» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
8.834

Apple iPhone 13 Pro

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Se você buscava ter o melhor celular da Apple, era preciso pagar mais caro no 12 Pro Max, o modelo mais caro da Maçã da geração passada. Isso muda com a linha 2021 e o iPhone 13 Pro traz tudo que o novo Max possui, porém em corpo mais compacto e com preço mais acessível. Será que ele é o novo rei do custo-benefício entre os iPhones da atual geração? Vamos descobrir.

Acessórios

O iPhone 13 Pro vem na mesma caixa pequena do seu antecessor e continua pobre em acessórios:

  • Cabo no padrão USB-C em uma ponta e Lightning na outra
  • Chavinha para a gaveta do SIM card
  • Guia básico de uso
  • Adesivo da Maçã
Design e conectividade

Se você esperava ver a Apple abolir o entalhe no 13 Pro, então deve ter ficado decepcionado. Apesar de vários rumores apontarem que teríamos entalhe em formato de furo nos modelos mais caros deste ano, a mudança deve ficar apenas para a próxima geração.

Isso não quer dizer que nada mudou comparado ao iPhone 12 Pro. O entalhe está 20% menor e o bloco de câmeras na traseira cresceu devido aos novos sensores que são maiores. O novo celular da Maçã mantém altura e largura de antes e está um pouco mais gordinho e pesado devido ao ganho de bateria.

Ele continua com o mesmo corpo de alumínio de antes com vidro fosco na traseira e proteção Ceramic Shield na parte frontal. O 13 Pro chega nas mesmas quatro opções de cores da variante Max e estas são: azul, prata, dourado e grafite. O novo azul é mais claro e entra no lugar do antigo azul mais escuro de antes.

As laterais possuem acabamento brilhante que acumula marcas de dedo com facilidade, diferente do iPhone 13 e 13 mini que possuem acabamento fosco. Do lado direito há o botão de energia para acionar a Siri, enquanto do lado esquerdo temos os botões de volume e a chave para silenciar o aparelho, além da gaveta do SIM card. A parte inferior traz a porta Lightning, alto-falante principal e microfone.

Há certificação IP68 para proteção contra água por até 30 minutos a no máximo 6 metros de profundidade. O suporte a carregamento sem fio é o mesmo da geração anterior, enquanto o carregamento via cabo teve pequena evolução. Em termos de conectividade não há nada de novo; o iPhone 13 Pro tem suporte a Wi-Fi 6, Bluetooth 5, NFC e 5G.

Tela e som

Já ficou decepcionado com o novo iPhone Pro? Calma, a tela é que traz uma das maiores novidades: este é o primeiro celular da Apple com painel de 120 Hz, que a empresa chama de Display ProMotion.

Pode parecer atrasado, ainda mais quando já vimos celulares Android com tela de 120 Hz há anos, mas o iPhone 13 Pro possui painel do tipo LTPO que consegue reduzir a velocidade de atualização para até 10 Hz e isso ajuda muito a bateria a render mais.

A Apple promete um ganho de 25% no nível máximo de brilho e foi basicamente isso que vimos comparado ao antecessor. A tela do 13 Pro está entre as melhores que já testamos, não apenas no brilho, mas também na calibração de cores que beira à perfeição. Você tem uma tela com cores vibrantes com suporte a HDR10 e Dolby Vision, que a torna ótima para o consumo de mídia.

A parte sonora não apresenta uma evolução, apesar de que isso não chega a ser algo ruim. O antigo tem uma boa potência e equilíbrio sonoro e podemos dizer o mesmo do novo. Ele supera rivais da Samsung, especialmente nas frequências mais baixas e apresenta zero distorção quando o volume está no máximo.

Desempenho

O iPhone 13 Pro vem com a plataforma A15 Bionic da Apple com processador mais veloz e GPU com uma unidade gráfica extra. A qualidade de RAM não evoluiu de uma geração para a outra e também não vimos um salto em desempenho em nosso teste de velocidade focado no multitarefas. De qualquer forma, ele ainda fica a frente dos rivais da Samsung.


Agora se você é fã de benchmarks, ficará animado com o que o Apple A15 tem a oferecer. Ele não apenas massacra qualquer Android em alguns testes como vai além dos 800 mil pontos no AnTuTu, deixando todos os outros celulares que testamos comendo poeira.

E jogos? iPhone sempre mandou bem nesta parte e não há o que comentar sobre o novo. O 13 Pro roda tudo com fluidez máxima, mas ainda não são todos os jogos do iOS compatíveis com a tela ProMotion, mas isso será resolvido com o tempo.

Bateria

A bateria cresceu apenas 10%, mas a diferença na autonomia foi grande. Temos um chip mais econômico aliado a uma tela que reduz a velocidade em tarefas mais simples para economizar energia. O resultado disso é que a bateria do novo iPhone rendeu 9 horas a mais em nosso teste padronizado. Isso significa que agora você pode sair de casa sem precisar levar uma power bank com você.


Apesar do iPhone 13 Pro suportar potência de recarga um pouco maior, o tempo para encher totalmente a bateria continua o mesmo de antes já que a capacidade aumentou. Ainda é preciso esperar mais de uma hora e meia para ter o celular totalmente carregado.


Uma carga rápida de 15 minutos recupera 30% da bateria, que chega a 59% depois de meia hora na tomada.

Câmeras

Este ano não é preciso investir no iPhone mais caro para ter as melhores câmeras da Apple; o 13 Pro vem com o mesmo conjunto fotográfico do Pro Max. A principal continua com 12 MP, mas ganhou um sensor maior com estabilização aprimorada. A teleobjetiva agora tem zoom óptico de 3x, sendo 1x a mais que o 12 Pro, enquanto a ultra-wide ganhou foco automático para ajudar nas macros. O sensor LiDAR continua fazendo parte do conjunto para ajudar no desfoque de fundo e agilizar o foco em condições de pouca luz.

O que todos esses avanços significam na prática? Se você esperava um grande salto em qualidade, então ficará decepcionado. O novo iPhone registra melhores fotos do que antes, mas são apenas pequenos refinamentos para termos imagens um pouco mais nítidas e com melhores cores.

Zoom



A teleobjetiva realmente é útil e apresenta pouca perda ao usar o zoom em 3x. As fotos apresentam bom contraste e cores próximas da câmera principal, e apenas uma pequena perda na nitidez. Zoom sempre foi o ponto fraco dos iPhones e a Apple vem aprimorando aos poucos, mas ainda está atrás da concorrência com zoom óptico de até 10x.

Principal | Ultra-wide



A ultra-wide não sofreu uma evolução na qualidade das fotos, tendo como seu maior diferencial o foco automático para fotografar de perto. Neste ponto, o iPhone 13 Pro realmente surpreende com macros nítidas com cores vibrantes.

Macro


O modo noturno entra em ação quando há pouca luz. Ele é diferente dos modelos com Android que tendem a prolongar a exposição para deixar as fotos mais claras com ruídos mais evidentes. O iPhone 13 Pro se preocupa mais em salvar o contraste e detalhes das sombras para resultar em imagem mais natural como vemos pessoalmente.

Desfoque



Noturno



A câmera frontal é a mesma do 12 Pro, então não espere um avanço notável em selfies. A Apple apenas fez pequenos refinamentos no software para garantir cores menos saturadas e com tom de pele mais próximo do natural. No geral, as selfies apresentam nível elevado de detalhes e ainda há o sensor 3D do FaceID que ajuda no desfoque de fundo.

Selfies



A filmadora grava em 4K a 60 fps com todas as câmeras. Há estabilização em tempo real que não pode ser desativada e garante fluidez sem tremidos. Agora é possível filmar em Dolby Vision a 60 fps, enquanto na geração passada ficamos limitados a 30 fps. Os vídeos gravados apresentam ótima qualidade de dia, mas um pouco de ruídos à noite. O foco é bastante ágil e a captura de áudio tem boa qualidade com sistema de redução de ruídos eficiente.

Por fim, outra novidade é o modo de desfoque de fundo que cria o efeito retrato em vídeos. Outras fabricantes já tentaram algo parecido, mas a Apple foi a primeira a fazer realmente funcionar como deveria.

Software

O iPhone 13 Pro vem com iOS 15, mesma versão já disponível para o 12 Pro e vários outros celulares da Apple. Aqui não há muito o que comentar: é o mesmo sistema bem otimizado que executa bem qualquer tarefa e supera o Android em fluidez.

As novidades comparado ao iOS 14 são pequenas e isso inclui algumas mudanças visuais em ícones e menus, assim como notificações e botões do sistema. FaceTime, app de mensagens, navegador Safari, aplicativo de mapas e fotos estão mais inteligentes e funcionais.

E como sempre, a grande vantagem de um iPhone sobre a concorrência é o fato de sempre receber atualizações com frequência e por vários anos. Neste ponto, as demais marcas ainda precisam correr atrás e até mesmo o Google não consegue acompanhar com a linha Pixel.

Rivais

O iPhone 13 Pro é um ótimo celular, porém custa caro. Que alternativas mais acessíveis temos? O Galaxy S21 Plus seria o seu rival direto, enquanto a linha S22 não chega ao mercado. O modelo coreano também tem tela de 120 Hz, som estéreo de qualidade, entrega mesma autonomia de bateria, mas recarrega mais rápido. O iPhone vence em velocidade e benchmarks, enquanto os dois entregam ótima qualidade de fotos e vídeos.

Sentiu que o novo iPhone não trouxe a evolução que você esperava e busca um celular mais inovador? A Samsung conta com o Galaxy Z Flip 3, um aparelho dobrável top de linha mais barato que o iPhone 13 Pro. Ele tem tela de 120 Hz de alta qualidade, som estéreo potente e boas câmeras. A bateria dura menos e o desempenho fica abaixo do iPhone, mas como a diferença de preço é considerável, valerá a pena.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela de 120 Hz e som potente
  • Ótimo desempenho
  • Boa autonomia de bateria
  • Boas câmeras para fotos e vídeos
  • Sistema fluído e ágil

Pontos negativos

  • Laterais riscam fácil
  • Tempo de recarga poderia ser melhor
  • Preço salgado
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Pagar mais de R$ 9 mil no iPhone 13 Pro é complicado, mas tudo da Apple é muito caro no Brasil

Embalagem e características

Embalagem não vem carregador e nem fone de ouvido

Comodidade

O iPhone 13 Pro é não é muito grande, mas pode ser um pouco escorregadio

Facilidade de uso

É o mesmo sistema simples de usar dos demais iPhones, só um pouco ruim para teclar por ser pequeno

Multimídia

Experiência multimídia é muito boa, com tela de qualidade e som estéreo potente

Votação Geral

O iPhone 13 Pro é um ótimo celular, apesar do design já defasado

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Apple iPhone 13 Pro