» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
1.199

Motorola One Action

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

Motorola One, One Vision e agora One Action. A nova linha de smartphones com Android One da Lenovo vem crescendo, e cada um foca em ter seu diferencial. Câmera é o ponto central destes aparelhos. No Vision temos um sensor voltado para "enxergar no escuro", enquanto o Action traz câmera de ação para registrar vídeos sem tremidos.

A proposta do novo celular da Motorola é concorrer com action cameras, como a famosa GoPro. Se você é aventureiro ou curte registrar a prática de esportes radicais, pode ficar interessado na novidade. Afinal, carregar um celular no bolso é sempre mais prático que levar uma câmera dedicada para onde você for.

Acessórios

A caixa vem no mesmo tom de roxo do Motorola One Vision. Até os acessórios são parecidos, mudando apenas o carregador:

  • Carregador de 10W de carga rápida
  • Cabo USB no padrão C em uma das pontas
  • Fone de ouvido
  • Manuais do usuário
  • Chave para abrir gaveta do cartão SIM
  • Capinha de silicone transparente

O carregador do One Action é 5W mais fraco que o do One Vision e veremos como isso influencia no tempo de recarga.

Design e construção

O Motorola One Action é muito parecido com o One Vision lançado anteriormente. Temos praticamente a mesma carcaça com medidas idênticas. O que muda apenas é a espessura para acomodar mais uma câmera. Mas isso não chega a afetar o peso.

São 160,1 mm de altura, 71,2 mm de largura e 181g de peso. A diferença fica para os 9,2 mm no Action contra 8,7 mm de Vision.

As laterais são feitas de plástico e a traseira, apesar de aparentar também ser plástico, foi confirmado pela Motorola que é vidro como no One Vision.

A novidade fica para a terceira câmera na traseira. Na parte frontal temos o mesmo buraco para a câmera e a espessura das bordas e tamanho de tela também seguem igual.

O formato 21:9 faz com que o One Action seja confortável de segurar especialmente ao gravar vídeos na vertical. Sua câmera foi fixada em ângulo de 90°, então você não precisa mais segurar o aparelho deitado.

Isso também facilita ao prender o One Action na bike ou mesmo na sua roupa e sair por aí gravando suas atividades físicas.

Tela e som

A sua tela no padrão cinema é ideal para ver filmes sem ficar aquelas faixas pretas ocupando espaço. O que incomoda é o tamanho do furo. Ele acaba distraindo sua atenção e deixa a interface do Android One estranha com uma barra de status muito larga.

O painel LCD reproduz boas cores e tem nível decente de contraste. O brilho máximo da tela poderia ser melhor, já que o aparelho foi feito para ser usado fora de casa. Contra o sol, você sofrerá um pouco para ver o que passa na tela.

O único alto-falante na parte inferior reproduz som mono com bom nível de potência. A qualidade sonora agrada e fica acima de recentes lançamentos da Samsung nessa faixa de preço.

O fone de ouvido que vem é confortável e a qualidade sonora do aparelho é exemplar. Nessa faixa de preço é difícil encontrar um que entregue som tão limpo e com o mínimo de distorção.

Desempenho e jogos

Se por fora o One Action e One Vision são parecidos, por dentro eles são idênticos. Temos o mesmo Exynos 9609 com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento.

Esperávamos o mesmo desempenho nos dois modelos, mas não é bem isso que acontece. O Action é consideravelmente mais lento que o Vision, e mostra que este aqui carece de otimização por parte do software.


Isso não chega a afetar a pontuação em benchmarks, assim como o desempenho em jogos. Os dois modelos da Motorola pecam em fluidez mesmo em títulos mais leves com Subway Surfers, ficando abaixo dos esperados 60 fps.

Usamos a ferramenta Gamebench para medir o desempenho com jogos:

JOGOS FPS
Asphalt 8 27
Asphalt 9 27
Injustice 2 30
Modern Combat 5 55
Subway Surfers 55
PUBG Mobile 30

Caso queira testar o desempenho em jogos com o seu smartphone para comparar os resultados com o One Action, faça o download do Gamebench via Play Store.

Câmera

Mas vamos ao que interessa, a câmera de ação do One Action. Motorola alega que a terceira câmera na traseira tem campo de visão de 117 graus. Isso é menos que a GoPro Hero 7 entrega, mas quando a estabilização eletrônica está ativa, o ângulo é bem menor.

Você pode gravar vídeos em 4K com a câmera principal, mas a ultra-wide fica limitada a Full HD. E o grande destaque está na estabilização eletrônica, que funciona melhor até que a estabilização ótica de alguns aparelhos mais caros.

O One Action pode até não substituir uma GoPro da vida, mas a sua câmera de ação realmente faz a diferença, sem falar que gravar enquanto segura o aparelho na vertical parece algo bem natural. A qualidade na captura é boa, mas é impossível não reparar na distorçam nos cantos.

E para fotos, o Action manda bem? No geral, ele captura fotos com nível decente de detalhes e baixo nível de ruídos. Não chega a ser a câmera com melhor nitidez do segmento, mas será suficiente para a maioria.

HDR desligado - HDR ligado




O alcance dinâmico é bom e com o HDR ligado temos fotos mais claras mesmo em locais bem iluminados. As cores não são tão vibrantes como alguns gostariam, mas nada que uma pequena edição não resolva. O que estranhamos é não poder usar o potencial da lente ultra-wide para fotos.

A grande diferença entre os dois modelos da Motorola está nas fotos noturnas. Com o One Vision você terá fotos mais claras, e com o Night Vision ligado a diferença chega a ser gritante.

One Action - One Vision



A segunda câmera do One Action cuida da profundidade de campo e ajuda a entregar um bom efeito de modo retrato. Nem sempre o resultado é perfeito, mas é possível escolher o nível de intensidade e até a iluminação.

Para selfies temos fotos com bom nível de detalhes e cores até mais vívidas que a câmera na traseira. O modo retrato é mais suave comparado ao que a câmera secundária na traseira entrega.


Bateria

Enquanto Samsung e Xiaomi apostam em intermediários com 4.000 mAh ou mais de bateria, o One Action traz os mesmos 3.500 mAh do seu irmão.

O Android One não é otimizado para entregar boa autonomia de bateria e, infelizmente, este é o caso aqui. Ele chega a render até menos que o One Vision, mesmo com hardware similar.


Se você usa bastante o celular ficará decepcionado com o rendimento do One Action. Se pretende fica muito tempo fora de casa, é melhor levar o carregador com você.

Um corte de custos que vimos nesse aparelho está no carregador fornecido, sendo de apenas 10W, enquanto do Vision entrega 15W de potência. Resultado? Esse aqui acaba passando 20 minutos a mais na tomada para ter a bateria completamente recarregada.

Software

Assim como os outros membros da linha Motorola One, o Action também vem com Android 9 Pie em sua versão One, o que garante atualizações por até 3 anos. No momento que testamos o aparelho ainda estava com pacote de segurança de junho.

Há poucas modificações da Motorola, como os ícones de atalhos na cor verde e o app Moto que traz as Ações para ampliar a experiência.

Você pode usar gestos para navegar. Deslizando para esquerda para voltar, para cima para acessar tela de recentes ou para direita para voltar ao app anterior.

Há também os já conhecidos movimentos para ligar o flash ou abrir o aplicativo de câmera. Nada novo por aqui.

Rivais

E aí, qual vale mais a pena: One Action ou One Vision? Se quer uma alternativa mais prática para uma action cam, então esse modelo é indicado. Fora isso, o Vision acaba sendo uma melhor escolha. Ele é mais rápido, sua bateria dura mais e ainda custa menos.

Se quer uma alternativa melhor com Android One, então vá de Mi A3. O modelo da Xiaomi é mais rápido e entrega o dobro de autonomia. Sem falar que não tem um furo enorme na tela.

Outra opção interessante é o Galaxy A50, que também é mais rápido e entrega bateria superior e com o diferencial de leitor biométrico na tela. Sem falar que não há limitação para captura de fotos com a câmera ultra-wide.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela ideal para ver filmes
  • Excelente para ouvir músicas
  • Câmera de ação grava sem tremidos
  • Android One com garantia de updates

Pontos fracos

  • Buraco na tela distrai a atenção
  • Desempenho fraco para o segmento
  • Falta fluidez em jogos
  • Autonomia de bateria e tempo de recarga
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Se você não se importa com a câmera de ação, há opções mais interessantes no preço do One Action.

Embalagem e características

Embalagem traz fone de ouvido e capinha de proteção, só pecou por não entregar o mesmo carregador do One Vision.

Comodidade

O formato 21:9 torna o Action mais gostoso de segurar. O vidro da traseira o torna escorregadio, mas vem com capinha na caixa.

Facilidade de uso

Além de vir com o Android em sua essência, ainda há gestos para turbinar a experiência.

Multimídia

A tela entrega boas cores, mas peca no brilho mediano. O som é apenas mono, mas o fone de ouvido tem qualidade sonora acima da média.

Votação Geral

O One Action é um celular mediano que tem como destaque sua câmera de ação.

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Motorola One Action