Depois de ter visto inúmeros modelos no Mobil World Congress, na Espanha, chegou o momento de ver o último lançamento de HTC!!!

HTC Cruise 2009
Também nesse ano , a HTC chegou na frente com a comercialização desse novo modelo lançado na Espanha, estamos falando do sucessor de Cruise, o Touch Cruise ou simplesmente o Cruise 09. Para nós é o Cruise, simplesmente Cruise!

HTC Cruise 2009
É um modelo touchscreen, sem teclado, mas é o top da tecnologia avançada e ainda mais, não se dando como satisfeito, tem o atalho por footprint , a seguir um visual dessa moderna tecnologia!

HTC Cruise 2009
Embalagem
Em matéria de embalagem ,a HTC já tem a sua marca registrada, sempre preto com escritas verde, com a diferença que dessa vez tem duas caixas invés de uma; na primeira é a caixa que contém o celular , capa de neopreno, os cd rom com PC suíte e outros programas (todos possuem o co-piloto live, o software de navegação satelitar), o fone de ouvido estéreo , cabo dados USB, memória adicional MicroSD de 1gb e o carregador de bateria para viagem.

HTC Cruise 2009
Não satisfeita, a HTC escolheu adicionar uma segunda caixa, contendo nada mais nada menos, do que o navegador satélite! Fantástico.

HTC Cruise 2009
É possível conectar o Cruise ao para- brisa do carro, e o suporte serve também de carregador de bateria veicular. Nada mais do que um produto 5 estrelas !
Conseguimos testar o novo HTC Cruise, graças aos amigos de Mobile Style, que nos forneceu em esse modelo, antes mesmo de sua comercialização. É um modelo candy bar touchscreen, que opera com o sistema dual UMTS (HSDPA) e GSM quadri- banda.

HTC Cruise 2009
A sua conectividade é super completa, além do cabo USB tem também o Bluetooth estéreo e o wi-fi, e todos com uma performance excelente em qualquer situação e serve de suporte quando o UMTS não é disponível para as links da web.

HTC Cruise 2009
É dinâmico e rápido, idem o Bluetooth e não acusa nenhum problema na sua conectividade com outros aparelhos móveis e nem com o blu & me da Fiat ( provavelmente porque ambos têm um coração Microsoft). Esse telefone não é só feito de beleza, mas é muito bem equipado e funciona a perfeição. A sua forma estética é extremamente compacta e de grande facilidade de manuseio, é necessário somente uma mão para alcançar qualquer ponto do amplo display, não é que esse fato nos impressione de modo positivo.

HTC Cruise 2009
A tela é bastante ampla, é muito boa e apresenta somente alguns problemas insignificante de leitura na presença da luz solar. A sua dimensão é de 2.8 polegadas e com uma resolução ainda de 320x240 pixel.

HTC Cruise 2009
Na parte superior do display tem a cam que é muito útil para as chamadas de vídeo e na sua back cover tem a câmera digital com resolução máxima de 3.2 megapixel, sem flash led e auto-focus. As fotos são de qualidade razoáveis, mas somente em contato com a luz. O GPS integrado tem uma performance elevada.
O novo Cruise é realmente cômodo e isso é o resultado de sua "back cover" de goma, que favorece o manuseio, impedindo assim, que a aparelho escorregue das mãos do usuário.

HTC Cruise 2009
A sua comodidade é ligado também às suas dimensões . A HTC, nos oferece um produto realmente compacto, o qual podemos manusear com uma só mão. A altura do Cruise é de cerca 102mm, enquanto a largura e a profundidade, são respectivamente de 53 e 14mm.

HTC Cruise 2009
O seu peso é de pouco mais de 100gr ( 103 gr declarado do produtor ) e assim, que fica muito fácil de usá-lo em qualquer bolso. Como jà mencionado anteriormente, o Cruise não possui um teclado, mas na parte da frente, se encontram alguns comandos, que não têm nada a ver com o touchscreen.

HTC Cruise 2009
É surpreendente o seu " jog central", uma Wheel com direcionamento múltiplos que permite ao usuário utilizar de modo dinâmico as várias funções do menu de Windows Mobile.

HTC Cruise 2009
Perto da Wheel ( roda ), se encontram os comandos de início e fim das chamadas, fazer logon às funções de navegação e aos botão Footprint, que libera a passagem para entrar na feauture de geomarcação (geotagging). Na parte traseira, se encontram outros diversos botões de comando.

HTC Cruise 2009
Na sua esquerda, se encontra a alavanca de controle do volume. Na parte de cima o botão para ligar o telefone, na direita o encaixe da caneta, enquanto na parte de baixo da cover, se encontram os comando dos acessórios.

HTC Cruise 2009

HTC Cruise 2009
Para muitas pessoas esse software não é mais um segredo, mas no Cruise se mostra particularmente veloz, em fase de navegação. Com certeza, o mérito é do processador Qualcomm de 528 MHz, que consegue dar velocidade na parte interna do sistema. Falando de facilidade de uso, é uma diversão navegar usando a wheel, como nos demais produtos da HTC. A sensibilidade do touchscreen é também notável.

HTC Cruise 2009
Aqui também se nota a presença de um step na mediação entre o menu em stand by e a pobre interface de Windows Mobile. De fato, a home screen, pode contar com a ajuda do Touch Flo, que nesse modelo, funciona realmente bem e permite uma passagem veloz entre os ítens do menu..

HTC Cruise 2009
O funcionamento é igual aos outros modelos de HTC, ou seja, basta clicar na barra inferior da ícone e depois pressionar e rolar o dedo na tela, até achar o ítem procurado. Depois que for individuado o ítem, basta tirar o dedo da tela e entrar na função desejada.

HTC Cruise 2009
È possivel, sem grandes problemas, personalizar o aparelho, e por um momento até mesmo, se esquece que estamos lidando com o Windows Mobile, graças ao Touch Flo, que é um interface de grande eficiência e que permite de ir em vários ítens, sem ter que passar pelo sistema operativo principal.

HTC Cruise 2009
Devemos sublinhar, que mesmo quando é inevitável passar pelo Windows Mobile, o sistema responderá com precisão às exigências dos usuários, exceto com o browser de série, que apesar de ter o HSDPA, não oferece um rendering ( interpretação) rápido da página web.

HTC Cruise 2009
Mas, graças ao amplo display, a navegação on line é bastante estimulante, a função do zoom pode ser modificada simplesmente rodando a wheel no sentido horário (no sentido anti- horário, se vai em zoom out). Como falamos na introdução dessa edição, uma das mais significativas novidades desse modelo é a função Footprint, e a HTC reservou uma entrada imediata, através do botão localizado ao lado da wheel.

HTC Cruise 2009
Estamos falando de uma função que permite o geotagging (geomarcação) da imagem, essa, é conectada ao módulo GPS disponível no modelo em questão.Clicando no botão correspondente, é possivel ter um referimento geográfico da imagem, podendo adicionar automaticamente no mapa de Google e lá conservar-lo, por ex.: memorizar uma destinação para ser usada posteriormente. O sistema se cruza também com o navegador, e com um simples click no ítem escolhido, pode começar a navegação na direção do ponto de interesse. Interessante o fato, que se pode subdividir em categorias os pontos de interesse que criamos enquanto fazemos as fotografias.

HTC Cruise 2009
A mobilidade do Cruise é ligada ao uso do GPS, que reponde de imediato ao pedido do usuário e oferece uma válida garantia de uso através do Co-Pilot Live, que é o software padrão de navegação integrado pelo próprio produtor.

HTC Cruise 2009
Gaças à base que gruda na superfície, o suporte veícular e o carregador de bateria, não possuem problemas de autonomia e com a bateria de 1100 mAh , consegue chegar até um inteiro dia de uso constante.Além da funções relacioandas com o GPS, podemos concluir que esse novo Cruise, lembra em muitas particularidades outros modelos da HTC de última geração, no entanto, deixa a desejar em multimídia e em relação a cam, que falta até a rádio FM.

HTC Cruise 2009
No entanto, a parte telefônica oferece uma ótima capacidade, com alto nível do volume, mas o mesmo não acontece quando se ouve música em viva voz, um fato muito estranho, pricipamente levando em consideração as funções do GPS, que é bem audível em velocidade moderada.

HTC Cruise 2009
A parte de mensagens também é completa: mensagem texto, mms, e-mail. O problema pode ser somente em superar a falta do teclado, mas o sistema através da correspondência virtual uqe aparece no display do Cruise.

HTC Cruise 2009
A nível de multimídia, esse modelo não traz nenhuma novidade: as imagens são medianas, mas falto o flash led e o auto-focus compromete as fotos na penumbra ou no escuro, o leitor musical é razoável e oferece uma boa reprodução através do fone de ouvido.

HTC Cruise 2009
As funções profissionais,e PIM são de suporte a esse Cruise, que há uma essência all-in-one. È um produto muito interessante, especialmente para quem deseja um modelo especializado em navegação satelitar .

HTC Cruise 2009





Custa caro, mas não se pode pagar pouco por um aparelho de qualidade e classe, portanto vale o quanto se paga!! Vamos aclamar aqui o GPS, o UMTS, HSDPA e o wi-fi, todos disponíveis nesse novo Cruise!!. Realmente um smartphone touchscreen direcionado à categoria mobile.





Embalagem linda e completa, Tem tudo incluído: fone de ouvido estéreo, cabo de dados USB, a capa de neopreno, memória de 1gb e todos os acessórios para a navegação satelitar: a base suporte para atacar ao pára-brisa, o carregador de bateria veicular e o suporte veicular para apoiar o telefone.





Muito cômodo, especialmente graças à back cover preta de goma. Além de dimensões sutis, o fato de ser muito compacto facilita o uso em bolsos até mesmo pequenos. A falta do teclado não atrapalha o manuseio com uma única mão, basta o dedo ou a caneta própria e se pode tranquilamente usar todas as funções indicadas no display.





Se você não gosta do Windows Mobile, é melhor esquecer este modelo. Tirando esse fato, esse Cruise é realmente muito veloz na navegação entre os vários itens do menu e suas funções. A única exceção é o browser internet que tem o retorno lento.





Parte musical na média. Câmara digital que não nos dá grandes emoções, especialmente porque falta o flash led e o auto-focus. A imagem pode se dizer boa somente em contato com a luz e a grande falha é a falta do rádio.





Um produto nascido para a mobilidade, com a função Footprint de geotagging que é uma novidade apreçada pelos usuários, que juntamente com o resto do sistema complementa esse aparelho, de alto gabarito. O que mais gostamos do Cruise é o fato de ser bastante compacto e por todas as diversas funções, que destoa somente com o display não perfeitamente visível, principalmente se em contato com a luz do sol.
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o HTC Touch Cruise 09