» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!
699

Motorola Moto G04

Review
Custo - benefício
Embalagem e características
Comodidade
Facilidade de uso
Multimídia
Votação Geral

A Motorola renovou sua linha de entrada ao trazer novos modelos da linha Moto G para ocupar o segmento que antes pertencia à linha Moto E. E o mais básico dessa geração é o G04, que vem com a proposta de ser o celular bom e barato da marca. Será que vale a pena comprar? Vamos conferir todos os seus pontos positivos e negativos nesta análise do TudoCelular.

Acessórios

O Moto G04 vem em embalagem escura com nome na cor laranja e além do celular, você recebe os seguintes acessórios:

  • Carregador de 10W de potência
  • Cabo USB no padrão C
  • Chavinha da gaveta do SIM card
  • Guia do usuário
Design e conectividade

Apesar de ser o mais básico da nova linha de celulares da Motorola, o G04 traz o mesmo design adotado em modelos superiores. Ele é feito de plástico fosco nas laterais e traseira, sendo formado de peça única, o que passa uma sensação de boa qualidade.

O bloco das câmeras é apenas uma parte em alto relevo, diferente dos modelos de entrada de gerações anteriores que traziam um bloco separado. Isso deixa o design mais sutil ao mesmo tempo em que não temos aros em destaques na traseira do aparelho.

O Moto G04 está disponível no mercado brasileiro em duas opções de cores: esse que testamos com tom alaranjado é chamado de Coral e há também uma versão em grafite para quem prefere celular em tom escuro.

Apesar de ter design simples, ele agrada por ser mais moderno que muito celular de entrada que ainda aposta no antigo entalhe em formato de gota. O Moto G04 vem com furo para a câmera e tem bordas menos largas que o convencional, apesar da inferior ainda ser consideravelmente maior que as demais.

Também é bom ver que há leitor biométrico, algo que nem sempre está presente em celulares de entrada. Ele vem integrado ao botão de energia na lateral. Pode não ser muito ágil, mas é uma camada a mais de segurança que você terá para proteger seu celular e ao usar apps bancários.

No topo do aparelho temos a entrada padrão para fones de ouvido e na lateral esquerda há gaveta do tipo tripla que suporta dois chips e um cartão microSD ao mesmo tempo. Há suporte para cartões de até 1 TB para você expandir os 128 GB de armazenamento.

O básico da Motorola conta com suporte a Wi-Fi AC para redes mais velozes de 5 GHz, Bluetooth 5.0 e rádio FM com banda estendida. Se busca um aparelho com NFC ou 5G, terá que investir em um modelo mais avançado da linha.

Tela e som

O Moto G04 vem com tela IPS LCD com resolução HD+ e taxa de atualização de 90 Hz. Como é esperado de um celular de entrada, temos um brilho apenas mediano que apesar de garantir uma boa visibilidade em locais fechados, pode complicar um pouco o uso fora de casa em dias ensolarados.

O painel adotado pela Motorola apresenta bom nível de contraste e amplo ângulo de visão. Ele satura um pouco as cores por padrão, mas oferece a opção de escolher um perfil de calibração mais próximo da realidade. Também há a possibilidade de regular a temperatura das cores para tons mais frios ou quentes.

A taxa de atualização vem em modo automático que alterna entre 60 e 90 Hz a depender do uso. Assim você terá boa fluidez e economia de bateria ao mesmo tempo. Caso prefira, é possível travar a tela na velocidade que achar melhor.

Não espere por som estéreo no básico da Motorola. Há apenas um alto-falante na parte inferior ao lado da porta USB. A potência é mediana e até agrada para curtir vídeos, mas tende a distorcer quando o volume está no máximo.

A qualidade sonora também poderia ser melhor. Os médios são praticamente inexistentes, então os agudos e graves saem um pouco abafados. Para ter uma boa experiência com músicas será preciso usar fones de ouvido. Falta um equalizador completo, mas temos Dolby Atmos disponível por padrão.

Desempenho

A Motorola escolheu o chipset T606 da Unisoc para equipar o seu básico. Ele traz processador octa-core com dois núcleos de desempenho A75 e seis de baixo consumo A55. A GPU é a Mali-G57.

O G04 traz 4 GB para RAM e usa mais 4 GB por padrão com o RAM Boost na tentativa de aprimorar o desempenho multitarefas. Não espere que isso seja o equivalente a um celular com 8 GB reais de RAM e o básico da Motorola tende a recarregar apps abertos em segundo plano com frequência.


Seu desempenho multitarefas ainda fica na média do segmento e foi até mais ágil que alguns modelos de entrada em nosso teste de velocidade. Não espere pontuações altas em benchmarks por conta do hardware simples. No AnTuTu fica na média dos 250 mil pontos.

Testamos Call of Duty e tivemos desempenho decente na qualidade Média com apenas sombras ativadas dos demais recursos gráficos. No PUBG é possível jogar em HD com anti-aliasing e extras habilitados.

Bateria

Será que a bateria de 5.000 mAh do G04 é suficiente para um dia inteiro de uso? Fizemos o nosso usual teste e alcançamos a marca de 25 horas de autonomia em uso moderado com alguns jogos inclusos.


Isso significa que o aparelho tem potencial para passar o dia todo longe de tomadas, mas não em uso muito pesado. Ele traz na caixa um carregador de 10W que leva quase 2 horas e meia para encher a bateria. Não chega a ser um tão ruim considerando que tem celular de entrada que passa das 3 horas na tomada.


O problema fica para cargas curtas. Se você estiver com pressa e fizer uma carga de apenas 15 minutos terá só 11% recuperados. Mesmo com meia hora na tomada terá pouco mais de 20% recuperados, o que garante algumas horas extras de uso moderado.

Câmeras

O G04 vem com apenas uma câmera na traseira com resolução máxima de 16 MP. Esse é um dos diferenciais para a versão G04s que traz um sensor mais avançado de 50 MP. Já a câmera frontal é idêntica nos dois e temos um sensor de 5 MP.

Não espere muito da qualidade fotográfica do Moto G04. O sensor é simples e o hardware antigo também não ajuda na hora de processar as imagens registradas. Em situações favoráveis de luz até terá fotos decentes.

Desfoque



É bom ver que mesmo sendo um celular de entrada, ainda é possível fazer fotos com o sol de fundo sem que a pessoa saia completamente ofuscada. Claro, o HDR não é tão eficiente a ponto de evitar luz estourada, mas muito celular básico peca neste quesito.

O desfoque de cenário é feito via software. Ele não chega a limitar o HDR e faz uma separação decente entre planos com poucos erros. O zoom também é feito via software e tem um alcance não muito distante. Ele apresenta queda considerável na nitidez, mas está dentro do esperado para a categoria.

Zoom


Como não há uma câmera dedicada para macros, terá que usar o sensor principal que não possui uma distância focal muito curta e isso limita registrar pequenos detalhes.

As fotos noturnas pecam em nitidez e contraste. As cores não apresentam grande saturação, como visto também nas fotos diurnas. Há um modo noturno dedicado que força o contraste ao máximo para deixar as fotos mais nítidas e gera um efeito artificial que até pode quebrar o galho em alguns casos

Noturno



A frontal faz boas selfies em dias ensolarados e o desfoque de fundo não compromete nitidez ou cores. O problema do sensor simples fica para locais com pouca luz. Aqui a nitidez cai bastante e temos fotos com muitos ruídos. Usar o flash de tela não ajuda muito a recuperar a qualidade, mas o modo retrato não atrapalha e tem bom efeito.

Selfies



A filmadora grava em Full HD com a traseira e a frontal. A qualidade das filmagens está no mesmo nível das fotos e não temos filmagens muito escuras à noite, exceto com a frontal que sofre mais neste ponto. Não há estabilização para lidar com os tremidos, mas o foco não chega a ser lento. A captura de som é mono e abafada.

Software

O G04 sai da caixa com Android 14. Como é padrão nos modelos de entrada da marca, ele pode acabar não recebendo nenhuma atualização do Android. A Motorola deve apenas lançar atualizações de segurança trimestrais por no máximo dois anos.

O software é mais simples para não pesar no hardware limitado do aparelho. Não espere pelo app Moto que traz as opções de customização e todos os gestos tradicionais da linha Moto G.

Alguns gestos ainda estão presentes, como o de fazer captura de tela usando três dedos e a opção de ligar a lanterna sacudindo o celular. Aquele outro que abre a câmera ao girar o aparelho foi removido, mas há opção de usar o botão de energia como atalho para fazer uma foto rápida. A Barra Lateral foi mantida e permite ter seis atalhos de fácil acesso.

Rivais

O Moto G04 é um melhor celular básico que os das outras marcas?

Ele é mais compacto que o Galaxy A05 e tem design mais atual por não ter entalhe em formato de gota e bordas tão largas. Há tela maior no Galaxy com brilho mais forte, mas perde em fluidez por ter painel de apenas 60 Hz. O som também não empolga e sai abafado. O Moto G04 é mais rápido no multitarefas, enquanto perde em bateria. A qualidade fotográfica do A05 é um pouco melhor, especialmente com a frontal.

A realme também trouxe uma novidade para este segmento recentemente com o Note 50. Ele é maior com tela de 6,7 polegadas que alcança o mesmo nível de brilho e também traz taxa de atualização de 90 Hz. O som é mono e não muito potente, mas distorce menos no volume máximo. O da realme é um pouco mais lento no multitarefas e tem bateria que dura muito mais. Para quem curte fotos com cores mais saturadas, vai preferir o Note 50.

Pontos fortes e fracos

Pontos fortes

  • Tela de 90 Hz
  • Desempenho acima da média
  • Boa duração de bateria
  • Interface flui bem para a categoria

Pontos fracos

  • Tela com brilho baixo
  • Som mono com qualidade mediana
  • Multirarefas limitado
  • Software com menos recursos
Avaliação final do Tudocelular
Custo - benefício

Pode ser uma boa compra para quem é fã da marca, mas o Moto G04s tem melhor custo-benefício

Embalagem e características

Embalagem traz apenas um carregador de 10W como acessório

Comodidade

O Moto G04 não é um celular muito grande e escorregadio, mas poderia vir com capinha na caixa

Facilidade de uso

Ele traz uma versão mais enxuta da interface da Motorola que deixa vários extras de lado

Multimídia

Tela tem brilho baixo, apesar de boas cores; som é mono e não empolga na qualidade sonora

Votação Geral

O Moto G04 veio para substituir a linha Moto E e continua apostando apenas no básico sem nenhum destaque para o segmento

Video

Onde Comprar

As melhoras ofertas para o Motorola Moto G04