» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
Aviso de preço Inscreva-se para saber
quando este aparelho
estiver disponível.

Honor X8b

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A Honor está preparando território para sua estreia no mercado nacional. Um dos primeiros celulares homologados pela marca aqui no país foi o X8b, que temos agora em mãos e vamos conferir todos os seus pontos positivos e negativos para saber se a Honor realmente está preparada para brigar com Samsung, Motorola e Xiaomi no mercado nacional.

Acessórios

O Honor X8b vem em embalagem branca com a ilustrutação do aparelho na tampa. Além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 35W de potência
  • Cabo USB
  • Guia do usuário
  • Chave para gaveta do SIM card
  • Capinha de silicone transparente
Design e conectividade

O X8b foi lançado em outros países no final de 2023 e chegou para brigar com os modelos de entrada de outras marcas. Por ser um aparelho de baixo custo, temos um acabamento simples feito em plástico fosco, tanto nas laterais quanto na traseira.

Esse que testamos apresenta um tom esverdeado, mas também há uma opção em prata com efeito cromático na pintura. O design lembra bastante o iPhone, tanto de frente quanto de costas. Temos o clássico bloco de câmeras em estilo cooktop e um entalhe em formato de pílula para a câmera de selfie.

O design frontal agrada com bordas bastante finas se compararmos aos básicos de outras marcas. No entalhe temos um flash escondido que vai ajudar a capturar selfies mais claras à noite e também evitar filmagens escuras quando estiver longe de uma fonte de luz.

Ele é um aparelho compacto, considerando a sua grande tela. Também é mais fino e leve que muitos celulares básicos. Claro que para deixar o modelo menos espesso, a Honor teve que sacrificar um pouco a bateria, mas veremos como isso afeta a autonomia.

O X8b deixa de lado alguns pontos que ainda são importantes para os brasileiros: não há entrada padrão para fones de ouvido, algo ainda comum em celulares mais acessíveis; e também não há slot para cartão microSD. Sua gaveta possui entrada apenas para dois chips.

O leitor biométrico vem integrado ao botão de energia na lateral e funciona bem. Em conectividade temos Wi-Fi no padrão AC para acesso a redes de 5 GHz, Bluetooth 5.0 e NFC. O Honor X8b não possui suporte a 5G.

Tela e som

O X8b traz uma grande tela de 6,7 polegadas com painel AMOLED de 90 Hz e resolução Full HD+. O que mais impressiona é o seu nível máximo de brilho. Temos um painel que vai muito além de outros da categoria e vai garantir boa visibilidade fora de casa mesmo em dias ensolarados.

A Honor também se preocupou em garantir uma boa experiência ao usar o celular no escuro. A sua tela possui baixo nível de oscilação de brilho, vem com várias camadas de proteção para reduzir a fadiga ocular com baixa emissão de luz azul e modo escuro dinâmico que se ajusta gradualmente ao decorrer do dia.

A tela vem configurada por padrão para saturar as cores com o perfil Vívido, mas há outra opção para escolher que deixa as cores mais naturais. Também é possível ajustar a temperatura ao seu gosto. Enquanto a taxa de atualização vem em modo dinâmico e você pode travar em 60 ou 90 Hz.

O X8b tem apenas um alto-falante, que fica na parte inferior ao lado da porta USB. Como o de chamadas não serve para multimídia, ficamos limitado a áudio mono. Pelo menos a potência é boa e não apresenta distorção com o volume no máximo.

A qualidade sonora é bacana, apesar da carência de médios. Ele reproduz bem os graves e agudos e tem equalizador para ser usado com fones de ouvido.

Desempenho

A Honor apostou em um chipset antigo para garantir um preço atrativo para o X8b. Temos aqui o Snapdragon 680 que já está há alguns anos no mercado. Ele traz processador octa-core e GPU Adreno 610. Para compensar, temos 8 GB de RAM que usa mais 8 GB do armazenamento para um total de 16 GB para o multitarefas.


Apesar do hardware de antiga geração, ele foi bem em nosso teste de velocidade ficando acima da média do segmento. Ter muita memória garante que ele segure todos os apps abertos em segundo e apresenta uma boa velocidade na transição entre eles. Em benchmarks, temos resultados na faixa do segmento com pouco mais de 300 mil pontos no AnTuTu.

O X8b não faz feio em jogos e podemos curtir Call of Duty na qualidade gráfica Muito Alta com taxa de quadros no Médio. Claro que para isso é preciso deixar os extras gráficos desabilitados. No PUBG é possível jogar em HD no alto com tudo ativado.

Bateria

Por ter um corpo mais fino que outros celulares do segmento, temos aqui uma menor bateria do que estamos acostumados a ver. A Honor adotou 4.500 mAh como a capacidade energética para seu telefone, mas será que apenas isso é suficiente para um dia inteiro de uso?


O software fez um bom trabalho ao extrair o máximo dessa bateria e conseguiu render 28 horas de uso moderado em nossos testes. Ele fica na média ao comparar com rivais e vai garantir que você não fique na mão no meio dia mesmo ao exigir do aparelho.


Outra boa notícia é que temos um carregador de 35W com tecnologia SuperCharge na caixa. Ele consegue encher a bateria em apenas 1 hora e recupera um terço com apenas 15 minutos na tomada e passa dos 60% com meia hora de carga.

Câmeras

O conjunto fotográfico do X8b é formado por câmera de 108 MP, ultra-wide de 5 MP e macro de 2 MP. Na parte frontal temos um sensor de 50 MP para selfies.

Um sensor com tamanha resolução realmente chama a atenção para este segmento, mas ele não é o primeiro celular acessível com câmera de 108 MP. Apesar do sensor escolhido ser o já conhecido ISOCELL HM6 da Samsung, o hardware antigo acaba não aproveitando todo o seu potencial.

Principal | Ultra-wide



Isso não quer dizer que o X8b não seja capaz de fazer boas fotos. Ele captura cores bacanas e HDR eficiente para lidar com excesso de luz de fundo e evitar fotos escurecidas. O problema fica no contraste abaixo do ideal e também na temperatura do branco muito puxado para o frio.

A ultra-wide vai na contramão e captura imagens com tom mais quente e tem contraste exagerado. As fotos saem mais escuras e apresenta uma grande queda na nitidez, por conta do sensor de baixa resolução. O pós-processamento é mais agressivo nesta câmera, o que deixa as fotos borradas em locais com pouca luz.

Zoom


Há zoom digital que faz boas imagens se não passar de 2x. No zoom máximo temos fotos com poucos detalhes, cores suavizadas e bastante ruídos. A macro é a câmera mais sofrível do conjunto e você precisa ter paciência para conseguir uma boa foto com ela.

Macro


A câmera principal faz fotos decentes à noite. Elas saem mais escuras que outros modelos recentes que testamos, mas há um modo dedicado que ajuda a resolver o problema. Também temos contraste melhorado e um pouco mais de definição em troca de ruídos mais evidentes.

Noturno



A frontal também faz fotos bacanas, apesar da resolução alta impressionar mais no papel. Não temos selfies mais nítidas que os outros do segmento, mas é bom ver que o HDR também é eficiente na frontal e você pode registar fotos com forte luz de fundo sem ficar completamente ofuscado. O modo retrato é eficiente no recorte e no efeito de desfoque.

Selfies



A filmadora grava em Full HD com a traseira e a frontal. A qualidade dos vídeos fica no nível das fotos e não saem tão escuros à noite. O X8b poderia ter uma estabilização mais eficiente, mas em foco e captura de som não chega a decepcionar.

Software

O Honor X8b vem com Android 13 modificado pela interface MagicOS, que lembra bastante o software da Huawei. O software também traz algumas semelhanças com o celular da Maçã e deixa todos os seus apps jogados na tela inicial. Ele também usa gestos por navegação por padrão, diferente de outros celulares Android com seus botões virtuais.

Há a Cápsula Mágica, que usa o entalhe em formato de pílula para imitar a Ilha Dinâmica do iPhone. Ela exibe algumas informações do sistema como carregamento do celular, alarme, ligações e temporizador.

Ele reserva por padrão 8 GB do armazenamento para expandir a RAM e alcançar um total de 16 GB. E apesar do hardware já meio antigo, o software flui bem graças à boa otimização da Honor. Ele é rápido na abertura e carregamento de conteúdo. Você pode abrir os aplicativos em modo janela, mas apenas um por vez. Ao abrir vários desta forma, será exibido um menu lateral para que você alterne entre os apps.

Há também aquela conhecida barra lateral como temos em celulares da Samsung. Você pode selecionar os seus apps favoritos e acessá-los rapidamente de qualquer lugar. Apesar de ser um software bem otimizado, fica devendo em atualizações e não há uma política clara sobre futuras versões do robozinho, além do já programado Android 14.

Rivais

Será que a Honor tem força para brigar com Xiaomi e Samsung no mercado nacional?

O Redmi Note 13 em sua versão 4G também vem com câmera de 108 MP e faz fotos melhores, apesar de perder no HDR ao fotografar no fim de tarde. Ele traz tela grande também AMOLED, mas com taxa de atualização de 120 Hz. Há som estéreo para uma experiência mais imersiva. O Honor ganha no desempenho multitarefas, enquanto o da Xiaomi leva a melhor em bateria.

Vale a pena o X8b ou é melhor pegar um celular 5G como o Galaxy A25? O modelo da Samsung tem tela menor com brilho inferior, apesar de tentar compensar com a maior taxa de atualização de 120 Hz. Ele traz som estéreo com melhor qualidade, mas perde em desempenho e bateria para o Honor. Pelo menos tenta compensar com melhor câmera ultra-wide, fotos noturnas mais nítidas, além das atualizações por vários anos.

Pontos fortes e fracos

Pontos Fortes

  • Tela com brilho impressionante
  • Celular ágil para a categoria
  • Bateria dura bem e recarrega rápido

Pontos Fracos

  • Som apenas mono
  • Câmeras fracas
  • Filmadora peca em estabilização
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

A Honor precisa trabalhar bem o custo-benefício para conquistar a atenção dos brasileiros

Embalagem e características

Embalagem traz capinha de silicone e bom carregador de 35W

Comodidade

O Honor X8b não é um celular muito escorregadio e vem com capinha na caixa para protegê-lo

Facilidade de uso

O software lembra os celulares da Huawei e tem extras bacanas, mas está com Android defasado

Multimídia

Tela tem brilho impressionante para a categoria, enquanto o som poderia ser estéreo para uma melhor experiência multimídia

Votação Geral

O Honor X8b pode ser um bom ponto inicial da marca no mercado brasileiro e seu sucesso dependerá do preço praticado

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Honor X8b

Aviso de preço
Deixe-nos o seu e-mail e iremos notificá-lo quando este produto estará disponível online