» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.759

Asus ZenFone 5 Selfie Pro

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral
Design, embalagem e acessórios

O design do modelo Pro é o mesmo do básico. O corpo é metálico com acabamento em vidro tanto na parte da frente como atrás, onde as câmeras ficam posicionadas na vertical, em uma lombada bem razoável, e com o leitor de impressão digital embaixo.

O aparelho é bastante escorregadio e o uso de uma capinha protetora é altamente recomendável. Além disso, a pegada é pouco confortável por conta do formato, apesar do corpo compacto. As dimensões são as mesmas: 160,5 x 76.1 x 7.8 mm, com peso de 168,3 gramas, e se comparam a outros intermediários com seis polegadas, como o Moto G6 Plus e Galaxy A6 Plus, por exemplo.

Nas laterais temos uma gaveta de chips na direita, com espaço para dois cartões de operadora e um micro SD para expandir o já bastante generoso espaço interno. Na esquerda ficam os botões de energia e volume. Na parte de baixo, temos uma saída de áudio, mono, e o conector micro USB, enquanto no topo temos o conector de fone de ouvido, recurso que tem sido cada vez mais raro, mas ainda bastante presente nos modelos intermediários.

A parte frontal tem pouco mais de um quarto ocupada pela tela, mas as bordas superior e inferior ainda são bem grandes. A parte de baixo é uma área totalmente desocupada, e poderia ser um pouco menor. Em cima, temos todos os sensores, incluindo duas câmeras para selfies.

A caixa só é diferente do modelo básico por trazer um adesivo no canto inferior esquerdo avisando que trata-se do modelo Pro. Na parte de dentro, o carregador é mais potente. De resto, são os mesmos acessórios, incluindo aí cabo de dados, extrator de gaveta de chips e fone de ouvido estéreo.

As cores disponíveis no Brasil são as mesmas três para os dois modelos do Zenfone 5 Selfie: branco, vermelho e preto - e este último, na verdade, é um azul escuro.

Tela, áudio e interface

A tela do Zenfone 5 Selfie Pro não tem nada diferente do modelo básico. São 6 polegadas, com resolução Full HD+ (1080 x 2160 pixels) e proporção 18:9, resultando em uma densidade aproximada de 402 ppi. A tecnologia do painel é IPS LCD, e a taxa de ocupação da parte frontal fica em torno de 76%.

A qualidade de exibição também é boa, com brilho em bom nível tanto para ambientes com muita luz, como para ambientes escuros - utilizando, respectivamente, o brilho máximo e o mínimo.

Você pode selecionar quais aplicativos serão exibidos em tela cheia, aumentando a área reservada para o conteúdo. E também é possível ativar um filtro de luz azul.

Áudio
Já em relação ao áudio, há uma pequena melhora aqui em comparação com o modelo básico. O som é um pouco menos abafado. No geral, ainda é uma qualidade bem satisfatória para um modelo intermediário, mas não chega a ser um destaque.

Interface


A ASUS já oferece o Android Oreo nos seus Zenfone 5 e 5Z, mas a linha Selfie ficou para trás. Aqui, ainda temos o Android 7.1.1 Nougat, com a ZenUI 4.0.

Apesar da versão já antiga do Android, o sistema tem algumas funções extras que podem interessar ao usuário, como o ZenMotion, que permite configurar gestos de atalho na tela apagada, os TwinApps, que duplicam mensageiros e redes sociais para adicionar conta extra, e o OptiFlex, que agiliza a abertura de aplicativos selecionados.

Em segurança, o usuário pode utilizar tanto a impressão digital como o reconhecimento facial para desbloquear a tela. A segunda opção é mais prática, mas menos segura.

Hardware, desempenho e jogos

Diferente do modelo básico, o Zenfone 5 Selfie Pro tem hardware que se justifica para a faixa de preço. O chipset aqui é o mesmo do Moto G6 Plus, com mais memória RAM e armazenamento - aliás, são incríveis 128 GB para você instalar aplicativos, jogos e guardar suas fotos e GIFs do WhatsApp.

O Selfie Pro conta com o Snapdragon 630, bem mais potente que o Snapdragon 430 do modelo básico. E isso, claro, influencia positivamente no desempenho e na fluidez do dispositivo. O dispositivo não chega a voar como alguns intermediários que já testamos em 2018, mas não fica devendo, com tempo de abertura de apps no nosso teste de velocidade dentro da média. E segurando todos na segunda volta.

Com relação aos jogos, dá para jogar títulos um pouco mais pesados sem engasgos e com gráficos bastante aceitáveis. A menos que você seja muito exigente, mas aí o seu foco já vai para os top de linha. No geral, em desempenho, o Zenfone 5 Selfie entrega uma boa experiência.

Bateria

Com a mesma carga do modelo básico - 3.300 miliampéres/hora -, o Zenfone 5 Selfie Pro tem autonomia melhor graças ao chipset mais econômico. E é bem melhor. Fizemos a simulação de uso real de ambos no mesmo dia, e o modelo mais potente durou três horas a mais.

Ou seja, o teste ultrapassou as 15 horas e meia, que já é suficiente para um dia inteiro de uso moderado a pesado com sobra para navegar na internet até a hora de ir dormir.

Quanto à recarga, por ter um carregador mais potente, o Zenfone 5 Selfie Pro consegue preencher a bateria de 0% a 100% em tempo bem menor, ficando um pouco abaixo das duas horas.

Câmeras

Os sensores utilizados no Zenfone 5 Selfie são os mesmos do modelo Pro. Mas isso não significa que a qualidade das câmeras seja a mesma. O conjunto principal é formado de um sensor de 16 MP com abertura f/2.2 e um secundário de 8 MP f/2.4. Já o frontal tem 20 MP f/2.0 com um secundário de mesmas características do auxiliar traseiro.

Nesse caso, a vantagem fica para este modelo da análise. O chipset mais potente faz uma boa diferença no resultado das fotos e também na hora de preparar o clique. O foco e o processamento final da imagem são mais rápidos, e o resultado costuma ser melhor, com uma compensação levemente superior entre áreas claras e escuras. Mas esse modelo também exagera nos tons frios, problema que persiste em toda a linha Zenfone.

As selfies têm a mesma diferença entre o sensor tradicional e o grande angular: o primeiro faz uma leitura mais quente das cores, enquanto o segundo parte para tons mais frios, seguindo a calibragem dos sensores traseiros.

Em vídeo, a vantagem é gravar em 4K no Pro. Mas o resultado não é tão diferente. Dá para notar que o foco é um pouco mais rápido, mas a estabilização é basicamente a mesma coisa. O áudio captado também é bem baixo, disfarçando bem os ruídos do ambiente, mas deixando a sua voz pouco audível.

Pontos positivos e negativos

Pontos positivos

  • Acabamento premium;
  • Autonomia de bateria;
  • Capacidade de armazenamento.

Pontos negativos

  • Câmera (boa, mas não faz jus ao marketing);
  • Áudio (atrapalha a experiência multimídia).

Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

O aparelho compensa muito mais que o modelo mais básico, mas ainda está com preço acima do ideal.

Embalagem e características

Caixa simples e elegante, acessórios bem organizados e carregador com boa potência.

Comodidade

O aparelho é compacto para a tela de 6

Facilidade de uso

Quem já está habituado à ZenUI, não terá dificuldade com o dispositivo. E se acostumar não é tão complicado.

Multimídia

A tela tem boa qualidade, mas o áudio deixa a desejar.

Votação Geral

Um bom dispositivo, com bastante armazenamento e desempenho satisfatório para a faixa de preço.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Asus ZenFone 5 Selfie Pro