo que irá agradar bastante aos usuários da plataforma Windows que já contam com o software.
Segundo informado, agora será possível executar buscas na rede de arquivos de uma maneira muito mais prática, graças a marcações que são realizadas nas fotos e vídeos conforme elas são armazenadas. Isto significa que você poderá realizar uma pesquisa apenas dizendo "Hey Cortana, realize uma busca no OneDrive por fotos de gatos", por exemplo. Obviamente que isto deverá ser feito em algum dos idiomas suportados pela assistente, o que atualmente não inclui o nosso querido português-brasileiro.
A companhia afirma ainda que outros tipos de buscas ainda mais complexas podem ser feitas sem qualquer problema, como perguntar à Cortana sobre as fotos tiradas no Hawaii durante o pôr do sol. Isto é algo que provavelmente irá deixar os usuários em nosso país ainda mais ansiosos, pois quando a assistente for finalmente disponibilizada por aqui ela já estará em um nível de desenvolvimento muito acima do atual, sendo este o lado positivo de não sermos um dos primeiros a receber o software.
Vale lembrar que será necessário permitir acesso à sua localização através do GPS para que tudo possa ser realizado da melhor maneira possível, já que o sistema irá combinar os dados recebidos com a marcação feita nos arquivos através do reconhecimento de imagens para aprimorar o seu banco de conhecimento.
Ainda não há qualquer prazo concreto para a chegada da Cortana ao nosso país, sendo dito apenas que o desenvolvimento para uma área tão ampla quanto a do Brasil demanda um esforço muito maior do que em outros locais do mundo, principalmente por causa da quantidade de culturas diferentes existentes por aqui. Isto demonstra que a Microsoft está preocupada em trazer algo que faça os usuários se identificarem, ao invés de apenas uma assistente com voz robótica que consegue entender o nosso idioma.
Com isso, é esperado que a versão final da Cortana esteja disponível em terras tupiniquins apenas no início do próximo ano, já que este é agendado para outros mercados ao redor do mundo. Vale lembrar, contudo, que o Brasil é o segundo maior consumidor de aparelhos com Windows Phone, o que justificaria uma certa agilidade por parte da Microsoft.
Comentários