IntroduçãoVamos esclarecer logo um conceito, antes de começar a falar de forma detalhada sobre esse dispositivo que estamos testando hoje: caso vocês queiram comprar o
Hero e utilizá-lo sem uma conexão de dados, é melhor começar a pensar em outro aparelho.

HTC Hero
Este novo produto full touchscreen, de fato, nasceu para estar sempre conectado em UMTS ou
Wi-fi, podendo assim funcionar como um formidável veículo capaz de transportar o usuário para bem mais além da simples utilização do celular. Seguindo a tendência de outros, a HTC lança um dispositivo full touchscreen com Android, confirmando a intenção de concentrar esforços no sistema operacional da moda. Será que ele vai conseguir repetir o sucesso do Magic? Vamos ver juntos.
ConfecçãoNão tendo sido ainda disponibilizado, visto que é um lançamento, o exemplar que temos nas mãos nos foi cedido diretamente pela HTC. Ele não veio na caixa definitiva que será lançada no mercado, mas contém todos os acessórios que irão compor a versão a ser colocada à venda.

HTC Hero
Não é pouca coisa não. Um aparelho livre de teclado físico.

HTC Hero
À disposição, temos um cabo de dados USB, fones auriculares 3.5mm com comandos de fio, um cartão de memória extra de 2 Gb, um carregador para viagens e uma bateria.
O novo
HTC Hero é um dispositivo full touchscreen candy bar que trabalha com sistema dual UMTS – GSM quadribanda. A conectividade é completíssima: ele vem com conexões
HSDPA de 7.2 Mbps,
HSUPA de 2.0 Mbps, mas também o wi-fi e o bluetooth (infelizmente só para áudio, mas existe alguns programas que extendem suas funcionalidades), que se somam ao cabo de dados, útil para a comunicação entre o computador e o telefone em casa.

HTC Hero
Esteticamente, o Hero propõe uma bela novidade em relação aos clássicos modelos: a estrutura não é reta, mas abaulada no fundo, o que confere harmonia e personalidade à estrutura. A cor branca acrescenta ainda mais requinte ao aparelho, mas vale lembrar que o modelo à venda vai ter uma cor mais tendente ao cinza do que as imagens que vocês estão vendo aqui.

HTC Hero
No parte de baixo do lato posterior do HTC, encontramos um revestimento em teflon que, finalmente, elimina as indesejáveis manchas de dedos, muito comum nos modelos anteriores. O terminal, além de ser compacto é também muito resistente, e nem por isso é um aparelho pesado. Na parte anterior, encontramos a tela de 3.2 polegadas, com resolução de 320x480 pixels, TFT com 16 milhões de cores.

HTC Hero
A tonalidade é percebida com ótima nitidez, o touchscreen capacitivo permite operação multi-touch, de modo muito ágil. Embora seja UMTS, o Hero não tem câmera especialmente para vídeo chamadas. Neste aparelho o usuário conta somente com uma câmera, localizada na parte posterior, com
5.0 megapixels, munida de auto-foco e de flash.

HTC Hero
As fotografias são de ótima qualidade, especialmente aquelas capturadas em presença de luz e com as macros. Os vídeos são de qualidade inferior às fotos, com resolução de 352x288 pixels. Incorporados na estrutura do aparelho encontramos o chip
GPS , a bússola digital e o acelerômetro. Todos funcionam muito bem.
HTC Hero é o celular mais ergonômico que utilizamos até hoje. O mérito talvez seja de suas dimensões que são compactas, da resistência de sua estrutura ou provavelmente da forma que traz curvas na parte inferior, mas todos estes fatores juntos contribuem para a grande manuseabilidade e facilidade de alojamento do aparelho.

HTC Hero
Ele cabe em qualquer lugar, no bolso da jaqueta ou até mesmo no bolso da calça jeans por mais estreita que seja. O Hero tem altura de 112 milímetros, uma largura de 56,2 e uma espessura de 14.35 milímetros, pesando 135 gramas. Como já antecipamos e reforçamos nesse texto, o Hero é um terminal full touchscreen, livre de teclado físico.

HTC Hero
Mesmo sem teclado físico, o aparelho possui comandos centrais que ficam localizados abaixo da tela, são seis botões ao total: iniciar e terminar chamada, homescreen, menu, função procura e botão voltar, perto de uma ótima trackball ao estilo BlackBerry. Nas lateriais, à esquerda, encontram-se os botões reguladores de volume; à direita, não tem nenhum botão.

HTC Hero
Na parte superior da estrutura, temos a entrada do fone de 3.5 milímetros. Enquanto que na parte de inferior, podemos conectar o cabo de recarga/sync do dispositivo. O touchscreen é capacitivo e funciona muito bem, sua sensibilidade é superior à média, embora seja um pouco inferior ao do iPhone.

HTC Hero
Ótima a opção de manipular a tela com os dois dedos, por exemplo quando resolvemos aumentar ou diminuir o conteúdo.
O
Hero é completamente novo, assim como um automóvel que acabou de sair da fábrica e foi direto para a concessionária. Não só pela interface Sense UI, mas em geral toda a experiência do usuário representa um passo a mais do fabricante para facilitar a usabilidade, para que ela seja simples e concreta. Este produto é livre de personalização de marca de operadoras e será comercializado por 499 euros na Europa.

HTC Hero
A este valor o usuário terá que adicionar o valor correspondente para ter uma conexão de internet, para poder desfrutar ao máximo dos recursos deste aparelho, o caçula da família HTC. Voltando ao sistema operacional, Hero é movido por um processador Qualcom de 528MHz, possui 288 Mb de memória interna, além de ter resolução otimizada para determinar uma simples interface de usuário.

HTC Hero
Os únicos problemas deste sistema são os leves delays, que às vezes afligem o software: não há muitos emperramentos, mas às vezes a resposta não é tão rápida como gostaríamos, principalmente quando usamos todas as funcionalidades e os widgets que o HTC coloca a disposição. Em geral, porém, podemos dizer que o telefone não entrou em pane em nenhum momento durante o nosso teste, muito menos sofreu lentidões graves.

HTC Hero
A interface é completamente personalizável, em relação ao standard Android, aqui nos temos 7 páginas Home contra as 3 páginas da versão clássica, inclusive com um indicador de página corrente, que fica localizado na parte acima da meia-lua dedicada ao telefone e ao menu. Além disso, o HTC resolveu incrementar o grau de personalização do Andriod. Como? Inserindo muitos widgets de clima/tempo, o relógio, ações de bolsa, twitter, etc... são widgets bonitos e funcionais, alguns dos quais possui acesso a dados para permanecer sempre atualizados. Muito úteis, também, são os widgets para ativar e desativar o bluetooth e o
wi-fi.

HTC Hero
Quase todos os widgets estão presentes em versão dupla, reduzida e extendida, conforme a quantidade de blocos que queremos usar na página que estamos personalizando. Obviamente aqui também encontramos os atalhos para a lista de contatos e para os programas preferidos. Os widget HTC não substituem os widgets android, que continuam à disposição de quem quiser utilizá-los.

HTC Hero
A tela pode ser, facilmente com um simples comando, cancelada, limpa e alterada, deixando assim o telefone sempre novo e capaz de adaptar-se a qualquer situação. Isso permite a criação de atalhos funcionais, graças, também, às teclas virtuais sempre à disposição na parte inferior do dispositivo. A opção de criar perfis personalizados é muito boa, com ela o usuário poderá criar várias home screen que se adaptam às mais várias situações e se alternam com um rápido comando.

HTC Hero
Os comandos touch, situados na parte inferior do telefone, são muito práticos. Dentre eles, temos o botão “telefone”, que atua agilizando a digitação de números (através de pesquisa rápida dos nomes na lista de contatos). Navegar entre as faces é muito fácil, sem receio de perder nenhuma notificação, graças a barra de atualizações que fica na parte alta da página, através da qual poderemos ver os eventos novos, podendo inclusive abrir as relativas páginas, simplesmente deslisando o dedo de cima pra baixo.

HTC Hero
O apontador trackball emite luz oscilante, auxiliando o usuário no desempenho de suas funções, temos também, na parte anterior da tela, uma pré-visualização (mesmo com o telefone bloqueado) das mensagens na caixa de entrada, por exemplo. Podemos ter acesso ao menu, organizado em grade de ícones, através das teclas dedicadas, físicas ou virtuais.

HTC Hero
Todos os elementos são facilmente acessíveis, assim com as features que se ativam com poucos toques na tela. Em relação ao touchscreen podemos dizer que ele nunca cria obstáculos ao usuário. A parte telefônica é dotada de um sistema de viva-voz muito potente, com a recepção média e ótimo áudio. Embora pareça pouco básico, é muito nítido.

HTC Hero
A parte de mensagens, além de consentir a visualização em HTML das mensagens da caixa de entradas, oferece várias modalidades para a composição do texto: temos um mini teclado QWERTY a disposição, o QWERTY completo e também o teclado alfanumérico. Com uma conta Gmail temos correio push e uma visualização quase idêntica a visualização web, inclusive das pastas.

HTC Hero
Aconselhamos o uso do T9, o sistema de escritura rápida, embora por vezes intrometido usando-se o qwerty, é muito eficaz. Vale a pena salientar que todas as vezes que mudarmos a orientação do texto de maneira diferente, Hero se adaptará automaticamente, graças ao acelerômetro, reposicionando a tela na vertical ou na horizontal, conforme a orientação escolhida.

HTC Hero
Abrimos este artigo com uma importante premissa: se você quiser usar todas as potencialidades do Hero, é melhor estar sempre conectado à internet. O motivo é dado pelos vários pontos de encontro através de social networking e da navegação on-line, que fazem do Hero o veículo ideal para estar em contato com os amigos, e acessar ambientes de trabalho virtuais.

HTC Hero
Hero se demonstra capaz de interagir com grande sinergia, especialmente com facebook, Flikr e Twitter. No facebook, por exemplo, não dispomos de uma conta clássica limitada à visualização através da sessão pré-destinada, mas temos uma série de atalhos especialmente projetados para essa rede. Os contatos da nossa lista, por exemplo, terão uma barra na parte inferior, além de fornecer o histórico de ligações, mensagens, e-mail, e permitir o estabelecimento do diálogo imediato com facebook e com flickr. Por exemplo: quando entramos em um determinado contato, podemos ver todos os sms, e-mail que trocamos com aquele contato além de visualizar o seu status do facebook e os seus álbuns de fotografia disponibilizados no flickr, e histórico de chamadas. Tudo numa só tela. Realmente, genial!

HTC Hero
As integrações não param por aqui. Na galeria, além das nossas próprias fotos encontramos também fotos compartilhadas com os nossos contatos de facebook e de Flicker. Uma verdadeira pérola, levando em consideração velocidade de carregamento das fotos. A navegação internet é a altura das nossas expectativas: as páginas escorrem com fluidez, se carrega rapidamente, o tamanho dos caracteres são suficientes para uma boa leitura, inclusive dos caracteres menores. O suporte flash é completo, com ele temos uma navegação internet muito próxima a de um PC normal.

HTC Hero
Podemos aumentar o zoom a qualquer momento, com um simples movimento de dedos: com dois dedos na tela, podemos alargar ou estreitar a visualização. Dentre as várias features, não podemos esquecer obviamente a parte multimídia que tem um áudio muito bom (embora sem rádio FM) e possui câmera de
5.0 megapixels com auto-foco, mas sem zoom. As fotos feitas com essa máquina são boas, especialmente se realizadas em presença de luz. No escuro, obviamente compromete-se um pouco a qualidade. HTC radicaliza profundamente o menu da câmera que ficou muito parecido com a versão correspondente do Windows Mobile.

HTC Hero
Os vídeos gravados com este aparelho são de ótima qualidade, possuem resolução de 352x288 pixels. O ponto máximo de exaltação deste aparelho está no uso com o
GPS. Obviamente, nele estão contidos os mapas do Google, mas não para por aqui. O fix com satélite é muito rápido, o sistema é muito funcional.

HTC Hero
O que nos faz delirar de alegria é a Street View incorporada (já proposta no Magic, mas que infelizmente aparece ainda em poucas cidades do Brasil). Nele podemos visualizar diretamente, como no PC, a nossa localização reproduzida não só através de mapa sobre a tela, que se inclina de acordo com a inclinação do telefone, graças a interface com bússola digital (é mais fácil ver do que explicar).
O Hero se demonstra um dispositivo all in one, com velocidade geral do processador mais do que suficiente, e com um leque muito vasto de funções capaz de fazer feliz qualquer usuário. Um dispositivo feito para ser aprovado, um sucesso que poderá alcançar números significativos, graças à sua bateria que permite o uso por um dia inteiro.
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o HTC Hero