» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
6.819

Apple iPhone 14 Plus

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A grande novidade na nova linha de iPhones em 2022 foi o lançamento do iPhone 14 Plus que veio para substituir o modelo mini que saiu de linha por não ter emplacado nas vendas. Parece que a Apple entendeu que o público busca celulares com tela grande e não tem mais interesse em modelos compactos. Será que o novo fará sucesso? Será este o mais interessante dos novos celulares da Maçã ou apenas mais um que será esquecido? Confira a análise do TudoCelular e veja o que ele tem a oferecer.

Acessórios

O iPhone 14 Plus vem na mesma caixa pequena do seu antecessor e continua pobre em acessórios:

  • Cabo no padrão USB-C em uma ponta e Lightning na outra
  • Chavinha para a gaveta do SIM card
  • Guia básico de uso
  • Adesivo da Maçã
Design e conectividade

Como você já deve ter percebido, o iPhone 14 Plus é apenas uma versão esticada do iPhone 14 convencional. Os dois têm exatamente o mesmo design com a diferença apenas no tamanho e peso, o que é justificado pela tela e bateria maiores no modelo Plus.

Ele herda o design já batido da geração passada com seu entalhe grande, diferente do iPhone 14 Pro que traz a nova Ilha Dinâmica. Na traseira temos bloco de vidro com duas câmeras na diagonal, sendo uma a menos do que nos modelos mais caros.

O iPhone 14 Plus pode ser encontrado em cinco opções de cores no Brasil: azul, roxo, preto (ou Meia-Noite como é chamado pela Apple), branco (também conhecido como Estelar) e o vermelho que faz parte da linha Product Red que ajuda no combate à Covid-19.

O modelo Plus tem corpo de metal com traseira em vidro com alta resistência a impactos e riscos. Ele também traz certificação IP68 para proteção contra água, podendo ser mergulhado por até 6 metros. E apesar de ser construído com o mesmo tipo de materiais do iPhone 14 Pro Max, ele é quase 40 gramas mais leve, sendo mais confortável de segurar.

O entalhe na parte frontal rouba um maior espaço da tela comparado ao novo formato adotado no 14 Pro. Nele temos a câmera de selfies com estabilização óptica e foco automático, além dos sensores e infravermelho para o Face ID.

As laterais planas possuem acabamento fosco, assim como a traseira do aparelho. Na parte inferior encontramos a entrada do tipo Lightning, o alto-falante principal e o microfone de chamadas. Do lado esquerdo há a gaveta do cartão SIM, os botões de volume e a chave silenciadora. Do lado direito há apenas o botão principal que serve para ligar o iPhone.

Em conectividade temos Wi-Fi de sexta geração, Bluetooth 5.3, NFC e 5G. O suporte a carregamento sem fio é igual aos dos modelos mais caros, chegando a 15W com uso de acessórios MagSafe e metade disso no padrão Qi.

Tela e som

O iPhone 14 Plus possui o mesmo tamanho de tela do 14 Pro Max: são 6,7 polegadas com resolução além de Full HD. Há suporte a HDR10, Dolby Vision, True Tone e todos os demais recursos e tecnologias presentes no iPhone 14 menor.

Outro ponto que os dois mais baratos da linha têm em comum é a taxa de atualização de apenas 60 Hz, o que limita a fluidez comparado aos 120 Hz dos modelos mais caros. O nível de brilho também fica abaixo do iPhone 14 Pro e Pro Max, mas ainda é forte o suficiente para garantir boa visibilidade fora de casa.

Os celulares da Apple sempre se destacam na reprodução de cores e este não é diferente. O 14 Plus exibe cores bastante próximas do padrão sRGB em qualquer nível de brilho. Além disso, sua tela consegue alcançar um brilho mínimo bastante baixo para uma experiência confortável no escuro.

Este é mais um celular da Apple com duplo alto-falante. O de chamadas localizado acima da tela atua como canal secundário e entrega potência sonora similar ao principal encontrado na parte inferior do aparelho.

É bom ver que a Apple não capou a qualidade sonora e temos potência um pouco acima do iPhone 14 padrão e ótimo equilíbrio sonoro entre graves, médios e agudos a par do iPhone 14 Pro Max. Isso faz com que o 14 Plus seja um ótimo celular para consumo de qualquer tipo de mídia.

Desempenho

O iPhone 14 Plus vem com o chip A15 Bionic, o mesmo que equipa os modelos mais caros da geração anterior, assim como também traz 6 GB de RAM, o que é 2 GB a mais do que temos no iPhone 13. Como isso se traduz em desempenho prático?

Fizemos o nosso usual teste de velocidade focado no multitarefas e para a nossa surpresa, o iPhone 14 Plus foi mais ágil do que o 14 Pro que traz o novo A16 Bionic. Ele também foi mais rápido que o iPhone 13, por mais que os dois compartilhem do mesmo hardware.


Nos benchmarks temos resultados mistos. No Geekbench temos pontuação similar ao iPhone 13, mas ficando abaixo do 14 Pro e Pro Max, o que faz sentido. A parte curiosa é ver o 14 Plus passar o modelo 14 Pro e empatar com o mais caro da nova geração no AnTuTu. Será algum bug neste teste sintético?

Em jogos não há muito o que comentar, ele consegue rodar tudo na qualidade gráfica máxima sem esforço. Só fica devendo uma tela de 120 Hz para rodar os games a mais de 60 fps.

Bateria

O iPhone 14 Plus possui bateria de 4.323 mAh, mesmo tamanho encontrado no 14 Pro Max, sendo 1.044 mAh a mais do que temos no iPhone 14. E como isso se traduz em autonomia de bateria? Simplesmente, este é o melhor dos quatros modelos de 2022 em termos de duração de bateria.


Em nosso teste padronizado conseguimos chegar perto das 29 horas de uso moderado, o que garante autonomia para o dia todo com folga e um pouco de bateria sobrando para o dia seguinte. Ele faz a maioria dos celulares avançados com Android que testamos este ano comerem poeira.


O ponto fraco da Apple continua no tempo de recarga. Mesmo que use o carregador mais potente vendido pela empresa, ainda terá que esperar mais de duas horas e meia para ter a bateria cheia. Temos aqui uma hora de diferença comparado ao iPhone 14 padrão.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por duas câmeras na traseira e uma na parte frontal, sendo todas com resolução de 12 MP. O conjunto é o mesmo do iPhone 14, mas o sensor não é exatamente o que é encontrado no iPhone 13; aqui temos um sensor maior e mais avançado em termos de estabilização. A ultra-wide, por outro lado, é a mesma das gerações anteriores.

O iPhone 14 Plus captura belas imagens diurnas com muitos detalhes registrados dos cenários, poucos ruídos evidentes, bom balanço entre branco e cores, além de contraste na medida certa. O alcance dinâmico é bom, apesar de que em alguns pontos temos sombras mais escuras do que o ideal.

Principal | Ultra-wide



A ultra-wide mantém boa parte da qualidade vista nas capturas com a câmera principal. Brilho e cores seguem iguais, sem aumento considerável dos ruídos. O software é bastante eficiente ao corrigir a distorção de lente sem deixar as bordas das fotos suavizadas.

O desfoque de fundo é um dos pontos fortes do aparelho com boa separação entre planos para deixar a pessoa em destaque. O zoom é limitado por conta de ser apenas digital e até conseguirá boas imagens se não for além de 2x de aproximação. Também falta uma câmera dedicada para macros, mas até é possível capturar imagens nítidas de algo bastante próximo.

Zoom


Macro


O iPhone 14 Plus entrega qualidade fotográfica similar ao modelo padrão em locais bem iluminados, o que já era esperado, porém em locais mais escuros ele tende a sofrer mais para controlar o excesso de ruídos, especialmente com a ultra-wide.

O modo noturno ajuda a aliviar o problema, mas apenas tende a prolongar a exposição para termos fotos mais claras sem contribuir para qualquer melhoria na nitidez ou qualidade das texturas. Pelo menos a principal consegue boas fotos à noite e o desfoque de cenário continua agradando.

Noturno



A câmera frontal de 12 MP também evoluiu, não em resolução, mas agora traz foco automático com detecção por fase e estabilização mais avançada para reduzir os tremidos. A lente possui maior abertura focal para permitir maior entrada de luz.

As selfies diurnas impressionam pela qualidade, nível de detalhes, cores e contraste. Este sempre foi o ponto forte da Apple e o iPhone 14 Plus é mais um que não decepciona, especialmente com o modo retrato ativado.

Selfies



O problema fica nas selfies noturnas; mais uma vez falta melhor processamento para lidar com os ruídos e as fotos saem mais granuladas e com nitidez inferior ao que vimos no iPhone 14 padrão.

O iPhone 14 Plus é capaz de gravar vídeos em 4K a no máximo 60 fps com as suas três câmeras. Há estabilização eletrônica em todas, enquanto a principal ainda traz estabilização óptica para reduzir ao máximo os tremidos. Há a possibilidade de filmar com Dolby Vision, além do modo cinemático que desfoca o fundo. A qualidade no geral é ótima, assim como a captura de som bastante limpa. Só poderia ter foco mais ágil com pequenos objetos.

Software

O iPhone 14 Plus vem com o iOS 16 e traz as mesmas novidades vistas no modelo padrão, como melhorias na tela de bloqueio, gerenciamento de notificações, novo app de mensagens, aprimoramento do controle de privacidade, além de outros.

Para aqueles que querem explorar o máximo do que o iOS 16 tem a oferecer terá que investir nos modelos mais caros da linha, já que parte dos recursos está atrelada ao novo entalhe, como integração com notificações, animações do sistema e apps compatíveis.

O iOS 16 também vem com Always-on Display completo, porém apenas disponível nos modelos mais caros por conta da tela do tipo LTPO que permite ficar ligada sem devorar tanta bateria. Como o iPhone 14 Plus traz um painel mais simples, ele acabou ficando sem este recurso.

Rivais

Quais os rivais do iPhone 14 Plus no mercado nacional? Talvez o principal a desafiar o modelo da Maçã seja o Galaxy S22 Plus. Ele se destaca em tela por ter painel de 120 Hz, mas pede na qualidade sonora. O iPhone é mais rápido no multitarefas e consegue números maiores em benchmarks, enquanto sua bateria dura muito mais. O Galaxy ganha no tempo de recarga e na captura de fotos em cenários com baixa luz.

O Edge 30 Pro é superior ao Galaxy no desempenho multitarefas e duração de bateria, mas não chega perto do iPhone 14 Plus. Para compensar temos tela com taxa de 144 Hz para fluidez muito superior e tempo de recarga bem menor. O top de linha da Motorola não consegue competir em câmeras com o modelo da Maçã, mas até que registra boas fotos.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Ótima experiência multimídia
  • Desempenho ágil
  • Boa autonomia de bateria
  • Boas câmeras

Pontos fracos

  • Mesmo design de sempre
  • Tela com taxa de atualização de 60 Hz
  • Tempo de recarga
  • Diferença de preço não compensa para o iPhone 14
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Só vale a pena comprar o iPhone 14 Plus se o modelo menor for pequeno demais para você

Embalagem e características

Embalagem não vem carregador e nem fone de ouvido

Comodidade

O iPhone 14 Plus é tão grande quanto o 14 Pro Max, porém mais leve

Facilidade de uso

É o mesmo sistema simples de usar dos demais iPhones, com ótima fluidez e atualizações rápidas

Multimídia

Experiência multimídia é muito boa, com tela de qualidade e som estéreo potente

Votação Geral

É apenas uma versão esticada do iPhone 14; um pouco melhor em bateria e pior em câmeras

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Apple iPhone 14 Plus