02 Outubro 2024
O Infinix Note 40 5G chegou recentemente ao mercado nacional pelas mãos da Positivo e vem para brigar no segmento mais acirrado dos celulares intermediários na casa dos R$ 2 mil. A marca promove seu lançamento como uma escolha inteligente para quem busca fugir do óbvio, mas será que realmente é uma boa compra? Vamos descobrir.
O Infinix Note 40 5G vem em embalagem preta com tons de verde. Além do celular, você receberá os seguintes acessórios:
- Carregador de 33W
- Cabo USB-C
- Capa com carregamento magnético
- Película de vidro
- Fone de ouvido USB-C
- Chavinha da gaveta do SIM card
- Guia do usuário
O Note 40 tem em seu design um dos principais atrativos. Ele é mais fino que muito intermediário, tem visual plano de todos os lados, mas ainda com suave curvatura nos cantos para uma pegada confortável.
Apesar do corpo feito em plástico, a fabricante apostou em visual inspirado no aço escovado, especialmente na cor escura, o que garante uma aparência elegante de celular intermediário premium. Há textura na traseira que o deixa menos escorregadio e também reduz o acúmulo de marcas de dedo.
A parte frontal apresenta bordas finas, apesar da inferior ainda ser mais larga que as demais. A Infinix garante um aproveitamento total de 94% para a tela, o que o deixa acima do segmento. No topo, há o tradicional furo para a câmera de selfies.
Na traseira há um bloco que reúne quatro aros, sendo três câmeras e um flash em formato de anel. A parte curiosa é que dentro desse flash há um LED RGB que interage com algumas funcionalidades do sistema. Ele pisca e reage ao receber notificações, ligações, quando carregar a bateria, escutar músicas ou mesmo ao jogar. Tudo isso sendo controlado por inteligência artificial.
O leitor biométrico vem incorporado à tela e funciona bem. Não há entrada padrão para fones de ouvido, mas a Infinix manda na caixa um fone com conexão USB-C, o que resolve o problema. A gaveta é do tipo tripla e você pode colocar dois chips de um lado e um cartão micro SD do outro.
Em conectividade há Wi-Fi de quinta geração, Bluetooth, NFC, 5G e rádio FM. Ele traz emissor infravermelho no topo para ser usado como controle remoto. Um dos seus diferenciais para o segmento é vir com suporte a carregamento sem fio com potência máxima de 15W, além de carregamento reverso para carregar a bateria de relógios e fones de ouvido.
A parte multimídia é composta por tela grande de 6,78 polegadas com painel AMOLED com resolução Full HD+ e taxa de atualização de 120 Hz. Essa tela é capaz de reproduzir 1 bilhão de cores e tem certificação de baixa emissão de luz azul, garantindo um maior conforto ao usar o celular por várias horas.
O nível máximo de brilho é bom o suficiente para garantir uma boa experiência fora de casa, mesmo em dias ensolarados. Como estamos diante de um painel AMOLED, há amplo ângulo de visão com contraste perfeito e cores saturadas que resultam em imagens vibrantes.
A taxa de atualização muda de forma automática entre 60, 90 e 120 Hz. O sensor de toque responde a no máximo 1500 Hz para uma resposta ágil em tempo curto, o que ajuda a ter uma melhor experiência em jogos competitivos.
A parte sonora é composta por dois alto-falantes otimizados pela JBL, ficando um em cada ponta do aparelho. A potência máxima não chega a impressionar para o segmento, mas também não apresenta distorção quando o volume está alto.
A Infinix se preocupou mais com a qualidade ao incluir alto-falante de cinco ímãs com diafragma reforçado para reproduzir graves mais fortes e som envolvente em 360 graus. Há bom equilíbrio entre graves, médios e agudos, além de equalizador com DTS para otimizar o som ao seu gosto.
O desempenho fica por conta do chipset Dimensity 7020 da MediaTek que traz processador octa-core composto por dois núcleos de alta performance da série A78 e seis de baixo consumo da série A55. A GPU é um modelo pouco comum da IMG.
O modelo que testamos traz 8 GB de RAM e ainda permite usar até 8 GB do armazenamento para aprimorar o desempenho. Ele não empolga no multitarefas e tende a recarregar alguns apps abertos em segundo plano, ficando abaixo de outros do segmento. Também não espere por números altos em benchmarks e registramos menos de 500 mil pontos no AnTuTu.
Testamos Call of Duty na qualidade Alta com apenas o anti-aliasing ativado para uma boa experiência. No PUBG é possível jogar na opção HD com taxa de quadros no Alto e todos os recursos habilitados.
Há uma interface dedicada para jogos onde são reunidos todos os seus games instalados, mostrando dados sobre uso do processador, chip gráfico, temperatura, entre outros.
A bateria traz 5.000 mAh e garantiu boa autonomia em nosso teste padronizado com alguns jogos. Ela rendeu 29 horas de uso moderado, o que promete até dois dias longe de tomadas para quem faz uso mais básico com navegação, redes sociais e troca de mensagens.
A Infinix manda na caixa um carregador com potência máxima de 33W que demora pouco mais de 1 hora para encher totalmente a bateria. Numa carga rápida de 15 minutos temos 29% para usar e mais de 50% com meia hora na tomada.
A fabricante promete que sua bateria suporta 1.600 ciclos de recarga antes de começar a perder sua eficiência, enquanto a maioria dos celulares não suporta nem metade disso. Isso garante realizar cargas diárias por quatro anos sem se preocupar com a saúde da bateria.
O conjunto fotográfico é composto por câmera de 108 MP e duas de 2 MP, sendo uma para auxiliar na detecção de profundidade e a outra para IA otimizar os recursos de software da câmera. Ou seja, na prática temos apenas um sensor que importa no Infinix Note 40.
Apesar do conjunto fotográfico simples e até datado do aparelho, ainda temos fotos bacanas capturadas em locais bem iluminados. Mesmo ao fotografar no final de tarde com o sol de fundo não verá a pessoa ofuscada graças ao HDR eficiente.
Padrão | 108 MP
As cores saem neutras e mais realistas, enquanto a nitidez e o contraste são decentes. O sensor comprime nove pixels em um por padrão para resultar em arquivos de 12 MP. Há modo dedicado de 108 MP, mas não espere um ganho perceptível na nitidez. Este modo devora quatro vezes mais do armazenamento, o que não vale a pena.
Não há câmera teleobjetiva, mas temos um Superzoom 3x que a Infinix promete registrar o que está distante com pouca perda de qualidade. Na prática ainda temos fotos nítidas e com as mesmas cores. Ir além disso resulta em fotos desfocadas que ainda estão na média do segmento.
Zoom
Para fazer macros terá que usar a câmera principal, que até pode quebrar o galho em alguns momentos. Só não espere registrar os pequenos detalhes de algo muito próximo. As fotos noturnas agradam e há um modo dedicado que reforça brilho e cores sem deixar as imagens granuladas. Apenas o zoom fica mais limitado em locais com pouca luz.
Noturno
A câmera frontal traz sensor de 32 MP e faz boas selfies em locais bem iluminados. Só o contraste que fica um pouco exagerado às vezes, deixando as sombras mais escuras do que deveriam. As selfies noturnas apresentam perda considerável de nitidez e os ruídos ficam mais aparentes.
Selfies
A filmadora grava na resolução máxima de 1440p com a traseira e frontal a 30 fps. A qualidade fica mais limitada comparado ao que temos nas fotos e também fica devendo estabilização para lidar com os tremidos. O foco não é lento e a captura de som é estéreo com boa qualidade. As filmagens noturnas apresentam ruídos acentuados, mas ainda dentro do que é visto na categoria.
O Infinix Note 40 vem com Android 14 de fábrica modificado pela interface xOS 14. A fabricante promete dois anos de atualizações do robozinho e um extra para pacotes de segurança.
A interface foge um pouco do que temos por padrão no Android, mas não vem abarrotada de aplicativos e você pode até remover vários dos que já vem pré-instalados. O software flui bem e tem extras bacanas como a barra lateral para adicionar os apps que mais usa ou a possibilidade de abrir dois aplicativos ao mesmo tempo em modo janela ou colocar senha nos mais importantes.
O LED RGB na traseira pode ser customizado pelo recurso Active Halo. Você pode escolher o padrão de cores e até o efeito exibido para cada tipo de ação. Caso prefira, pode deixar que a inteligência artificial faça o controle por você. O furo da câmera de selfie também apresenta animações e informações, bem no estilo Ilha Dinâmica do iPhone.
O Infinix Note 40 5G tem seus pontos positivos, mas é suficiente para superar rivais? O Galaxy A55 é um dos celulares mais buscados na mesma faixa de preço. O modelo coreano é mais compacto e traz certificação IP67 para resistência contra água. Sua tela é menor, mas também alcança brilho alto e exibe ótimas cores, enquanto o som é um pouco mais potente. O intermediário da Samsung ganha em desempenho multitarefas, autonomia de bateria e traz conjunto fotográfico mais equilibrado.
O Redmi Note 13 Pro também é um forte concorrente. Ele é mais compacto e também possui tela e som de ótima qualidade. Seu desempenho é um pouco mais ágil e a bateria também rende um pouco a mais com menor tempo de recarga. Apesar do sensor com resolução superior, temos qualidade similar entre os dois com o Infinix registrando fotos mais claras. Assim como o da Samsung, o da Xiaomi se destaca por filmar em 4K.
Pontos fortes
- LED RGB traz bom diferencial
- Bateria dura bem
- Carregamento sem fio
- Recheado de acessórios
Pontos fracos
- Poderia ser mais ágil no multitarefas
- Conjunto fotográfico limitado
- Custo-benefício inferior a concorrentes
Seu custo-benefício é inferior aos rivais da Samsung, Motorola e Xiaomi
Embalagem vem recheada com bom carregador, capinha, película e até fone de ouvido
O Infinix Note 40 5G é um celular grande, mas traseira tem textura para deixá-lo menos escorregadio
Interface xOS não é das mais intuitivas, mas traz bons recursos além do que temos por padrão no Android
Tela AMOLED tem bom nível de brilho, mas fica devendo HDR; som é estéreo com boa qualidade sonora
O Infinix Note 40 5G é um celular bacana que poderia ter um melhor conjunto fotográfico
Onde Comprar
As melhoras ofertas para o Infinix Note 40 5G