» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
4.144

Asus Zenfone 10

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A Asus continua apostando em celulares compactos e temos o Zenfone 10 como a geração mais recente da marca a chegar ao mercado. Por fora pouco mudou, mas temos tela com taxa de atualização superior, hardware mais potente, memória veloz e nova opção de armazenamento. Algumas mudanças também foram feitas no conjunto fotográfico para justificar o lançamento da nova geração. Será o Zenfone 10 um bom celular top de linha?

Acessórios

O Zenfone 10 vem em embalagem clara diferente do seu antecessor. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 30W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Guia do usuário
  • Active Case
  • Chavinha da gaveta do SIM Card
Design e conectividade

Olhando o Zenfone 10 de frente mal notamos que houve alguma mudança no design. Ele está do mesmo tamanho de antes e ainda vem com a câmera de selfies alocada em furo no canto superior esquerdo. A novidade fica para a borda inferior que está um pouco mais fina por conta da tela que foi levemente ampliada.

As mudanças na traseira também podem passar despercebidas ao primeiro olhar. Ainda temos duas câmeras largas que se destacam do restante do corpo do aparelho, com a diferença de que os aros de metal estão mais finos nessa geração e com isso temos uma maior área de vidro que protege as lentes.

Aquele monte de informações sobre as câmeras foi removido, assim como a numeração da série e agora há apenas o logo Asus Zenfone para um design mais limpo. A traseira continua feita em plástico com acabamento fosco que não acumula marcas de dedo com facilidade. As laterais seguem de metal com ótima qualidade de construção.

Esse que testamos é o mais clássico todo em preto, mas também encontrará o aparelho nas cores vermelha, azul e verde com laterais escuras. Há também um Zenfone 10 na cor branca que vem com a estrutura de metal e os aros das câmeras em tom claro. Temos certificação IP68 para proteção contra água e poeira, além de Gorilla Glass Victus na tela.

O novo Zenfone ganhou carregamento sem fio, algo que a Asus vinha devendo há muito tempo. Para incluir os componentes necessários foi necessário deixar o celular um pouco mais espesso. A boa notícia é que isso deixou as câmeras menos saltadas, especialmente a principal que se destaca mais do conjunto.

Na parte superior do aparelho encontrará o conector padrão para fones de ouvido. É bom ver que a Asus ainda não desistiu desse tipo de conectividade que vem sendo aposentada aos poucos por todas as fabricantes. E assim como na geração passada, não há slot para microSD, mas o Zenfone 10 é vendido em versões com até 512 GB de armazenamento.

Há o leitor biométrico incorporado ao botão de energia que funciona como atalho para diversas funcionalidades que você pode configurar para quando pressionar o botão por um longo período ou apertar duas vezes.

Em conectividade temos conjunto completo com Wi-Fi de sétima geração, Bluetooth 5.3. NFC e 5G. O carregamento sem fio tem suporte máximo a 15W, metade do que é oferecido com o carregador que vem com o celular.

Tela e som

O Zenfone 10 vem com tela de 5,92 polegadas com resolução Full HD+ e painel AMOLED com taxa de atualização de 144 Hz. Esse é um pequeno incremento comparado à tela de 120 Hz da geração passada. Só não espere uma diferença significativa na fluidez do sistema, já que essa velocidade é alcançada apenas em jogos.

O nível de brilho é o mesmo de antes e apesar de não estar entre os melhores da categoria, ainda consegue entregar boa visibilidade em dias ensolarados. A calibração nativa apresenta cores saturadas sem exagero e há vários perfis para escolher, além de slide para definir a temperatura que mais o agrada.

Há suporte a HDR10 e HDR10+, mas nada de Dolby Vision. Isso faz com que o top da Asus fique mais limitado em tirar o máximo proveito dos serviços de streaming, como também acontece em celulares da Samsung que ignoram tal tecnologia. Já a taxa de atualização alterna entre três valores por padrão: 60, 90 e 120 Hz. É possível selecionar quais jogos e apps vão usar os 144 Hz da tela configurando pelo Game Genie.

Há duas saídas de som no Zenfone 10 e assim temos um bom som estéreo imersivo e de qualidade. A Asus continua sua parceria com a especialista Dirac para otimização dos alto-falantes e o resultado é um som potente com ótimo equilíbrio entre graves, médios e agudos.

A Asus incluiu um equalizador completo para você deixar o som do Zenfone 10 ideal ao seu gosto. Também temos um Modo Externo que turbina as frequências mais altas para deixar o áudio mais potente, o que é bom para locais muito ruidosos, mas as demais frequências são sacrificadas.

Desempenho

Entre as pequenas novidades do Zenfone 10 temos o hardware que evoluiu do Snapdragon 8 Plus Gen 1 para o 8 Gen 2. Com a mudança temos um processador mais atual e potente com GPU mais avançada. Além disso, a Asus também trocou a memória interna para a mais veloz UFS 4.0, enquanto a RAM vai até 16 GB, como em este que testamos.


É uma configuração robusta que garante ótimo desempenho no dia a dia. Em nosso teste de velocidade focado no multitarefas vimos o Zenfone 10 segurar todos os apps em aberto e ser mais rápido que seu antecessor. Porém, ele ainda não se destaca para a categoria neste aspecto. E nos benchmarks? No AnTuTu tivemos um salto de 20% no desempenho.

E se você está pensando em comprar o Zenfone 10 para jogar, já fica o aviso que o celular compacto da Asus consegue rodar qualquer jogo na qualidade máxima sem esquentar. Testamos Call of Duty e PUBG com todos os extras ativados e tivemos uma ótima experiência.

Bateria

Mesmo com o ganho de espessura não tivemos um aumento na capacidade da bateria que continua com os mesmos 4.300 mAh de antes. Por mais que o Snapdragon 8 Gen 2 seja um hardware mais potente, já vimos em outros celulares que ele apresenta menor consumo de energia. Isso também se aplica ao Zenfone 10 que impressiona em autonomia.


Em nosso teste usual que simula uso moderado com alguns jogos inclusos, conseguimos alcançar a impressionante marca de 35 horas de autonomia, deixando muitos celulares com 5.000 mAh ou até mesmo 6.000 mAh para trás. Como isso é possível? Tela pequena aliada a painel AMOLED e tema escuro ajudam bastante a manter o consumo baixo.


É bom ver o grande salto em autonomia entre gerações, mas o tempo de recarga segue no caminho oposto. O Zenfone 10 leva quase uma hora e meia para ter sua bateria cheia, mesmo com carregador de 30W. Ele recupera só 25% da bateria em 15 minutos de carga e 45% em meia hora, porém já terá bateria suficiente para um dia inteiro de uso.

Câmeras

O conjunto fotográfico é formado por câmera principal de 50 MP, o mesmo da geração passada. Enquanto a ultra-wide mudou para um sensor de 13 MP, mas perdeu o foco automático, o que torna o conjunto mais limitado para macros. A Asus também decidiu remover o foco automático da câmera frontal ao mudar para um novo sensor de 32 MP.

Apesar do sensor principal ser o mesmo da geração passada, o resultado final das fotos é um pouco diferente. A Asus configurou o software para turbinar os tons de azul, deixando o céu mais saturado ao mesmo tempo em que amplia o brilho em partes com maior vegetação para deixar o verde em destaque e passar a sensação de um ambiente mais vívido.

Principal | Ultra-wide



No geral, essa configuração vai agradar a muitos já que fotos saturadas tendem a chamar mais a atenção do que imagens realistas. A faixa dinâmica poderia ser mais ampla, o que faz o Zenfone 10 sofrer um pouco ao fotografar contra a luz. O HDR não chega a salvar a pessoa de ficar ofuscada com o sol de fundo em fotos no final de tarde.

Zoom


Há atalho para zoom de 2x que apresenta boa nitidez, mas ao usar o zoom no máximo temos fotos que deixam bastante a desejar. A câmera principal até que faz boas macros, mas ter o foco automático na ultra-wide permitiria uma maior flexibilidade. O desfoque de cenários é feito via software e apresenta bons resultados no geral.

Desfoque



A nova ultra-wide não captura imagens tão nítidas como antes e apresenta contraste abaixo do sensor principal. As cores também saem um pouco diferentes com esta câmera, com saturação mais controlada. Em alguns cenários até temos imagens mais claras. As fotos noturnas não apresentam uma queda de qualidade tão grande quanto visto em outros celulares.

Noturno



O modo noturno funciona bem em ambas as câmeras e não apenas registra fotos mais claras como recupera a nitidez e aprimora o contraste. O zoom mesmo em 2x já fica mais limitado em locais com pouca luz.

A câmera de selfies faz imagens a 8 MP por padrão por conta do sensor que comprime quatro pixels em um. As imagens capturadas são bacanas, porém um pouco abaixo do que o sensor anterior era capaz. Apesar da queda da nitidez, ainda temos ótimas cores e tom de pele próximo do ideal. O desfoque de fundo tem efeito convincente e exibe poucas falhas. As selfies noturnas apresentam suavidade acima do ideal, porém não sofrem com excesso de ruídos.

Selfies



A filmadora segue gravando no máximo em 8K a 24 fps, enquanto há celulares com o mesmo hardware que filmam a 30 quadros por segundo. A qualidade é boa em todas as resoluções, porém a estabilização e o foco ficam mais eficientes ao filmar em 4K. A frontal foi limitada pelo novo sensor e agora só filma em Full HD no máximo. As filmagens noturnas apresentam bastante ruídos, enquanto a captura de som é boa no geral.

Software

O Zenfone 10 vem com Android 13 de fábrica modificado pela Zen UI. A Asus promete duas atualizações do robozinho, mas não espere receber os pacotes de segurança mensalmente. Durante a configuração do celular, o sistema sugere usar o modo escuro, o que ajuda a alcançar maior autonomia de bateria.

Além da Tecla Inteligente para atalhos rápidos, você também pode ativar um menu lateral estilo o Tela Edge da Samsung para ter seus apps favoritos sempre à mão. É possível configurar o tamanho e largura para um uso mais confortável.

O Game Genie segue presente, uma ferramenta encontrada na linha ROG que reúne algumas funcionalidades importantes para aprimorar a jogatina. Também são exibidas informações sobre o uso do processador, GPU, temperatura do aparelho e taxa de fps nos jogos.

Rivais

O Zenfone 10 é o melhor celular compacto da atualidade? Ele é do mesmo tamanho do Galaxy S23, apesar de ter tela menor por conta das bordas mais largas. O modelo coreano ganha no brilho de tela, enquanto o da Asus se destaca na taxa de atualização superior. Apesar de ambos terem o mesmo chipset, o da Samsung ganha no multitarefas, enquanto perde em benchmarks. O Zenfone se destaca em bateria e o da Samsung em câmeras.

O iPhone 14 também é um forte concorrente que possui o mesmo tamanho com tela ligeiramente maior. Enquanto o modelo da Maçã impressiona em brilho e cores, fica devendo na taxa de atualização de apenas 60 Hz. O iPhone é mais rápido no multitarefas e é um pouco melhor em fotos e vídeos. O Zenfone vence em benchmarks e bateria.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela de 144 Hz de qualidade
  • Som potente
  • Desempenho ágil
  • Excelente autonomia de bateria

Pontos fracos

  • Bordas poderiam ser mais finas
  • Tempo de recarga poderia ser mais ágil
  • Câmeras apresentam retrocessos
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu preço de lançamento é interessante e ficará ainda melhor em futuras promoções

Embalagem e características

Embalagem traz capinha de proteção e carregador de 30W

Comodidade

É um celular compacto e pouco escorregadio, o que o torna ótimo para usar com apenas uma mão

Facilidade de uso

É a mesma Zen UI de outros recentes lançamentos, que está cada vez mais próxima do Android puro

Multimídia

Tela tem bom nível de brilho e som estéreo potente garante boa experiência multimídia

Votação Geral

O Zenfone 10 é um bom celular compacto, mas os retrocessos nas câmeras pesam contra

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Asus Zenfone 10