» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.439

Infinix Note 30 5G

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

O Infinix Note 30 5G é a novidade mais recente que chegou ao Brasil em agosto de 2023 pelas mãos da Positivo. Ele traz design único com muita memória, câmera de 108 MP e som de alta definição em parceria com a JBL. O smartphone intermediário é fabricado no Brasil e promete uma boa experiência com preço justo. E nesta análise do TudoCelular vamos conferir se ele realmente cumpre o prometido.

Acessórios

O Infinix Note 30 5G vem em caixa escura com logo da JBL na tampa e traz vários acessórios além do celular:

  • Carregador de 45W de potência
  • Cabo USB-C
  • Manuais
  • Fone de ouvido
  • Capinha rígida
  • Película de vidro
  • Chave para gaveta do SIM Card
Design e conectividade

O Infinix Note 30 é um celular feito de plástico, seja na traseira ou nas laterais. A diferença fica para o acabamento adotado, sendo fosco na maior parte do aparelho com o bloco de câmeras saltado com acabamento liso espelhado, seguindo o padrão adotado nas laterais.

O modelo que testamos é o preto que traz um tom mais claro voltado para o grafite. Há também uma versão azul à venda no mercado brasileiro que tem efeito furta-cor e muda de tonalidade a depender do ângulo que você olha.

Na parte inferior na traseira temos não apenas o nome da Infinix estampado, mas também o da Positivo para confirmar que o modelo em mãos é o fabricado no Brasil. Ele vem com caixa recheada de acessórios que inclui película de vidro, capinha rígida transparente com logo da JBL e fone de ouvido com conector tradicional.

No bloco de câmeras temos dois aros, um que abriga o sensor principal e outro com as demais câmeras. À direita há um flash quádruplo em LED que vem em aro próprio, porém menor para deixar o design mais harmônico. Na parte frontal há furo para a câmera de selfies no topo e moldura fina com borda inferior um pouco mais larga.

O leitor biométrico vem incorporado ao botão de energia na lateral direita. Ele responde bem de forma ágil, como se espera de um bom intermediário. Na parte inferior encontramos a entrada padrão para fones de ouvido, enquanto na lateral esquerda há a gaveta com suporte a cartão microSD.

Além de conectividade 5G, também há suporte a Wi-Fi de quinta geração para redes de 5 GHz, Bluetooth, NFC e rádio FM.

Tela e som

O intermediário da Infinix traz uma tela de 6,78 polegadas com resolução Full HD+, painel IPS LCD e taxa de atualização de 120 Hz. O nível de brilho é bom para um celular com este tipo de painel, mas acaba ficando abaixo de outros do segmento com tela AMOLED.

O sensor de toque responde a 240 Hz, o que garante menor latência na resposta e ajuda principalmente em jogos competitivos. A Infinix alega que o Note 30 5G vem com certificação de baixa emissão de luz azul, o que reduz a fadiga visual especialmente ao usar o celular no escuro.

Por padrão, o Infinix Note 30 vem com tela configurada em modo automático que regula a velocidade a depender do uso. Você pode travar em 60, 90 ou 120 Hz se achar melhor. Há dois perfis de calibração de cores com opção mais saturada, assim como três opções de regulagem da temperatura.

Há duas saídas de som para um bom áudio estéreo. A potência está dentro da média da categoria e a qualidade sonora agrada no geral, por mais que os médios fiquem perdidos e limitem um pouco os vocais em músicas. Ainda assim, o som otimizado pela JBL mostra graves e agudos reforçados para uma boa experiência multimídia.

Desempenho

Ele vem equipado com chip Dimensity 6080 da MediaTek, um hardware não muito popular e presente em poucos modelos de celular. Aqui temos um processador octa-core formado por núcleos da série A76 e A55 com GPU Mali-G57.


O Infinix Note 30 5G foi lançado no Brasil na versão com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento. A Positivo promove o aparelho com 16 GB de RAM, mas isso acontece por conta da fusão de memória que usa parte do armazenamento. E mesmo com esse recurso ativado por padrão, o aparelho ainda acaba recarregando alguns aplicativos, apesar de no geral entregar uma boa experiência com vários apps em uso ao mesmo tempo.

Em benchmarks tivemos resultados próximos do Infinix Note 10 Pro que vem com o Helio G95. No AnTuTu marcamos em média 300 mil pontos. E nos jogos? Call of Duty rodou bem na qualidade média com apenas o anti-aliasing de extra ativado. No PUBG é possível jogar em HD com taxa de quadros no alto com tudo habilitado.

Bateria

Esse é mais um celular com bateria de 5.000 mAh. É uma boa capacidade para o segmento e quando aliado a hardware eficiente consegue entregar autonomia para o dia todo com folga, como é o caso do Note 30 5G que rendeu 27 horas em nosso teste de uso moderado.


Isso quer dizer que mesmo que você jogue bastante ou veja muitos vídeos terá bateria para o dia todo sem se preocupar em ficar sem celular fora de casa. E para quem não joga ou fará um uso mais básico terá bateria para dois dias.


Outro destaque fica para o carregador de 45W que vem na caixa. Ele leva 50 minutos para encher a bateria e recupera 40% em apenas 15 minutos, chegando a 70% com meia hora na tomada.

Câmera

O Infinix Note 30 5G é anunciado com conjunto triplo de câmeras, mas na verdade apenas uma importa. O sensor principal de 108 MP vem acompanhado de uma mais simples de 2 MP que cuida do desfoque, enquanto há uma terceira câmera focada em inteligência artificial para analisar os cenários e fazer a configuração correta de captura de luz.

O sensor principal comprime as imagens por padrão para resultar em fotos de 12 MP. A qualidade nessa configuração é boa com cores saturadas, HDR eficiente e contraste decente.

Padrão | 108 MP



Se você mudar para o modo de 108 MP que usa todo o potencial do sensor terá arquivos ocupando quatro vezes mais espaço do armazenamento, mas que entregam imagens um pouco mais nítidas e com melhor contraste. Para muitos a pequena diferença na qualidade pode não acabar compensando o grande aumento de espaço ocupado.

O desfoque de cenário não limita o HDR e ainda temos boas cores. Porém, essa câmera secundária não faz tanta diferença e vemos erros na separação entre planos. Seria melhor a Infinix ter incluído uma câmera ultra-wide e deixado o efeito de desfoque ser realizado via software.

Desfoque



O zoom é puramente digital e sofre bastante perda de nitidez ao tentar fotografar algo muito distante, além de registrar fotos mais escuras. Por mais que tenhamos que usar a câmera principal para macros, até que o resultado é bom e temos fotos mais nítidas que muito celular intermediário com câmera dedicada para fotos de perto.

Zoom


Noturno



Há modo noturno eficiente que captura boas imagens à noite com nitidez entre os melhores do segmento e baixo nível de ruídos. Ele registra boas selfies com sua câmera frontal de 16 MP em dias ensolarados e surpreende com imagens claras em locais com pouca luz, o que é raro para a categoria.

Selfies



A filmadora grava em 2K a 30 fps com a traseira e a frontal. A qualidade das filmagens é decente e há som estéreo com boa nitidez. Se quiser lidar melhor com tremidos é melhor filmar em Full HD, mas em ambas as resoluções temos foco mais lento que outros que testamos.

Software

O software é baseado no Android 13 modificado pela interface xOS em sua versão 13. O design está mais limpo e organizado do que outros modelos da Infinix que testamos nos anos anteriores, o que mostra que a empresa está evoluindo e amadurecendo seu software.

O sistema flui bem com resposta ágil ao toque. Por padrão ele reserva 5 GB do armazenamento para ampliar a RAM, sendo possível usar até 8 GB da memória interna. Há algumas opções de customização da interface, Smart Panel com menu lateral que reúne os apps mais usados, Modo Jogo com algumas ferramentas para aprimorar a jogatina, além do XClone que permite usar duas contas no mesmo app.

Rivais

Será que o Infinix Note 30 5G entrega o melhor custo-benefício do segmento?

O Galaxy M54 é uma opção mais barata que você encontra agora na segunda metade de 2023. Ele também vem com câmera de 108 MP que registra ótimas fotos, mas traz de vantagem uma ultra-wide mais útil que a câmera de desfoque do Infinix. O intermediário da Samsung também leva vantagem na filmadora que grava em 4K com a traseira e a frontal. O modelo coreano peca no som mono, mas compensa com tela AMOLED com melhor brilho e cores. Ele é mais rápido no multitarefas e a bateria dura muito mais.

O Redmi Note 12 Pro Plus pode ser encontrado no varejo nacional por preço um pouco acima do modelo da Infinix, mas entrega tela e som superiores, desempenho mais ágil, mesma duração de bateria com recarrega ainda mais rápida e poderosa câmera de 200 MP que também vem com ultra-wide e filmadora 4K.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Som estéreo otimizado pela JBL
  • Boa autonomia de bateria
  • Rápido tempo de recarga
  • Boas fotos noturnas
  • Caixa completa com película de vidro, capinha e fone de ouvido

Pontos fracos

  • Poderia ter tela AMOLED
  • Desempenho abaixo de alguns rivais
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Seu custo-benefício é interessante pelo preço de lançamento abaixo da média do segmento

Embalagem e características

Embalagem vem completa com carregador potente, capinha, película de vidro e fone de ouvido

Comodidade

É um celular muito grande e escorregadio, mas vem com capinha na caixa

Facilidade de uso

Android da Infinix é bem diferente, mas traz recursos bacanas

Multimídia

Tela tem bom brilho, mas está abaixo da média do segmento; som estéreo otimizado pela JBL entrega boa potência e qualidade

Votação Geral

O Infinix Note 30 5G pode não ser o melhor intermediário na sua faixa de preço, mas é uma boa opção de celular nacional

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Infinix Note 30 5G